Atlético goleia o Tombense e se garante na final do estadual

  • por Osmar Júnior
  • 8 Anos atrás

Após ter vencido o jogo de ida em Tombos por 2×0, a partida de volta da semifinal a ser realizada neste domingo entre Atlético e Tombense era vista como mera formalidade. Os motivos disso eram vários. Além da vantagem conseguida no jogo de ida, tratava-se do encontro do maior campeão estadual contra o estreante na elite. O jogo seria realizado na Arena Independência, onde o Atlético jamais perdeu desde a reinauguração.

O Tombense precisava de uma vitória por 3×0 para se classificar. Mas logo aos 2 minutos, Luan, que ocupava a vaga de Ronaldinho Gaúcho (poupado para o jogo da Libertadores), recebeu cruzamento de Marcos Rocha, antecipou ao goleiro Marcelo Carné e praticamente decretou o fim das esperanças da equipe de Tombos de chegar à final. Era o 1×0. Não demorou muito e Gilberto Silva, de cabeça, aos 12 minutos, ampliou para 2×0.

Foto: Bruno Cantini | Gilberto Silva comemora seu gol contra a Tombense

Foto: Bruno Cantini | Gilberto Silva comemora seu gol contra a Tombense

A partir desse momento, o Tombense virou figurante em campo. Sem nenhum poder de reação, sendo totalmente dominado pela marcação adiantada do Atlético, que em momento algum baixou guarda, o Tombense não incomodava o goleiro Victor. Aos 27 minutos de jogo, Bernard voltou a sentir dores no ombro esquerdo e, por precaução, foi substituído por Guilherme, um dos personagens do jogo. Devido a algumas declarações polêmicas de seu empresário, que reclamou da falta de oportunidade entre os titulares de Guilherme, a entrada do jogador em campo dividiu a torcida alvinegra. Metade vaiava cada toque na bola, enquanto a outra metade aplaudia e gritava pelo seu nome.

O terceiro gol saiu novamente de cabeça, aos 40 minutos. Diego Tardelli cobrou falta com perfeição na cabeça de Leonardo Silva, que deixou seu gol e levou a partida pro intervalo com 3×0 no placar. Logo no início do segundo tempo, aos 8 minutos, Guilherme fez boa jogada e rolou para Josué anotar o 4×0, fazendo seu 2º gol com a camisa do Atlético. O Tombense, que era mero expectador dentro de campo, ainda teve forças para anotar seu gol aos 24 minutos do 2º tempo, de pênalti, com Júnior Negão, artilheiro do campeonato com 8 gols. Cinco minutos depois, outro pênalti, desta vez para o Atlético. A torcida gritou por Pierre, pois o volante, símbolo de raça dentro de campo, ainda não fez nenhum gol pelo clube. Mas quem bateu foi Guilherme, que ao marcar o 5×1 no placar, parece ter conseguido um pouco de trégua com a outra metade da torcida alvinegra.

O Tombense, apesar de ter sido eliminado pelo placar agregado de 7×1, tem alguns motivos para comemorar. Em sua primeira participação na elite estadual, conseguiu ficar entre os quatro melhores times do torneio, feito que lhe rendeu uma vaga na Série D do Brasileirão este ano. Já o Galo agora tem todas as suas atenções voltadas para o jogo de volta das oitavas de final da Libertadores, contra o São Paulo.

FICHA TÉCNICA

Atlético/MG 5 x 1 Tombense
Motivo: Campeonato Mineiro – Semifinal (Jogo de volta)
Data: 05/05/13
Estádio: Arena Independência
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Gols: Luan (2′), Gilberto Silva (12′), Leonardo Silva (40′), Josué (56′), Júnior Negão (69′), Guilherme (75′)
Público pagante: 9.307
Renda: R$215.615,00
Árbitro: Renato Cardoso Conceição
Auxiliares: Flamarion Sócrates e Breno Rodrigues
Cartões amarelos: Pierre, Luan (Atlético); João Guilherme, William, Ramón, Serginho (Tombense)

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gilberto Silva e Richarlyson; Pierre, Josué, Luan e Diego Tardelli (Rosinei); Bernard (Guilherme) e Jô (Alecsandro). Técnico: Cuca.

Tombense
Marcelo Carné; Léo, William, Ramón e Beto; Serginho, João Guilherme (Lucas), Joílson e Betinho (Alex); Júnior Negão e Adeílson. Técnico: Marcelo Cabo.

Comentários

Nascido e residente em Araxá/MG. Apaixonado por esportes em geral, dedica boa parte de seu tempo acompanhando futebol. Tem um carinho todo especial por histórias de equipes alternativas e times de divisões inferiores. Nas horas vagas, relaxa praticando mountain bike.