Caxirolas vetadas?

  • por Helena Martinelli Serra
  • 8 Anos atrás

No último dia 27 (segunda-feira), o Chefe de Segurança da COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo), Hilário Medeiros, declarou que a entrada de qualquer instrumento musical nos estádios durante a Copa das Confederações está proibida. Isso quer dizer que a polêmica caxirola (versão teletubbie do chocalho de palha conhecido como caxixi) está vetada. Entretanto, o Governo Federal e a Marketing Store (empresa viabilizadora do instrumento) continuam tentando contornar a decisão.

A Caxirola é uma aberração idealizada por Carlinhos Brown, chancelada pelo Ministério do Esporte e, como não poderia deixar de ser, produto oficial da Fifa. Foi concebida para ser o instrumento oficial da Copa do Mundo no Brasil, o que pode ser entendido como uma tentativa de fazer dinheiro cobrando R$20,00 por uma bugiganga de plástico que nunca fez parte da cultura do torcedor local (se fizesse, é muito provável que a FIFA a tivesse proibido).

A inconveniência do instrumento ficou evidente já em seu lançamento, no dia 28 de Abril, em uma partida entre Bahia e Vitória que inaugurou a Nova Arena Fonte Nova. Inconformados com o desempenho bisonho de seu time, os torcedores tricolores atiraram centenas de caxirolas em campo.

Foto: Léo Carvalho - jogador do Bahia retira as Caxirolas do campo

Foto: Léo Carvalho – jogador do Bahia retira as Caxirolas do campo

Comentários