Cinefoot 2013 – “Futebol é mais que um jogo”

  • por Mauricio Fernando
  • 6 Anos atrás
Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.


Começa nesta quinta (23) às 20h30, no Rio de Janeiro, a 4ª edição do Cinefoot, festival de filmes sobre futebol. O evento, que vai até o dia 28 no Rio, exibirá 33 produções, 13 delas estrangeiras. Ao todo, são 13 longas e 20 curtas. Os locais a serem exibidos os filmes serão o Espaço Itaú de Cinema, que sediará a sessão de abertura, o Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro, o Ponto Cine, em Guadalupe, e o Cinemão, em Manguinhos e na Cidade de Deus. A entrada é franca, mas sujeita à lotação das salas.

Criado em 2010, o Cinefoot vem atuando de maneira incansável no sentido de inserir no cotidiano dos debates em torno da realização da Copa do Mundo do Brasil o legado cultural e social do evento. O projeto acredita no papel transformador do futebol e na diversidade cultural nele contida e tem como característica marcante levar para as telas filmes com potencial de imprimir estes conceitos no imaginário dos espectadores. O tema central deste ano é mais que interessante e tem um grande significado, que vai além do ponto de vista esportivo e da competição, encarando o futebol como elemento cultural, social e transformador da sociedade: “Futebol é mais que um jogo”.

O Projeto é chancelado pelo Ministério do Esporte, através de uma comissão formada por representantes dos ministérios do Esporte, Cultura, Turismo, Relações Exteriores, GECOPA-Grupo Executivo da Copa do Mundo Fifa e por especialistas da área universitária, para integrar a Programação Oficial do Governo Federal para a promoção do Brasil durante a Copa do Mundo de 2014.


Dentre os filmes a serem apresentados, alguns se destacam. “O Pai do Gol”, curta em que o lendário locutor de rádio José Silvério conta como desenvolveu seu jeito peculiar de se comunicar e as razões de transmitir tanta emoção. “Memórias do Chumbo – O Futebol nos Tempos do Condor” produzido por Lúcio de Castro (ESPN Brasil), que investiga sobre as relações do futebol e das ditaduras militares nas décadas de 60, 70 e 80 em quatro países: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. “Os rebeldes do futebol”, longa de 2012 em que o ex-craque francês Eric Cantona conta a história de jogadores que transcenderam o papel de jogadores de futebol para sustentar posições políticas. Entre os cinco personagens centrais estão Sócrates, mentor da democracia corintiana, e Didier Drogba. Além destes, muitos outros filmes sobre futebol nas mais variadas temáticas serão exibidos, para todos os gostos.

Foto: O Povo. - "Os Rebeldes do Futebol"

Foto: O Povo. – “Os rebeldes do futebol”

O festival ainda passará por São Paulo de 06 a 11 de junho no mesmo sistema. Os locais a serem exibidos os filmes serão o Espaço Itaú de Cinema – Augusta e o Museu do Futebol no Pacaembu.

A novidade de 2013 é que o festival fará um giro pelo país. Aproveitando a realização da Copa das Confederações, o Cinefoot irá realizar um circuito especial nas sedes da competição. Patrocinado pela Nike, passará por Brasília, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro de 15 a 30 de junho. Nestas cidades, além dos filmes exibidos na mostra regular, a intenção é exibir produções locais.

Dada a dica cultural da Doentes por Futebol. Para mais detalhes acesse: http://www.cinefoot.org/

Comentários

21 anos, morador de Maringá-PR. Corintiano de coração, aprendi ainda a ser Liverpool, na Europa. Como Doente por Futebol, acompanho diariamente jogos, jogadores e tudo o que acontece acerca deste apaixonante esporte. Minha função por aqui será de analisar e informar tudo o que rola na América do Sul e no México. Responsável ainda pelas colunas "Craque DPF" e "Futebol na Mídia".