Confirmado! David Moyes é o novo técnico do Manchester United

Foto: Getty Images | David Moyes, de 50 anos, irá substituir Alex Ferguson no comando do Manchester United

David Moyes, de 50 anos, irá substituir Alex Ferguson no comando do Manchester United | Foto: Getty Images

Treinador, que dirigiu o Everton nos últimos 11 anos, chega com o aval de Ferguson, mas sem títulos de expressão no currículo

Um dia depois de Alex Ferguson confirmar sua saída do comando do Manchester United, clube pelo qual trabalhou durante 27 anos, os Red Devils anunciaram nesta quinta-feira David Moyes, ex-Everton, como novo treinador da equipe. O contrato é de seis anos.

Apesar de ter oficializado seu desligamento da comissão técnica do clube na última quarta-feira, Ferguson, de 71 anos, deverá ficar à frente da equipe até a partida contra o West Bromwich – quando completará 1500 jogos pelo United -, no próximo dia 19, em jogo válido pela última rodada do Campeonato Inglês.

Aos 50 anos, o também escocês David Moyes deixa o Everton após 11 anos no comando da equipe e sem ter conquistado nenhum campeonato. Na carreira, o técnico, 21 anos mais jovem que Ferguson, possui apenas o título da League One, equivalente à Série C do Brasileirão, conquistada em 2000 pelo Preston North End. Pelo Everton, o mais próximo que ficou de levantar um troféu foi em 2009, quando perdeu para o Chelsea na final da Copa da Inglaterra.

Na Champions League, o máximo que Moyes conseguiu foi chegar à fase preliminar em 2005, após terminar o Campeonato Inglês na quarta posição. No entanto, duas derrotas por 2×1 para o Villarreal (ESP) impediram os Toffees de seguirem para a fase de grupos da competição continental.

Peter Schmeichel, ex-goleiro do Manchester United na década de 90, ressaltou o bom trabalho que David Moyes vinha fazendo no Everton. “Quando falamos sobre Moyes, ele estava há uma década no Everton e fez um trabalho fantástico com fundos limitados”, disse ao portal Sports Terra.

No Manchester United, David Moyes irá reencontrar Wayne Rooney. Em 2002, os dois trabalharam juntos no Everton e foi exatamente Moyes quem lançou o atacante, que tinha apenas 16 anos na época e já era a revelação da equipe da cidade de Liverpool.

Antes de Moyes ser anunciado oficialmente como novo técnico do United, outros treinadores foram lembrados como possíveis candidatos a sucederem Ferguson, tais como o português José Mourinho, do Real Madrid – que pode estar retornando para o Chelsea -, o alemão Jürgen Klopp, do Borussia Dortmund, e Gunnar Solskjaer, ex-atacante do Manchester United e atualmente técnico do modesto Molde, da Noruega.

O SUCESSO DE SIR ALEX FERGUSON

Com 13 títulos nacionais – inclusive da atual temporada -, dois títulos da Uefa Champions League e dois títulos do Mundial de Clubes, Alex Ferguson se tornou o treinador mais vitorioso da história do futebol inglês. Além da conquista pessoal, Ferguson fez do Manchester United uma das equipes mais vitoriosas da Europa nos últimos anos, realidade totalmente diferente de quando ele assumiu o clube, em 1986, quando o time possuía somente sete títulos do Campeonato Inglês, uma Champions League e nenhum Mundial.

Fonte: Reuters | Alex Ferguson e Cristiano Ronaldo fizeram uma parceria de sucesso no Manchester United

Alex Ferguson e Cristiano Ronaldo fizeram uma parceria de sucesso no Manchester United | Foto: Reuters

Embora o escocês esteja se aposentando da função de comandante dos Red Devils, sua ligação com o clube, se depender dele, continuará. Em entrevista à revista twentyfour7 Football, publicada em março, o escocês adiantou que pensa em ser dirigente do Manchester United. “Não há como se livrarem de mim. Eles vão me consultar (no intuito de ser dirigente), mas acho que será uma decisão do clube, não minha”, finalizou.

Comentários

Jornalista esportivo. Blogueiro na Gazeta Esportiva.com e colunista no Doentes por Futebol e Sportskeeda.com. E-mail: [email protected]