Conheça Yaya Sanogo: a nova aposta francesa do Arsenal

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

No comando dos Gunners desde 1996, já é de conhecimento geral dos entusiastas e futebol que Arsène Wenger adora buscar jovens revelações no futebol francês, sua terra natal, para fazê-los crescer no futebol inglês, mais precisamente em seu time, o Arsenal. Hoje, no elenco do clube londrino, existem seis franceses: Bacary Sagna, Abou Diaby, Sébastien Squillaci, Laurent Koscielny, Francis Coquelin e Olivier Giroud. Só para comparação, no time principal dos Gunners existem somente cinco jogadores ingleses. Sinal claro de que Wenger gosta de visualizar outros mercados e, provavelmente, acompanhar outras competições pela Europa afora.

A sina de sempre levar joias francesas é, por vezes, contestada por alguns. Mas já deu muito certo com jogadores como Patrick Vieira, Robert Pirès, Emmanuel Petit, Nicolas Anelka, Thierry Henry (este último, por mais que tenha passado pela Juventus antes, viveu seus melhores momentos no Arsenal). A lista, provavelmente, contempla outros atletas do país gaulês, e engana-se quem acha que Arsène Wenger abandanou a prática. A tacada, dessa vez, é mais cirúrgica. Ele deve buscar, na Ligue2 (a Segunda Divisão Francesa) um jogador que é bastante elogiado pela imprensa de seu país: Yaya Sanogo, atacante do Auxerre que fez 20 anos em janeiro e que passou por todas as seleções de base da França desde o sub-16.

Apesar de ser filho de pai marfinense e mãe malinesa, o jogador nasceu no subúrbio de Paris. Centroavante, chama a atenção pelo seu porte físico. Magro e bastante alto: 1,91m. Lembra um pouco o estilo de jogo de Emmanuel Adebayor, atacante do Tottenham e que já teve passagens pelo Arsenal. Sanogo, até pouco tempo, era um anônimo. Fez algumas partidas pelo time profissional em 2011 e teve que parar por sete meses depois que quebrou a fíbula. Aos poucos, foi voltando e jogando novamente pelas categorias de bases do clube até a temporada passada. Posteriormente, já no começo dessa temporada atual, jogou o primeiro turno inteiro no Auxerre B, nas divisões de acesso do Campeonato Francês. Marcou três gols em três jogos. Não demorou muito e apareceu a oportunidade definitiva para atuar no time principal.

Foi em dezembro de 2012 que ele agarrou a chance. O atacante entrou no segundo tempo em um jogo contra o Niort e marcou o último gol na vitória por 4×2. Depois disso, entrou no segundo tempo em mais dois outros jogos e não conseguiu ajudar o time. A tacada certeira veio no dia 1º de fevereiro deste ano. O Auxerre enfrentaria o Laval, fora de casa. Bernard Casoni, treinador do clube, decidiu dar uma oportunidade entre os titulares para Sanogo. Bingo! O jovem atacante, que acabara de fazer 20 anos, marcou quatro dos cinco gols na vitória por 5×4 do Auxerre. E não parou por aí. Depois de brilhar fora de casa, ele também fez a torcida se arrepiar, em casa, no jogo seguinte. O Auxerre venceu o Tours por 3×2 e Sanogo marcou todos os gols do time naquela partida. A partir de então, o atacante ganhou moral com o treinador e a torcida e virou peça fundamental no elenco.

Foto: allmyfootballnews.com -  Yaya Sanogo atuando pelas seleções de base da França

Foto: allmyfootballnews.com – Yaya Sanogo atuando pelas seleções de base da França

Faltando uma partida para o fim da temporada, Sanogo tem 12 jogos (oito como titular) e nove gols marcados. Uma marca interessante para quem está começando agora e já começa a despontar. Outra marca curiosa do centroavante foi quando ele jogava no sub-14 do Auxerre: fez 24 gols e 17 assistências em 14 jogos no campeonato da federação local. Pelo sub-16, já na Seleção Francesa, Sanogo deixou uma marca de 18 gols em 18 jogos na categoria.

Depois de ser sondado por alguns grandes clubes da Europa, Yaya Sanogo deverá, enfim, deixar o Auxerre. O contrato do atleta termina no dia 30 de junho deste ano e ele já deu declarações públicas de que não ficará no clube. O AJA ofereceu uma renovação de mais duas temporadas, que não foi aceita. Hoje, o presidente do Auxerre, Guy Cotret, informou: “Ele já nos deu sua resposta. Preferiu se juntar ao Arsenal e inclusive já marcou seus exames médicos por lá”. Portanto, somente algum grande imprevisto pode melar a transferência. Perde o clube francês ao demorar algum tempo para renovar com sua maior revelação nos últimos tempos. Ganha o Arsenal ao ter Arsène Wenger de olho em possíveis novos craques que surgem em ligas não muito visadas. Ponto pra ele!

Abaixo, veja um vídeo com alguns gols marcados por Yaya Sanogo:


Comentários

Curte Campeonato Francês e é torcedor do Olympique LYONnais. Dono do único blog do Lyon no Brasil. Já foi colaborador do Jogo Aberto, blog do Lédio Carmona. Já foi colunista de futebol francês da extinta Revista Doentes por Futebol e do portal Os Geraldinos. Foi comentarista da Rádio Futebol Plus. Hoje em dia é editor chefe e sócio-fundador da Doentes Por Futebol. Participa do "Le podcast du Foot", podcast sobre futebol francês do colunista Bruno Pessa, do Portal IG. E é colaborador de futebol Francês no programa "[email protected]", da Rádio Globo SP.