Freiburg histórico?

  • por Mauricio Fernando
  • 8 Anos atrás

Acontecerá neste sábado, às 10h30 (horário de Brasília), a última rodada da Bundesliga 2012-13. Será encerrada uma temporada em que o futebol alemão, mais do que nunca, foi colocado em evidência no cenário europeu, com as chegadas de Borússia Dortmund e Bayern de Munique à final da Liga dos Campeões.

Apesar de a grande decisão da competição europeia estar tomando boa parte das atenções dos torcedores alemães, a última rodada do campeonato nacional também promete emoção. Sim, pois coube ao destino que Schalke 04 e Freiburg, quarto e quinto colocados respectivamente, se encontrassem em Freiburg na rodada de encerramento da temporada. Apenas um ponto separa as equipes (52 contra 51), que brigam pela quarta e última vaga alemã para a Liga dos Campeões 2013-14. Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen já estão garantidos na fase de grupos. O vencedor do jogão deste sábado ganhará o direito de jogar o playoff que dá vaga a essa fase.

Foto: Badsiche. Christian Streich pode coroar seu brilhante trabalho com a vaga.

Foto: Badsiche.  Christian Streich pode coroar seu brilhante trabalho com a vaga.


O feito seria histórico para o modesto Freiburg, que nunca disputou a competição de clubes mais importante do futebol europeu. Em sua história em competições internacionais, o clube tem apenas duas participações em Taça Uefa, nas temporadas 1995-96 e 2001-02. A melhor colocação da equipe na Bundesliga foi um 3º lugar na temporada 1994-95, quando a equipe terminou apenas três pontos abaixo do campeão Borussia Dortmund.

Seria um prêmio merecido aos comandados de Christian Streich, que faz um brilhante trabalho à frente do comando técnico do Freiburg. Ex-jogador do clube e por muito tempo auxiliar técnico, Streich acabou sendo efetivado como treinador, e logo em seu primeiro trabalho pode levar sua equipe a uma histórica disputa de Liga dos Campeões. De qualquer forma, o Freiburg estará disputando uma competição europeia na próxima temporada, tendo garantido no mínimo uma vaga na Liga Europa. Além da bela campanha na Bundesliga, a equipe por muito pouco não foi finalista da Copa da Alemanha, na qual chegou às semifinais, sendo derrotada pelo Stuttgart.

Foto: Mi Bundesliga.   Baumann é o porto seguro do Freiburg.

Foto: Mi Bundesliga.    Baumann é o porto seguro do Freiburg.

Sem alarde e grandes nomes, o Freiburg de Streich se mostrou bastante equilibrado e regular durante a temporada. Um dos pontos fortes da equipe é a defesa, segunda melhor da Bundesliga, com 38 gols sofridos, atrás apenas do campeão Bayern. O sistema defensivo ainda conta com o ótimo goleiro Oliver Baumann, grata revelação das categorias de base do clube, de apenas 22 anos, forte opção para a seleção alemã futuramente. Falando em revelações, o time ainda conta com os meias Jonathan Schmid e Matthias Ginter como bons valores a serem lapidados futuramente. Ginter vem sendo inclusive convocado para as seleções de base da Alemanha, junto com Baumann e com o lateral Oliver Sorg.

Porém, um prêmio individual para esta valorosa equipe veio nesta semana com a convocação do atacante Max Kruse para a seleção alemã de Joachim Low – ex-jogador do Freiburg – para ser testado nos amistosos contra Equador e Estados Unidos nos dias 29 de maio e 2 de junho. Kruse, de 25 anos, marcou 11 gols e deu 8 assistências na temporada, sendo o grande destaque ofensivo do time.

Foto: Badische.  Kruse acaba de ser convocado para a seleção alemã.

Foto: Badische.    Kruse acaba de ser convocado para a seleção alemã.


Prêmio maior certamente seria a classificação para a Liga dos Campeões 2013-14, a cereja do bolo para esta brilhante temporada. Mas para isso, a equipe terá de derrotar o bom, mas irregular Schalke 04 no Badenova Stadion, que certamente estará lotado. No primeiro turno, o Freiburg desbancou os azuis reais, vencendo por 3×1 na Arena Aufschalke, em Gelsekirchen. Só que agora, não só por jogar em casa, mas pela oportunidade de conquistar uma vaga histórica, a pressão aumenta. Teremos neste sábado, possivelmente, o mais importante jogo do Freiburg em seus quase 109 anos de história. Uma grande partida, que terá a transmissão da ESPN Brasil. Imperdível.

Lembrando ainda que, em caso de empate, a vaga ficará entre Schalke 04 e Eintrach Frankfurt. A equipe de Armin Veh, também merecedora de destaque nesta temporada, tem 50 pontos, e para chegar à próxima Liga dos Campeões precisará vencer o Wolfsburg por cinco gols de diferença em casa e ainda torcer por um empate em Freiburg. Ou seja, missão extremamente complicada e que leva a crer que a quarta vaga ficará mesmo entre Freiburg e Schalke 04.

Comentários

21 anos, morador de Maringá-PR. Corintiano de coração, aprendi ainda a ser Liverpool, na Europa. Como Doente por Futebol, acompanho diariamente jogos, jogadores e tudo o que acontece acerca deste apaixonante esporte. Minha função por aqui será de analisar e informar tudo o que rola na América do Sul e no México. Responsável ainda pelas colunas "Craque DPF" e "Futebol na Mídia".