“A paixão pelo futebol vem do berço”. Uma das máximas constantemente ouvidas por boleiros de plantão nos remete à infância, quando o futebol, para nós, é uma brincadeira entre amigos, capaz de trazer momentos tão prazerosos quanto memoráveis. A recordação do primeiro gol na escolinha, aquela medalha, ainda hoje na parede, pelo título conquistado, o primeiro ídolo do seu time, várias lembranças de uma época que todo mundo gosta de recordar.
Mas, além de ser uma realidade presente no dia-a-dia, que acompanha cada criança brasileira desde cedo, o futebol também é encontrado no mundo fantasioso. A Doentes por Futebol relembra com você alguns dos herois que marcaram e ainda hoje fazem parte do cotidiano infantil, seja em revistas em quadrinho, desenhos animados ou jogos.
Uma das mais marcantes obras infantis baseadas no futebol foi Captain Tsubasa (Super Campeões), exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete. A série contava as aventuras do promissor capitão da seleção japonesa Oliver Tsubasa e alguns de seus companheiros de equipe, como Carlos, Hyuga e Wakabayashi. Desde as categorias de base, passando pelo futebol brasileiro e europeu, e também por competições pela seleção, sem dúvida foi um marco para as crianças do Brasil e do mundo.
Um dos fatores que incentivavam os fãs de Super Campeões eram as aparições de personagens baseados em ídolos reais. No anime, vários jogadores e clubes baseados na realidade eram representados. Confira alguns deles:
Com bem menos sucesso, outras obras japonesas também baseadas no esporte apareceram na televisão, casos de Super Onze, The Hurricanes, Ganbara Kickers e Goal Field Hunter.
Populares também são as participações de jogadores notáveis em desenhos e histórias em quadrinhos. A Turma da Mônica, mais popular revista infantil brasileira, já teve vários craques brasileiros como personagens. Pelé, Ronaldinho Gaúcho, Maradona e Ronaldo são alguns exemplos. Mais recentemente, Neymar é figura frequente nas páginas na revista.
Uma das franquias de maior sucesso mundial, Os Simpsons também teve sua parcela de participações especiais. Homer Simpson, o protagonista, já teve históricos encontros com jogadores como Pelé, Cristiano Ronaldo e Ronaldo.
Seguindo a mesma linha de humor negro de Os Simpsons, Family Guy (Uma Família da Pesada) exibiu um episódio em que o astro francês Zinedine Zidane acerta com uma cabeçada, uma senhora na porta de sua casa, fazendo alusão à final da Copa do Mundo de 2006, quando o jogador agrediu o adversário e foi expulso.
Uma série que também merece citação foi Welad El Eih, que foi exibida no Egito em 2010. Nela, os protagonistas eram o treinador e alguns dos jogadores da seleção, campeã da Copa Africana de Nações daquele ano.
O futebol é muito popular no Japão, como pôde ser constatado na Copa de 2002, quando foi uma das sedes. Lá, a animação Crayin Shin Chan é uma das mais famosas. Tanto que o defensor japonês Yuji Nakazawa fez uma ponta como dublador de si mesmo.
O processo inverso também ocorre e, muitas vezes, o mundo fantasioso também influencia o futebol real, como vemos nessa comemoração do jogador Leandro Damião. Vários fãs afirmam que está relacionada ao golpe Kamehameha, utilizado pelos Guerreiros Z de Dragon Ball, mas o próprio atacante do Inter já declarou que, na verdade, trata-se do poder especial Hadouken, golpe característico de Ryu e Ken, da franquia de jogos e animações Street Fighter.
Mas a influência vai além. Vários jogadores profissionais têm apelidos baseados em astros dos desenhos animados. Confira alguns deles:
Mas não para por aqui. Várias franquias famosas utilizam o futebol, seja como publicidade ou menção, de fato, o esporte está representado em diversas situações da nossa infância. Abaixo, algumas das ações de marketing, produtos e referências entre as franquias mais famosas do universo das crianças.