Futsal: Copa do Mundo 2016 será na Colômbia

  • por Rogério Bibiano
  • 8 Anos atrás

Mundial 2016_1_fan page

A Colômbia será o país organizador da oitava Copa do Mundo Fifa de Futsal, em 2016. Nesta terça-feira (28), o Comitê Executivo da Fifa reuniu-se nas Ilhas Maurícios, na África, colocando em pauta o futsal e a organização do próximo mundial da modalidade.

França, Irã, Porto Rico e Espanha também apresentaram candidaturas junto à entidade máxima do futebol/futsal/beach soccer. No entanto, esses países foram preteridos na primeira rodada. Restou na disputa, além da Colômbia, a República Tcheca.

Executivos da Fifa reuniram-se nas Ilhas Maurícios, para entre diversos temas da pauta, anunciarem a Colômbia como sede do próximo mundial de futsal - foto: AFP

Executivos da Fifa reuniram-se nas Ilhas Maurícios, para entre diversos temas da pauta, anunciarem a Colômbia como sede do próximo mundial de futsal – foto: AFP

O país sul-americano sediou, em 2011, o Mundial Sub-20 de futebol com uma organização considerada excelente por parte da Fifa. Com isto, após 2008, quando a Copa do Mundo de Futsal foi disputada no Brasil, o torneio rapidamente retorna à América do Sul. Boa parte da imprensa especializada em futsal apostava em uma sede européia. Os colombianos apresentaram Bogotá, Villavicencio, Bucaramanga, Cúcuta, Ibagué e Neiva como cidades-sedes do evento.

Coliseo Julio Ospina, em Bogotá, provavelmente será um dos palcos do Mundial Fifa de Futsal 2016 - foto: reprodução/fcf.com.co

Coliseo Julio Ospina, em Bogotá, provavelmente será um dos palcos do Mundial Fifa de Futsal 2016 – foto: reprodução/fcf.com.co

Na Copa do Mundo de Futsal de 2012, disputada na Tailândia, o Brasil sagrou-se campeão pela quinta vez na história dos mundiais organizados pela Fifa (além destas conquistas, o Brasil venceu dois mundiais organizados pela Fifusa – Federação Internacional de Futebol de Salão – em 1982 e 1985). A Colômbia, sede de 2016, terminou na quarta colocação na competição de 2012, em sua primeira participação.

Os principais detalhes do futsal no Brasil e no mundo você acompanha aqui, no Doentes por Futebol, que também é Doentes por Futsal.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.