Guia do Campeonato Brasileiro 2013 – parte 3

  • por Doentes por Futebol
  • 8 Anos atrás

BOTAFOGO

João Balbi

Botafogo

O Botafogo só tem um título do campeonato brasileiro. Em 1995, o time conduzido pelo artilheiro Túlio venceu o Santos e se sagrou campeão. No ano passado, o time ficou na 7° colocação, depois de estar algumas rodadas na zona de classificação para a Libertadores.

No meio de 2012, houve uma grande alegria para a torcida. O craque Clarence Seedorf não renovou com o Milan depois de uma passagem vitoriosa pela Itália e chegou ao Botafogo. O ano de 2013 começou bem. O time afiado, base do ano passado, venceu os dois turnos do campeonato carioca e não precisou de final. Sagrou-se campeão direto.

O time ganhou alguns reforços, os experientes Júlio Cesar e Bolivar e o jovem promissor Henrique estão entre eles. Os dois primeiros agora são titulares, enquanto o último não conseguiu espaço no grupo. O lateral Marcio Azevedo, que estava em bom momento, mas nunca foi unanimidade com a torcida, foi vendido. Além de um bom time, o elenco do Botafogo está mais forte que em outros anos. Prova disso é que jogadores que eram antes titulares absolutos como Andrezinho, Renato e Antonio Carlos agora figuram no banco de reservas e podem ser úteis em um campeonato longo.

Foto: Reprodução - Convocado ara a Copa das Confederações, Jéfferson vive o melhor momento da sua carreira.

Foto: Reprodução – Convocado ara a Copa das Confederações, Jéfferson vive o melhor momento da sua carreira.

O ponto mais frágil do time é o ataque. Não que faltem atacantes, faltam gols feitos por atacantes. Como não repetiu as boas atuações do ano passado, Bruno Mendes espera outra chance de se destacar. O esforçado Rafael Marques demorou para fazer seu primeiro gol com a camisa do Botafogo e foi odiado pela torcida. Sua manutenção no time só aconteceu pela confiança que o treinador tinha no jogador e pela sua mobilidade dentro de campo – cumprindo uma “função tática” que tanto agrada aos treinadores – após o fim do jejum, conseguiu apoio da torcida, porém, a manutenção dessa paz será feita com gols.

O Botafogo cogitou algumas contratações para o ataque, mas nenhuma vingou. De certo, o retorno de Alex, centroavante da base que ganhou experiência no exterior e volta pra tentar ocupar espaço no time. É importante ressaltar que o Botafogo há muito tempo não tinha uma safra tão boa de jogadores. Na defesa, conta com Dória que atualmente está com a seleção sub-20. Também, os jovens Gabriel e Jadson, o primeiro titular e o segundo já vendido para a Udinese (Itália). No ataque tem o veloz Vitinho que fez quatro gols no carioca, além de outros jogadores que aos poucos vão ganhar seu espaço.

A manutenção do trabalho de Osvaldo de Oliveira foi fundamental para que o time adquirisse um estilo de jogo claro. A escalação está na boca do torcedor e o time deve ser o mesmo que foi campeão estadual: Jeferson; Lucas, Bolivar, Dória e Júlio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Lodeiro Seedorf e Fellype Gabriel; Rafael Marques.

Alguns times estão à frente do Botafogo e o título está um pouco distante, mas a manutenção desse time coloca o Botafogo em condições de disputar uma vaga para a Libertadores e, quem sabe, surpreender.

Botafogo tática

Comentários

Páginas: 1 2 3 4 5