Liga dos Campeões da África/2ª Fase: definido a Fase de Grupos!

  • por Rogério Bibiano
  • 6 Anos atrás

CAF CHAMPIONS 2013_3ª FASE_VOLTA_FAN PAGE

A Liga dos Campeões da África 2013 apresentou, neste final de semana, os jogos de volta do playoff classificatório para a fase de grupos do principal interclubes do continente. O campeão representará a África no Mundial Interclubes 2013.

Em jogos extremamente disputados, o que não faltou foi a soma de emoção e tensão. Os perdedores destes confrontos seguem para a Copa da Confederação CAF, juntando-se a outras equipes presentes nesta que é a segunda competição interclubes do continente.

03/05/2013 – Sexta-feira

ENTENTE SPORTIVE DU SETIF 3 (4) X (5) 1 A.C. LÉOPARDS

Akram Djahnit, 21′
Mourad Delhoum, 39′ e 90+2′

Rudy Ndey, 14′

Na Argélia, em Sétif, no Stade 8 Mai 1945, a E.S. Sétif recebeu os congoleses do A.C. Léopards. No jogo de ida, vitória do Léopards por 3×1.

Apoiada por sua fanática torcida, a E.S. Sétif começou pressionando, mas foi surpreendida com um gol de Ndey. Os argelinos não se abateram e de forma heróica alcançaram a virada, levando o jogo para a disputa por pênaltis.

Nos pênaltis, na terceira cobrança da equipe argelina, Ferrahi cobrou para defesa do goleiro congolês Lutunu Dulé, garantindo o A.C. Léopards na fase de grupos da competição.

04/05/2013 – sábado

ESPÉRANCE S.T. 1 X 0 J.S.M. BÉJAIA

Khalil Chammam, 77′

Em Rades, no Stade Olympique, os tunisianos do Espérance S.T., atuais vice-campeões do continente, receberam os argelinos do J.S.M. Béjaia. No jogo de ida, houve empate sem gols.

Jogo equilibrado, com muita marcação e extremamente catimbado de ambos os lados. No segundo tempo, um pênalti cobrado por Chammam deu a classificação para a tradicional equipe tunisiana a mais uma participação na fase de grupos da Liga. Acompanhe o jogo na íntegra, abaixo.

SÉWÉ SPORT 0 X 0 F.U.S. RABAT

Em Abidjan, no Stade Robert Champroux (apesar do Séwé ser da cidade de San Pedro), os marfinenses do Séwé Sports receberam os marroquinos do Fath Union Sport, de Rabat. No jogo de ida, empate em 1×1.

Jogadores e membros da comissão técnica do Séwé Sports comemoram, contrastando com o desânimo de jogadores do F.U.S. Rabat. Marfinenses são a surpresa da competição - foto: reprodução/FUS Rabat

Jogadores e membros da comissão técnica do Séwé Sports comemoram, contrastando com o desânimo de jogadores do F.U.S. Rabat. Marfinenses são a surpresa da competição – foto: reprodução/FUS Rabat

No pequeno estádio, contando com o apoio maciço do torcedor, a equipe da casa fez um jogo de cautela. Do outro lado, o F.U.S tentou, mas esbarrou na boa postura defensiva dos marfinenses. Com isto, o placar em branco acabou favorecendo o Séwé Sports, grande surpresa da competição e que chega pela primeira vez na fase de grupos.

STADE MALIEN 0 X 0 COTON SPORT GAROUA

Em Bamako, capital do Mali, no Stade Modibo Keita, o tradicional Stade Malien recebeu os camaroneses do Coton Sport de Garoua, com igual tradição na competição. A missão malinesa era complicada, depois de terem sido derrotados no jogo de ida por 3×0.

Em Bamako, o Stade Malien pressionou, mas esbarrou principalmente nos próprios erros, decepcionando 60.000 fanáticos torcedores - foto: reprodução/Coton Sport Official

Em Bamako, o Stade Malien pressionou, mas esbarrou principalmente nos próprios erros, decepcionando 60.000 fanáticos torcedores – foto: reprodução/Coton Sport Official

Contando com o apoio incondicional de 60.000 torcedores, o Stade Malien foi para cima. A equipe, porém, esbarrou na atuação precisa do goleiro Feudjou Loic e na ansiedade dos seus jogadores. Com isto, o placar não saiu do zero, resultado suficiente para os camaroneses avançarem à fase de grupos.

05/05/2013 – domingo

SAINT GEORGE 2 X 2 ZAMALEK

Shimelese Bekele, 14′
Isaac Inside, 43′

Abdoulaye Cissé, 2′ e 87′

Em Addis Ababba, no Addis Ababba Stadium, o Saint George recebeu os egipcios do Zamalek. No jogo de ida, empate em 1×1.

O Zamalek surpreendeu logo aos 2 minutos de jogo, com Cissé. Os donos da casa, apoiados pela sua fanática torcida, conseguiram virar o marcador. Aos 43 minutos do segundo tempo, Cissé transformou-se no nome do jogo e herói do Zamalek ao marcar o gol da classificação egpícia para a fase de grupos.

T.P. MAZEMBE 1 X 0 ORLANDO PIRATES

Kiritsho Kasusula, 75′

Em Lubumbashi, na República Democrática do Congo, no Stade T.P. Mazembe, o Touit Puisant Mazembe recebeu os sul-africanos do Orlando Pirates, no duelo mais aguardado da fase. Na ida, vitória do Pirates por 3×1.

Precisando vencer por dois gols e contando com o apoio maciço do torcedor, o T.P. Mazembe fez valer a sua ofensividade e intimidou o Orlando Pirates. A missão congolesa parecia ficar mais fácil com a expulsão do capitão da equipe sul-africana, Lucky Lekgwathi, ainda no primeiro tempo.

Herói do jogo, goleiro Meyiwa defendeu duas penalidades, além de outras importantes intervenções, que garantiram o Orlando Pirates na fase de grupos. Após o apito final, o herói sul-africano foi tomado pela emoção - foto: reprodução/TP Mazembe

Herói do jogo, goleiro Meyiwa defendeu duas penalidades, além de outras importantes intervenções, que garantiram o Orlando Pirates na fase de grupos. Após o apito final, o herói sul-africano foi tomado pela emoção – foto: reprodução/TP Mazembe

Na segunda etapa, o goleiro sul-africano Meyiwa começou a transformar-se no homem do jogo, ao defender o pênalti de Eric Bokanga. Kasusula devolveu a esperança, que foi definitivamente enterrada aos 43 minutos do segundo tempo, quando Meyiwa defendeu a cobrança de pênalti de Trésor Mputu, sepultando o sonho congolês e classificando o Orlando Pirates.

RECREATIVO DO LIBOLO 3 X 1 ENUGU RANGERS

Henry Camara, 17′
Dario, 33′ e 72′

Sunday Mba, 57′

Na angolana Calulo, no Estádio Municipal, o Recreativo do Libolo recebeu os nigerianos do Enugu Rangers. No primeiro confronto, empate sem gols.

Atuando em casa, diante de sua torcida, os angolanos do Recreativo impuseram um ritmo de jogo forte, ditando as ações do jogo desde os primeiros minutos. Com isto, abriram 2×0 de vantagem no primeiro tempo.

Meia Geovany (de preto) disputa a bola com o zagueiro Ciryl Oriaku (de vermelho). Clube angolano fez o seu melhor jogo na Liga - foto: reprodução/MTN

Meia Geovany (de preto) disputa a bola com o zagueiro Ciryl Oriaku (de vermelho). Clube angolano fez o seu melhor jogo na Liga – foto: reprodução/MTN

Na segunda etapa, a equipe nigeriana esboçou reação com o grande destaque da CAN 2013, Sunday Mba. Porém, Dario, eleito o melhor do jogo, decretou a classificação da equipe angolana para a fase de grupos.

AL-AHLY 2 X 1 C.A. BIZERTIN

Mohamed Barakat, 47′
Emad Moteab, 63′

Nour Hadhria, 65′

No Cairo, no 30 June Stadium, o multicampeão Al-Ahly recebeu os tunisianos do C.A. Bizertin. No jogo de ida, empate em 0x0.

Jogo tenso, marcado pelo nervosismo de ambos os lados. Os egípcios do Al-Ahly, mais experientes e acostumados ao jogo de catimba, souberam conter os ânimos e definiram mais uma classificação para a fase de grupos.

O sorteio dos grupos A e B pela fase de grupos da Liga dos Campeões da África 2013 será no próximo dia 14/05, no Cairo, Egito. Os detalhes deste sorteio, assim como de cada grupo, com suas respectivas equipes, você acompanha aqui no Doentes por Futebol.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.