Náutico x Sporting Lisboa: Inauguração da Arena Pernambuco

  • por Caio Feitosa
  • 8 Anos atrás

 

Foto: Superesportes (PE)

Foto: Superesportes (PE)

Na próxima quarta-feira, 22, mais um dos estádios da Copa das Confederações será inaugurado. Construída na cidade de São Lourenço da Mata (20km do Recife) e com capacidade para 46 mil torcedores, a Arena Pernambuco será utilizada pelo Náutico nos próximos 30 anos, acordo feito entre o Timbu e o Consórcio Arena Pernambuco. Por este motivo, o Náutico fará a inauguração do estádio em um amistoso contra o Sporting Lisboa. Entretanto, o estádio não terá pleno funcionamento. Apenas 30 mil ingressos foram postos à venda (dos quais 15 mil já foram vendidos) e, além disso, os bares não estarão funcionando em sua totalidade.

Foto: Diário de Pernambuco - Bruno de Carvalho (Presidente do Sporting) e Paulo Wanderley (Presidente do Náutico) seguram camisa do Náutico na sede do Sporting após fechar o amistoso.

Foto: Diário de Pernambuco – Bruno de Carvalho (Presidente do Sporting) e Paulo Wanderley (Presidente do Náutico) seguram camisa do Náutico na sede do Sporting após fechar o amistoso.

Para chegar à Arena, o torcedor deverá utilizar o transporte público, assunto que está gerando muita desconfiança de todos. Não será permitido acesso de veículos num raio de 2 km do estádio e o Governo do Estado está cobrando nada menos de R$ 45,00 no estacionamento mais próximo. Sugestão é utilizar o metrô para chegar às proximidades ou, estando na estação próxima, pegar um ônibus de linha especial que deixará o torcedor na porta do estádio.

Dentro das quatro linhas, a expectativa do torcedor timbu é de ver um time bastante diferente do que disputou o Campeonato Pernambucano, no qual foi eliminado pelo Santa Cruz, ainda na semifinal. Entretanto, provavelmente a expectativa não será atendida, visto que nenhum dos novos contratados agradou o torcedor (Elinton Andrade, goleiro, 34 anos, sem clube; Adeilson, atacante, 27 anos, ex-Tombense/MG; Caion, 22 anos, atacante, ex-Mirassol/SP). Além do alvirrubro estar desfalcado de Jean Rolt, lesionado, e Douglas Santos, a serviço da Seleção Brasileira sub-20. O artilheiro Elton, recuperando-se de lesão, é dúvida. Mesmo assim, há a motivação de ver uma nova postura tática depois de um bom período de treinamentos com o treinador Silas, recém-contratado.

Silas que possui grande ligação com o Sporting. Em Lisboa, jogou pelos Leões por duas temporadas (88-90). Apesar de não ter ganhado títulos, foi vice-artilheiro do time na temporada 88-89 e as boas atuações em Portugal o levaram para a Copa do Mundo de 1990, na Itália, atuando em três partidas.

Foto: NáuticoNET - Silas, treinador do Náutico e ex-jogador do Sporting

Foto: NáuticoNET – Silas, treinador do Náutico e ex-jogador do Sporting

Pelo lado do alviverde de além-mar, a expectativa é de encerrar a temporada com vitória, depois de uma fraca Liga Sagres. Os Leões estão na modesta 8ª colocação no nacional (que terá sua última rodada no próximo final de semana), entretanto ainda sonham com uma vaga na próxima Liga Europa, visto que o 6º colocado, o Vitória de Guimarães, está a apenas um ponto à sua frente. O time tem como artilheiro o holandês Wolfswinkel (que na próxima temporada defenderá o Norwich da Inglaterra), com 18 gols. Porém, os nomes mais conhecidos são os do goleiro Rui Patrício (titular da Seleção Portuguesa na Eurocopa 2012) e o zagueiro holandês Boulahrouz, reserva do argentino Marcos Rojo, cobiçado por Roma, Lazio e Internazionale. O treinador é o experiente Jesualdo Ferreira, tricampeão português pelo Porto (06-07, 07-08 e 08-09).

Foto: Reprodução - Holandês Wolfswinkel é a esperança de gols do Sporting

Foto: Reprodução – Holandês Wolfswinkel é a esperança de gols do Sporting

Provavelmente não deverá ser um dos melhores jogos no ponto de vista técnico, principalmente pela falta de qualidade dos times. Entretanto, a festa nas arquibancadas e o espetáculo de um evento inaugural de uma Arena valerão a presença do torcedor e do telespectador.

Fizemos um esboço de possíveis escalações de acordo com os times-base:

Náutico: Felipe, Maranhão, Alisson, Luís Eduardo e Bruno Collaço; Elicarlos, Rodrigo Souto, Martinez e Giovanni Augusto; Rogério e Elton (Jones Carioca). Técnico: Silas.

Sporting: Rui Patrício, Miguel Lopes, Tiago Ilori, Marcos Rojo e Joãozinho; Rinaudo, Schaars, Adrien Silva, André Martins e Diego Capel; Wolfswinkel. Técnico: Jesualdo Ferreira.

 

Comentários

Fanático pelo Calcio e pelo futebol nordestino, recifense, torcedor do Clube Náutico Capibaribe, ex-narrador esportivo de (projeto de) web-rádio e estudante de Engenharia Química.