Um não é o melhor narrador. O outro também não é o melhor comentarista. Juntos, como jornalistas, são praticamente imbatíveis. O âncora Paulo Soares, o “Amigão”, 49, e o comentarista Antero Greco, de 57 anos, alegram as noites dos fãs de esporte. Muita gente espera ansiosamente pelo início do Sportscenter Brasil, programa de notícias oriundo da ESPN norte americana e que se tornou uma marca da emissora. A versão brasileira foi ao ar pela primeira vez em 2000, e desde o começo Antero e Amigão estão no comando. Novas edições foram criadas posteriormente, mas a original é a da dupla, que vai ao ar diariamente às 23 horas, na ESPN Brasil. Apesar de ser exibido em horário avançado, a audiência é ótima.
Com bom humor, gafes, piadas, trocadilhos, crise de risos e até gargalhadas, ambos informam os telespectadores com o que de melhor aconteceu no dia no mundo esportivo. Um jeito diferente – não necessariamente original – de se fazer jornalismo.
Segundo Amigão, as primeiras brincadeiras surgiram após os próprios erros. Antero declarou que nada é de caso pensado. Tudo surge na hora, naturalmente, pois ele e seu parceiro Amigão não são humoristas, mas jornalistas bem humorados. O limite e o segredo do sucesso estão no bom senso, no respeito com a notícia e com os telespectadores.
Os momentos de descontração vão desde imitações de atletas, como a tenista Maria Sharapova até um recado para os padeiros de plantão não “queimarem a rosca”, passando pelas mensagens de figuras, como Thomás Turbando, Paula Tejano e do Mario (aquele), entre outros momentos engraçados. O jeito da dupla rendeu aparições em programas humorísticos, como CQC e Pânico, além de inúmeros vídeos que fizeram e ainda fazem muito sucesso no Youtube. Alguns deles você vê aqui:

Foto: ESPN. Recentemente, em homenagem ao Dia do Rock, a dupla dinâmica se maquiou como os integrantes do KISS.
O entrosamento é nítido, fruto de uma amizade de quase 25 anos. O Sportscenter, indiscutivelmente, tem a cara e a marca da dupla, e se tornou um programa diferenciado quando ela está no ar. Programa que curiosamente tem um toque do mal humorado José Trajano, que por muito tempo foi diretor de jornalismo da ESPN e com quem Amigão teve um entrevero no “Linha de Passe”, em 2006. Na oportunidade, chegou a abandonar a apresentação da mesa redonda.
O sucesso de Antero e Amigão foi tanto que um novo programa foi criado para os dois, o Duetto, que vai ao ar todas as segundas feiras, às 20h30, na ESPN. Como não poderia deixar de ser, mistura jornalismo esportivo, opinião e bom humor.
No último dia 23, a dupla foi entrevistada pelo Programa do Jô. A repercussão foi grande e bem vista no meio esportivo. Mais uma prova do sucesso de Amigão e Antero. Sim, dos dois, pois já tem sido quase impossível falar de um sem citar o outro. Uma dupla que há tanto tempo informa e diverte.
Esperamos ainda que a dupla mais carismática e divertida do jornalismo esportivo brasileiro continue no ar por muitos e muitos anos.