Os possíveis sucessores de Ferguson no United

muricy trabalho

Com o surpreendente anúncio da aposentadoria da lenda Sir Alex Ferguson, muitos nomes começaram a ser especulados como possíveis sucessores para o cargo de técnico do Manchester United. Conheça agora todos eles:

José Mourinho

The Special One | Foto:Reprodução

The Special One | Foto:Reprodução

O técnico do Real Madrid, cujo agente declarou estar 80% no Chelsea, sempre foi especulado como sucessor de Fergie. Mourinho, inclusive, demonstra muito respeito pelo escocês e o trata como um ídolo pessoal. Seu currículo dispensa comentários: o português é um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol, tendo conquistado duas Liga dos Campeões, os principais títulos nacionais de todos os países onde trabalhou (Portugal, Itália, Inglaterra e Espanha) e já foi diversas nomeado como o melhor técnico nas suas temporadas de sucesso.

David Moyes

David Moyes | Foto:Reprodução

David Moyes | Foto:Reprodução

Segundo a mídia internacional, Moyes é o mais cotado para assumir o cargo deixado por Ferguson. O técnico do Everton vem fazendo um bom trabalho com o clube azul de Liverpool. Mesmo com poucos investimentos, os Toffees raramente passaram perto da zona de rebaixamento (a única vez foi na temporada 2003/2004, quando o clube ficou em 17º na EPL) e já chegaram até a disputar uma Copa da UEFA, na temporada 2007/2008, quando o Everton terminou no quinto lugar da Premier League. No entanto, a falta de títulos expressivos no currículo e o fato de nunca ter comandado um elenco cheio de estrelas podem pesar contra Moyes.

Seu único título na carreira é a terceira divisão inglesa de 1999/2000. Recentemente, Moyes foi vice da Copa da Inglaterra de 2009, quando perdeu a final para o milionário Chelsea numa virada por 2×1.

Ole Gunnar Solskjaer

Solskjaer | Foto:Reprodução

Solskjaer | Foto:Reprodução

O ex-atacante do Manchester United e atual treinador do norueguês Molde vem fazendo sucesso em sua terra natal. Já são dois títulos do Campeonato Norueguês conquistados desde 2011, ano em que ele assumiu o cargo do clube nórdico.

Vale lembrar que Solskjaer iniciou sua carreira como técnico do time reserva do Manchester United (que seria como um time B) e ganhou o título da Premier Reserve League de 2009/2010.

Manuel Pellegrini

Pellegrini | Foto:Reprodução

Pellegrini | Foto:Reprodução

O bom técnico chileno do Málaga provavelmente deixará o cargo no final da temporada devido aos problemas financeiros do clube. Pellegrini, que já teve seu nome ligado a Chelsea e Manchester City nessa temporada, é um bom candidato para o United, visto que já treinou o gigante Real Madrid, com estrelas como Kaká, Cristiano Ronaldo e Casillas. Embora não tenha conseguido nenhum título com o Real, fez um excelente Campeonato Espanhol na temporada 2009/2010, quando o clube merengue terminou com 96 pontos, apenas 3 atrás do campeão Barcelona.

Sua carreira em clubes sul-americanos, como River Plate, Universidad Católica, San Lorenzo e LDU, foi consideravelmente vitoriosa. Além disso, foi eleito o melhor técnico da Espanha, em 2008, pelo jornal Marca, quando treinou o Villarreal.

Mike Phelan

Phelan | Foto:Reprodução

Phelan | Foto:Reprodução

O atual assistente técnico do Manchester United, Phelan surge como um dos possíveis nomes para o cargo. A ideia seria fazer com ele o mesmo que o Barcelona fez com Pep Guardiola, uma vez que Phelan já jogou pelo United entre 1989 e 1994 e agora trabalha na comissão técnica do clube.

Ryan Giggs

O vitorioso Giggs | Foto:Reprodução

O vitorioso Giggs | Foto:Reprodução

O maior ídolo do atual elenco do Manchester United também é um possível substituto de Fergie. No entanto, o veterano meia galês ainda tem mais um ano de contrato como jogador e o próprio Ferguson já o aconselhou a trabalhar em outros clubes como técnico, para adquirir experiência, antes de assumir o gigante de Manchester.

Jupp Heynckes

Heynckes, técnico do Bayern | Foto:Reprodução

Heynckes, técnico do Bayern | Foto:Reprodução

Mesmo com a sua aposentadoria tendo sido anunciada no início da temporada, o atual técnico da sensação da Europa, o Bayern de Munique, poderia ocupar o cargo de técnico do Manchester United na temporada que vem, quando o comando do clube bávaro passará para as mãos de Guardiola.

Com passagens pelo Real Madrid e grandes equipes alemãs como Borussia Monchengladbach e Schalke 04, Heynckes tem a Liga dos Campeões da UEFA de 1997/1998 como o principal título do seu vitorioso currículo. Porém, com 68 anos de idade, é improvável que aceite mais um desafio em sua longa carreira como técnico, iniciada em 1979.

Carlo Ancelotti

Atual técnico do PSG | Foto:Reprodução

Atual técnico do PSG | Foto:Reprodução

Também especulado no Real Madrid, o ex-técnico do Milan de Maldini, por onde passaram Pirlo, Kaká, Shevchenko, Seedorf e vários outros craques, está acostumado em gerenciar equipes grandes com jogadores consagrados. Após brilhantes temporadas na Itália, Ancelotti conquistou a Inglaterra com um dos melhores times que a Premier League já viu, o poderoso Chelsea de 2009/2010 que, comandado por Drogba e Lampard, aplicou goleadas atrás de goleadas na campanha em que conquistou mais um título da EPL.

Atualmente, Ancelotti é o treinador do novo milionário Paris Saint-Germain, de Ibrahimovic e Thiago Silva, e está próximo de adicionar mais um título à sua vitoriosa carreira: a Ligue 1 de 2012/2013.

Gary Neville

Comentarista da Sky Sports | Foto:Reprodução

Comentarista da Sky Sports | Foto:Reprodução

Outro ex-jogador do Manchester United, o lateral-direito aposentado, atual comentarista da Sky Sports e membro da comissão técnica de Roy Hodgson na seleção inglesa é um candidato improvável ao cargo, visto que, assim como Giggs, não tem nenhuma experiência como treinador de um clube grande.

Laurent Blanc

Desempregado desde 2012 - | Foto:Reprodução

Desempregado desde 2012 – | Foto:Reprodução

Também ex-jogador do Manchester, Blanc está desempregado desde a sua saída da seleção francesa, em 2012. Apesar do pouco tempo de carreira como técnico (apenas seis anos), Blanc já possui um currículo de respeito. Com o Bordeaux de Gourcuff e Chamakh, o técnico conquistou todos os títulos possíveis na França: a Ligue 1, a Copa da França e a Supercopa do país.

Joachim Low

Técnico da seleção alemã | Foto:Reprodução

Técnico da seleção alemã | Foto:Reprodução

Mesmo treinando a poderosa Seleção Alemã, Low surge como um dos nomes para o cargo no United. Apesar de não ter conquistado nenhum título com a seleção germânica, seu estilo de jogo agrada a maioria dos amantes do futebol e o fato de ter trabalhado com estrelas como Ballack, Klose e Schweinsteiger faz dele um possível sucessor de Fergie. No entanto, é bastante improvável que Low deixe o cargo de técnico da Alemanha antes da Copa do Mundo de 2014.

Jurgen Klopp

Técnico do Borussia Dortmund | Foto:Reprodução

Técnico do Borussia Dortmund | Foto:Reprodução

O jovem comandante do Borussia Dortmund é considerado por muitos como o principal técnico da atualidade. Com vários títulos nacionais na carreira, como duas Bundesligas, uma Copa da Alemanha e uma Supercopa do país, Klopp tem atraído a atenção do mundo todo, principalmente após ter ido à final da Liga dos Campeões de 2012/2013 ao derrotar o poderoso Real Madrid de José Mourinho.

Seu olhar certeiro para revelar ao mundo talentos como Lewandowski, Kagawa, Götze e Hummels é um fator determinante para fazer sucesso no United. Se com recursos limitados ele foi capaz de montar um time muito forte e vitorioso, o que Klopp poderia fazer em um clube milionário e com grandes jogadores ao seu dispor?

Vale lembrar também que o japonês Kagawa, atualmente no United, teve sua melhor fase na carreira quando foi dirigido pelo alemão no Borussia Dortmund. Para os torcedores do United que sonham em ver o meia asiático comandar a criação de jogadas dos Red Devills, a contratação de Klopp poderia ser essencial.

 

Comentários

Estudante de Redes de Computadores. Fanático por futebol, seja brasileiro ou europeu. Sua preferência, na Europa, é a Premier League.