País de Gales invade a Premier League

  • por Osmar Júnior
  • 8 Anos atrás

É notório e evidente que não há nada mais cíclico do que a hegemonia no futebol. Em termos de seleções, a Espanha vem dominando tudo que disputa de mais importante desde 2008. No âmbito dos clubes, o Barcelona vem encantando o mundo desde que Guardiola assumiu seu comando técnico. Mas e entre os campeonatos? Qual seria a liga mais forte do mundo?

Muitos apostam que a Bundesliga dominará o futebol nos próximos anos devido ao forte poderio econômico do Bayern de Munique, aliado à chegada do técnico mais badalado do momento, o já citado Guardiola. Mas, como diriam os antigos, uma andorinha só não faz verão. Alguns podem argumentar que a excelente fase do Borussia Dortmund (bicampeão alemão em 2011 e 2012) reforça o nível da liga alemã, mas fica evidente em matérias como esta que nenhum clube do país poderá fazer frente ao Bayern de Munique por um bom tempo.

Sendo assim, os olhos se voltam para a English Premier League, a primeira divisão da Inglaterra, que, até então, é proclamada como a principal liga nacional do mundo. Desde 2003, os clubes ingleses chegaram à final da UEFA Champions League em oito oportunidades, mais do que qualquer outro país no período. Mesmo com o domínio recente do Manchester United, há, na Inglaterra, clubes e elencos capazes de fazer frente aos diabos vermelhos.

Um fato curioso marcará a próxima edição da liga inglesa: pela primeira vez desde 1889 haverá dois clubes do País de Gales na EPL, o Swansea e o recém-promovido Cardiff. E, para reforçar o bom momento do país vizinho, um atleta galês, Gareth Bale, foi eleito o melhor jogador da atual edição. Sem esquecer de citar o fantástico título do Swansea na Copa da Liga Inglesa, justamente no ano de seu centenário.

Capa Matéria


SWANSEA CITY

Desde a temporada 2011/12, o Swansea frequenta a primeira divisão na Inglaterra. Devido a um acordo dos dois países, alguns clubes galeses disputam as divisões inglesas de futebol. Com toque refinado, posse de bola e domínio das ações, os ‘Swans’, que eram comandados por Brendan Rodgers e atualmente estão sob a batuta de Michael Laudrup, sempre fizeram campanhas tranquilas na EPL, almejando uma vaguinha na Liga Europa. Nesta temporada, justamente no ano em que celebram seu centenário, a tão sonhada vaga veio. Através do título da Copa da Liga Inglesa, o Swansea disputará a sua primeira competição internacional desde a década de 1990.

Foto: planetaesporte - Swansea campeão da Copa da Liga Inglesa em 2013

Foto: planetaesporte – Swansea campeão da Copa da Liga Inglesa em 2013


CARDIFF CITY

Em 2013/14, o Swansea terá a companhia na EPL de seu maior rival local, o Cardiff City. Após alguns anos sempre caindo nos play-offs de acesso na Championship (segunda divisão inglesa), o Cardiff City finalmente conseguiu a tão sonhada ascensão. Curiosamente, isso aconteceu após o clube ter mudado de cor e remodelado seu escudo, antes azul, agora vermelho. Será que a nova cor trouxe sorte?

Foto: reprodução - Cardiff trocou as cores do uniforme e remodelou seu escudo

Foto: reprodução – Cardiff trocou as cores do uniforme e remodelou seu escudo


GARETH BALE

Já que falamos dos principais clubes do País de Gales, não podemos deixar de lembrar do principal jogador nascido lá. Gareth Bale chegou ao Tottenham em 2007 e, a cada temporada, seu futebol parece evoluir. Já há algum tempo, clubes como Real Madrid, Manchester City, Barcelona e PSG sondam o jogador, querendo contar com seu futebol em seus elencos. Mas o Tottenham faz jogo duro e o segura o quanto pode. Nesta temporada, o clube londrino foi recompensado. Bale fez partidas épicas, anotou diversos gols, deu muitas assistências e foi coroado com o prêmio de melhor jogador do campeonato e de melhor jogador jovem (nenhum atleta recebia os 2 prêmios na mesma temporada desde Cristiano Ronaldo no Manchester United), leia mais aqui. Resta-nos saber com qual camisa Gareth Bale desfilará seu belo futebol na temporada que vem – a disputa pelo jogador na janela de transferências que abrirá nos próximos meses promete ser ferrenha.

Foto: epltalk - Bale recebe o prêmio de melhor jogador da Premier League 2013

Foto: epltalk – Bale recebe o prêmio de melhor jogador da Premier League 2013

Comentários

Nascido e residente em Araxá/MG. Apaixonado por esportes em geral, dedica boa parte de seu tempo acompanhando futebol. Tem um carinho todo especial por histórias de equipes alternativas e times de divisões inferiores. Nas horas vagas, relaxa praticando mountain bike.