Quem é David Moyes?

  • por Gregor Vasconcelos
  • 8 Anos atrás
Foto: reprodução

Foto: Reprodução


A confirmação de David Moyes como técnico do Manchester United pegou muitos de surpresa, apesar de o técnico ser um nome respeitado na Inglaterra. Muitos acreditavam que os Red Devils buscariam um treinador com mais credenciais para substituir Sir Alex Ferguson, que confirmou nesta semana que irá deixar o clube após 26 anos.

Moyes treinou o modesto Everton por 11 anos, sendo o terceiro trabalho mais longo em um clube na história da Premier League. Nesse tempo, Moyes consolidou o modesto Everton como um dos clubes emergentes na Inglaterra, mesmo sem ganhar nenhum troféu nesse tempo.

Antes da chegada de Moyes, o Everton era um time que flutuava pela parte de baixo da tabela, às vezes brigando contra o rebaixamento. Com o treinador, o Everton terminou apenas duas de suas 11 temporadas fora do top-10, conquistando uma vaga à Champions League em 04/05 e tres classificações seguidas à Europa League (temporadas 06/07-08/09).

O estilo:

Foto: reprodução – Moyes era a escolha de Alex Ferguson para dar sequencia ao trabalho

Foto: reprodução – Moyes era a escolha de Alex Ferguson para dar sequencia ao trabalho



O futebol do Everton passa longe de ser o mais vistoso entre os “pequenos” da Inglaterra. O futebol apresentado pela equipe sempre foi fisico e com base na defesa, que quase sempre está entre as melhores do campeonato. A maior qualidade do Everton é ser um time que dificilmente é batido. Na atual temporada, por exemplo, apenas as duas equipes de Manchester perderam menos jogos. No Goodison Park, o Everton perdeu apenas para o Chelsea; enquanto Tottenham, Manchester United e City sairam todos derrotados de Liverpool.

Outro ponto forte de Moyes é que mesmo com os recursos limitados do Everton, o nível sempre foi mantido mesmo com a perda de peças importantes a cada ano. A reposição sempre vem na forma de jogadores desconhecidos, que chegam ao Everton com custo baixo e saem a peso de ouro, ou jogadores do próprio elenco, que adaptam-se às funções necessárias. Exemplos são jogadores como Rooney, Fellaini, Mirallas, Jelavic e Arteta, que agora são jogadores respeitados na Premier League e foram apostas de Moyes.

Preocupações:

Foto: reprodução – Será a falta de experiencia o maior problema do treinador na sua nova equipe?

Foto: reprodução – Será a falta de experiencia o maior problema do treinador em sua nova equipe?


Como dito na introdução, Moyes nunca conquistou um titulo treinando o Everton. É dificil culpar o treinador por isso, já que, com o material disponível, Moyes foi acima do esperado. Mas mesmo assim, a falta de experiência em uma disputa pelo título pode pesar na parte mais aguda da temporada, principalmente pela pressão enorme de treinar um clube do tamanho do Manchester United. Moyes também disputou apenas duas partidas de play-off na Champions League, competição na qual o United vem decepcionando nas últimas temporadas. 
Outro fato que pesa contra Moyes são seus resultados contra as maiores equipes na Inglaterra. Apesar de ter bons resultados contra estas equipes em casa, Moyes jamais conseguiu vencer em Old Trafford, Anfield, Stamford Bridge, no Emirates Stadium ou Highbury em seus anos como treinador do Everton.

Mais um fator que pode causar problema ao técnico é o seu estilo de jogo. No Everton, jogar para não perder era uma atitude aceitavel. Já no Manchester United, ele precisará entrar em cada jogo pensando apenas na vitória. Para isso, Moyes precisará montar uma equipe que seja compatível com a tradição de futebol ofensivo do Manchester United. Pelo menos no novo clube ele terá um elenco mais forte e mais dinheiro para se reforçar.

Conclusão:

A escolha de David Moyes é uma aposta interessante do Manchester United. A sua capacidade de criar um trabalho a longo prazo é claramente um dos principais fatores que levaram os Red Devils a escolher o treinador. O seu olho clínico no mercado também deve ser bastante aproveitado pelo Manchester United. Outra vantagem na escollha de Moyes é que ele trabalhará com a estrutura já estabelecida por Sir Alex Ferguson, dando apenas continuidade ao trabalho de seu antecessor. Um outro técnico mais renomado provavelmente traria uma reestruturação em partes do clube.

Mas a falta de experiência de Moyes na briga por titulos preocupa. Será que o treinador irá conseguir suportar a pressão de treinar uma equipe do tamanho do Manchester United?

Comentários

Torcedor fanatico do Arsenal e do Flamengo, Gregor é fã de longa data da Premier League, acompanhando a liga avidamente há 10 temporadas. Formado em linguística inglesa pela universidade King's College em Londres, agora faz mestrado em linguistica e literatura na universidade de Zurich. Colunista da extinta revista "Doentes por Futebol", hoje é o editor de futebol inglês no site.