Retrospecto desfavorável para o Timão

  • por Caio Araújo
  • 8 Anos atrás

Além de precisar reverter o resultado negativo obtido na última quarta-feira na Bombonera, o Corinthians também luta contra um retrospecto desfavorável na Libertadores. Na maioria das vezes em que o time perdeu a primeira partida, não conseguiu a classificação.

A primeira partida de mata-mata pela competição foi em 1991. O adversário foi o Boca Juniors, que ainda não era o bicho papão que se transformou no início da década passada. O primeiro jogo, em Buenos Aires, foi 3×1 para os argentinos. O segundo foi 1×1. O Corinthians conhecia ali seu primeiro de muitos dramas no torneio.

Foto: Placar - Corinthians eliminado pelo Boca em 1991

Foto: Placar – Corinthians eliminado pelo Boca em 1991


Em 1996, pelas quartas de final, era o Grêmio – então detentor do título – o adversário que complicaria a vida corintiana. Os gaúchos fizeram logo 3×0 no Pacaembu. Com o resultado elástico e a classificação praticamente encaminhada, os gremistas foram mais relaxados para o jogo do Olímpico e perderam por 1×0.

O Palmeiras, maior rival dos corintianos, tornou-se uma pedra no sapato em duas edições seguidas. Mas o confronto em 1999, pelas quartas de final, foi um dos poucos em que o Timão conseguiu devolver o placar. O Corinthians perdeu por 2×0 o primeiro jogo. E conseguiu fazer o mesmo placar no segundo, porém a eliminação ocorreu na disputa por pênaltis.

Em 2000, o Corinthians também conseguiu reverter uma situação desfavorável. Pelas oitavas, enfrentou o Rosário Central. O time perdeu por 3 x 2 na Argentina. No Pacaembu, o placar foi o mesmo a favor dos brasileiros. Nos pênaltis, vitória corintiana.

Em 2003 e 2006, as eliminações foram bem parecidas e contra o mesmo adversário, o River Plate. Os dois confrontos valeram pelas oitavas e tiveram a primeira partida na Argentina. Em 2003, o River venceu por 2 x 1 o primeiro jogo e, em São Paulo, os argentinos repetiram o placar. Em 2006, o placar no Monumental foi 3×2 e na volta conseguiram fazer 3×1. Uma curiosidade é que as quatro vitórias do River foram de virada.

Foto: Reprodução - River Plate eliminou o Corinthians em 2003 e 2006

Foto: Reprodução – River Plate eliminou o Corinthians em 2003 e 2006


Em 2010, outra eliminação pelas oitavas, dessa vez contra o Flamengo. Após perder a primeira partida no Maracanã por 1×0, o Corinthians conseguiu a vitória por 2×1 no Pacaembu, mas não foi o suficiente para o time conseguir a classificação, devido ao critério do gol fora de casa.

Para o jogo contra o Boca Juniors não entrar nessa indigesta lista, o Timão precisará vencer por dois gols de diferença.

Comentários