Nesse sábado tivemos o início do Brasileirão de 2013, então resolvi listar os que considero os 10 maiores jogos da história da competição. Segue a lista:
10 – Guarani 2×3 Flamengo – Semifinal de 1982
O Flamengo venceu o jogo de ida por 2×1 e, na volta, precisava de um simples empate para avançar à final. O Guarani abriu o placar logo aos 3′ de jogo, porém o Flamengo virou para 3×1, com 3 gols de Zico. Jorge Mendonça diminuiu no final.
9 – Atlético MG 3×2 Corinthians – Primeiro jogo da final de 1999
O Corinthians era amplo favorito ao título do Brasileiro de 1999. Porém o Atlético vinha de grandes jogos no mata-mata e na primeira partida da final venceu o jogo, com 3 gols de Guilherme, em uma das maiores atuações individuais em decisões de Brasileirão.
8 – Santos 5×2 Fluminense – Semifinal de 1995
No jogo de ida, no Maracanã, Fluminense 4×1. Todos já davam como certa uma final carioca na competição, porém o Pacaembu viu uma monstruosa atuação de Giovanni, que fez 2 gols e comandou seus companheiros rumo à goleada por 5×2, seguramente a maior ”virada” da competição.
7 – Corinthians 2×3 Santos – Final de 2002
No jogo de ida, Peixe 2×0. Na volta, o Corinthians começou pressionando e o Santos perdeu Diego ainda no primeiro tempo. Mesmo com a pressão, foi do Peixe o primeiro gol do jogo: Robinho entortou Rogério e sofreu a penalidade, convertida por ele mesmo. Na volta do intervalo, mais pressão do Corinthians, até que Deivid empatou, aos 30′ do segundo tempo. Anderson virou para o Timão aos 39′, enlouquecendo a Fiel e fazendo o sempre comedido Parreira perder a linha na lateral do campo. Entrou para a história a imagem de Parreira gritando e fazendo sinal com as mãos, avisando seus comandados que ainda faltavam 5 minutos para o fim do jogo. Mas aquele título era do Santos e, com gols de Elano e Léo, o time do litoral de São Paulo virou o jogo e confirmou a conquista do título.
6 – Vitória 5×4 Vasco – Quartas de final de 1999
O Vasco era amplo favorito no confronto contra o Vitória e já no começo do jogo parecia que atropelaria o time baiano, com 2 gols antes dos 10′ de jogo, dois de Viola. O Vitória virou com gols de Artur, Fernando e Tuta, mas Donizete deixou tudo igual ainda no primeiro tempo. Não perca as contas, 6 gols só na etapa inicial.
Na volta do intervalo, Fernando fez 4×3 aos 10′, Donizete empatou aos 15′ e novamente Fernando desempatou.
5 – São Paulo 2×3 Corinthians – Semifinal de 1999
No primeiro jogo do confronto, Dida entrou para a história do duelo ao defender duas penalidades cobradas por Raí.
4 – Atlético MG 2×3 Flamengo – Semifinal de 1987
O Galo de Telê Santana atropelou na primeira fase, com 10 vitórias e 5 empates em 15 jogos. No primeiro confronto da semifinal, o Flamengo venceu por 1×0, em partida que o falecido goleiro Zé Carlos foi o melhor em campo. A expectativa era que o Galo avançasse à final, porém o Flamengo venceu novamente e avançou à decisão contra o Internacional.
3 – Palmeiras 2×3 Internacional – Semifinal de 1979
O Palmeiras chegou ao jogo confiante, após vencer o Flamengo de Zico e cia. por 4×1 no Maracanã e eliminar o time Rubro-Negro, que era um dos grandes favoritos ao título. E o time paulista começou bem, tendo a vitória por 2×1 até os 20′ do segundo tempo. Porém o Internacional era um timaço e virou o jogo, com 2 gols de Falcão.
2 – Guarani 3×3 São Paulo – Final de 1986
Tudo que uma final precisa ter: gols, polêmica e penalidades.
1 – Flamengo 3×2 Atlético MG – Final de 1980
O Galo venceu o jogo de ida por 1×0 e jogava por um simples empate e tinha o resultado até os 37′ do segundo tempo, quando Nunes fez 3×2 para o Flamengo e decretou o título Rubro-Negro.