TOP 15: melhores contas undergrounds, relacionadas a futebol, para se seguir no Twitter

Twitter DPF

Sou um fissurado por Twitter. Passo bom parte do meu dia vidrado nessa rede social que, pra mim, virou muito mais do que um mero passatempo. Atualmente, também serve-me como uma valiosa fonte de informação. Exatamente por isso, escolho muito bem quem vou seguir. Não faço camaradagem em dar follow em determinada pessoa só porque é amigo ou parente. Se não for do meu agrado, não sigo. Funciona de forma simples e eficaz.

Muitos dizem que o Twitter é ruim, sonolento e chato. Mas tenho uma teoria que desconstrói esse pensamento. Acredito que quem faz a rede social ali é você. Só você é quem escolhe quem você deve seguir e quem não deve. Somente o seu interesse está em jogo. Não faz sentido designar adjetivos ruins para algo em que depende puramente do seu interesse. É jogar contra si mesmo. E é exatamente por isso que tenho o Twitter como uma ferramente tão importante no meu dia-a-dia de jornalista.

Exatamente para demonstrar que o Twitter é muito mais do que conta de famosos, jogadores, dirigentes e jornalistas consagrados, fiz uma lista das melhores contas “undergrounds” para se seguir no site. Selecionei pessoas (ou sites/blogs) que não possuem muito destaque na mídia ou então são pouco divulgadas. A ideia aqui é apresentar bons nomes que podem ser úteis na disseminação de informações relacionadas ao futebol, ítem que gera tanto interesse por todos nós.

1 – @FutDados:
Estatísticas relacionadas ao que de melhor interessa no futebol atual. Criado por Julio Cesar Cardoso o site já virou grande referência e fonte de dados para boa parte da grande mídia. O sucesso no Twitter foi tão grande que o projeto virou site e fanpage;

2 – @quatrotiempos:
Um dos poucos blogs no Brasil que fazem uma cobertura excepcional e de muita qualidade sobre o Futebol Espanhol. O diretor do site, Victor Mendes, escreve aqui para a Doentes por Futebol. Mas o Twitter do blog dele é uma referência a parte;

3 – @felipess_66:
Conhece alguém que acompanha tudo o que acontece no Futebol Holandês? Pois bem! Eis o cara. Felipe dos Santos é fissurado pelo futebol praticado nos Países Baixos. Além do Twitter, ele também é colunista no site Trivela;

4 – @ergos_efc:
Você vai se assustar ao abrir o Twitter do Gustavo Vargas. Possivelmente não haverá nenhum tweet. É normal. Ele posta suas análises e, pouco tempo depois as apaga. Costume individual. Mas, certamente, é um ótimo nome a se seguir. Poucas pessoas conseguem analisar tão bem o futebol quanto este rapaz. Além disso, é um grande entendedor de futebol das categorias de base. Observação importante: antes deste texto ser fechado, coincidentemente, Gustavo Vargas “fechou contrato” com a Doentes por Futebol e será mais um colaborador entre nós;

5 – @MessiStats:
O próprio nome já diz tudo, né? Essa conta dedica-se única e exclusivamente a soltar informações e dados sobre Lionel Messi. Já possui uma enorme quantidade de seguidores por ser de alcance mundial e ser escrita em inglês. Porém, aqui no Brasil, não são todos que conhecem o trabalho dos caras.

6 – @alexmassi:
O Alexandre Massi é jornalista, já trabalhou no Globoesporte.com e atualmente é um dos produtores do SporTV. Poucos o conhecem, mas no Twitter é um grande disseminador de informações – e não só de futebol, ele também manda suas twittadas sobre outros esportes. Além disso, mantém um blog, onde posta, esporadicamente, artigos interessantes.

7 – @premierlgbrasil:
Possivelmente você não deverá achar nada no Brasil que consiga fazer uma cobertura tão abrangente da Premier League como a turma do Premier League Brasil. Criada por Luccas Oliveira, o projeto se tornou um grande site, mas segue mandando bala no Twitter e, muitas vezes, soltando vários furos;

8 – @Zonal_Marking:
Mais um twitter gringo, mas que também preza pela qualidade de seu material. O Zonal Marking é especialista em análises táticas e se tornou referência para todos que escrevem sobre o tema aqui no Brasil. O projeto também carrega aquele que, talvez, seja o site mais completo de análises táticas do mundo;

9 – @PedroSpiacci:
Pedro Spiacci é jornalista formado, já foi colaborador da extinta revista digital da Doentes por Futebol e é um grande torcedor da Internazionale de Milão. Ele também colabora com o Premier League Brasil (Futebol Inglês), o QuatroTiempos (Futebol Espanhol) e o Quattro Tratti (Futebol Italiano). Sem falar do seu blog onde expõe sua opinião sobre vários assuntos do futebol;

10 – @OptaSports:
O Tweet linkado acima é só uma maneira de incorporar todo o trabalho que a turma do Opta Sports faz. É uma rede de contas no Twitter que soltam incríveis informações e estatísticas sobre várias ligas do mundo. Cada país tem sua conta: Alemanha, Reino Unido, Espanha, Itália, França, Holanda, Brasil, EUA, Russia, Futebol Árabe, Uruguai, Austrália e Europa como um todo. Além disso tudo, ainda tem o site oficial.

11 – @fatv
Futebol Alternativo! O nome já diz tudo. A ideia é fugir de tudo aquilo que acontece no sob os grandes holofotes. Eles adentram o mundão das divisões mais obscuras do futebol. Assim como a Doentes por Futebol, a ideia vem de uma famosa comunidade do Orkut.

12 – @arthbarcelos
Arthur Barcelos não é lá um cara muito velho. Salvo engano, tem somente 17 anos. Mas já esbanja conhecimento. Mantém um site de colunas táticas, também é colaborador do ótimo Quattro Tratti, e gerencia um site que aborda os dois grandes times da cidade de Milão: Inter e Milan.

13 – @101greatgoals
Provavelmente o Twitter mais rápido do mundo na hora de divulgar vídeos dos gols que acontecem pelo planeta afora. O site se especializou em compilar os gols mais bonitos e lances curiosos do futebol e divulga-los rapidamente, e em primeira mão, no Twitter. Bomba, principalmente, nos finais de semana e no dia de grandes jogos do futebol europeu.

14 – @omadeirinha
Outro jovem talento que começa por agora no mundo do Jornalismo Esportivo. Eduardo Madeira Jr. é adorador do Futebol Alemão e do Futebol Francês. Participa comigo do “Le Podcast du Foot” e adora pesquisar história do futebol. O blog dele, assim como o Twitter, é ótimo e vale a visita.

15 – @papodebola
O Edu Cesar realiza um trabalho que ninguém faz: é o único crítico do próprio jornalismo esportivo. Faz um trabalho absurdamente fantástico no seu site e virou referência crítica para a maioria dos jornalistas esportivos e adoradores de futebol.

E você? Conhece mais alguns bons nomes que se encaixam na ideia proposta? Divulgue-os aqui nos comentários. Se quiser, me siga por lá também: @FilipeDidi

Comentários

Curte Campeonato Francês e é torcedor do Olympique LYONnais. Dono do único blog do Lyon no Brasil. Já foi colaborador do Jogo Aberto, blog do Lédio Carmona. Já foi colunista de futebol francês da extinta Revista Doentes por Futebol e do portal Os Geraldinos. Foi comentarista da Rádio Futebol Plus. Hoje em dia é editor chefe e sócio-fundador da Doentes Por Futebol. Participa do "Le podcast du Foot", podcast sobre futebol francês do colunista Bruno Pessa, do Portal IG. E é colaborador de futebol Francês no programa "[email protected]", da Rádio Globo SP.