O Campeonato Inglês foi decidido matematicamente quatro rodadas antes do fim, mas na virada do turno já se sabia que ninguém tiraria o título do Manchester United. O outro clube de Manchester, o City, praticamente assegurou o segundo lugar mesmo sem chamar a atenção de ninguém. Com os rivais do noroeste disparados na frente, restou aos londrinos Chelsea, Arsenal e Tottenham a acirrada disputa por duas vagas na UEFA Champions League da próxima temporada.
A rivalidade entre as equipes da capital tem aumentado nas últimas temporadas graças ao protagonismo do Chelsea e às boas campanhas do Tottenham. O Arsenal, mesmo criticado pela inconsistência, consegue se manter sempre entre os 4 primeiros da liga e assegurar repetidas participações na UCL.
Neste ano não é diferente. As últimas semanas da temporada reservam muita emoção aos londrinos. A diferença de pontos entre as equipes é de apenas três pontos , e uma das torcidas será condenada a ver de fora os rivais festejarem as vagas ao torneio continental.
No momento, Chelsea e Arsenal estão à frente dos Spurs. Os Blues somam 68 pontos, um a mais que os Gunners. O Tottenham tem 65.
A rivalidade entre Tottenham e Arsenal é especial, e conta com um ingrediente a mais: os Spurs não conseguem terminar a liga à frente do vizinho do norte da cidade desde a temporada 1994/95 . Arsène Wenger, técnico gunner desde setembro de 1996, não conhece a sensação de ver o Tottenham melhor no fim de uma temporada.
Os Spurs têm uma chance de ouro de passar o maior rival nesta quarta-feira. Isso porque Chelsea e Tottenham se enfrentarão no Stamford Bridge. A partida, válida pela 33ª rodada, foi adiada por causa da FA Cup.
Confira a situação de cada time na briga pela vaga:
Chelsea
A equipe comandada por Rafa Benítez deu um grande passo rumo à Champions, ao vencer o campeão Manchester United fora de casa. O gol de Mata, aos 41 do segundo tempo, levou o time de volta à terceira posição, garantindo a condição de não depender de ninguém para confirmar a vaga.
Uma vitória quarta-feira praticamente garante a classificação – ficaria 6 pontos à frente do adversário, bastando um empate em duas partidas para a confirmação matemática.
Próximos adversários:
33ª rodada – 08/05 – Tottenham (Stamford Bridge)
37ª rodada – 12/05 – Aston Villa (Villa Park)
38ª rodada – 19/05 – Everton (Stamford Bridge)
Arsenal
Curiosamente, o United também pode ter papel fundamental na colocação final do Arsenal. A equipe vinha de cinco vitórias consecutivas quando recebeu o campeão no Emirates. Saiu na frente, mas sofreu o empate em cobrança de pênalti do ex-ídolo Van Persie.
Com isso, os Gunners correm o risco de ficar em 5º mesmo vencendo as duas últimas partidas – basta que o Tottenham vença seus três próximos jogos, e que o Chelsea ganhe nas duas rodadas finais. Se isso acontecer, o Arsenal terá terminado a EPL com uma sequência invicta de 10 jogos, mas sem a vaga na UCL.
Próximos adversários:
37ª rodada – 12/05 – Wigan (Emirates Stadium)
38ª rodada – 19/05 – Newcastle (Sports Direct Arena)
Tottenham
Os Spurs, que chegaram a ameaçar a segunda colocação do Manchester City, tiveram um segundo turno irregular. Bale carregava a equipe nas costas, mas não podia decidir sempre. Com uma sequência ruim no mês de março, quando a maratona de jogos entre Liga Europa e Premier League se intensificou, André Villas-Boas viu seu time perder uma vantagem de sete pontos frente ao Arsenal. Agora é preciso correr atrás para não passar mais um ano vendo o grande rival à frente.
Próximos adversários:
33ª rodada – 08/05 – Chelsea (Stamford Bridge)
37ª rodada – 12/05 – Stoke City (Britannia Stadium)
38ª rodada – 19/05 – Sunderland (White Hart Lane)