
Na “Revolta das caxirolas”, a torcida do Bahia jogou o instrumento no campo, o que causou a proibição. (Foto: Divulgação)
No último dia 28 de abril, milhares de caxirolas, chocalhos inventados pelo músico Carlinhos Brown com o intuito de substituir as vuvuzelas da Copa da África de 2010, foram distribuídas na Fonte Nova, no clássico Bahia e Vitória. Com o segundo gol do Vitória, porém, os revoltados torcedores do Bahia atiraram dezenas de caxirolas no campo. Devido ao ocorrido, em maio foi decretada a proibição de qualquer instrumento na Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014 por questões de segurança.
Mas ainda há uma saída para quem quer fazer muito barulho durante os jogos: o aplicativo “CuicApp”, criado pela agência de Marketing Fábrica. O app será apresentado no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, na França, que acontece de 16 a 22 de junho. A ideia é que os torcedores tenham outras opções para animar a competição. O CuicApp está disponível para download somente no sistema Android, mas em breve poderá ser baixado também na Apple Store.
Para quem não conhece a cuíca, é um instrumento musical parecido com um tambor que produz um som rouco ao ser pressionado pela mão. Ouça o som no vídeo abaixo:
Se ainda assim preferir o som das caxirolas, você pode contar com o famoso jeitinho brasileiro que também já chegou até a tecnologia: sim, gravaram o som do instrumento e criaram diversos aplicativos. “Caxirola”, “Caxirola Brazil 2014” e “Caxirola Copa do Mundo 2014” são algumas das opções. Será que a ideia pega?