Congo – Les Diables Rouges du football: na música e unidos pela seleção!

  • por Rogério Bibiano
  • 7 Anos atrás

Les Diables Rouges du Congo_fan page

As Eliminatórias estão a todo vapor pelo mundo. Sonhos e emoções misturam-se às lágrimas e decepções, sentimentos distintos, por vezes ambíguos, afinal isso é o futebol.

A Copa do Mundo, ainda que para uns, mais acostumados com a mesma, seja algo que perde a cada dia seu encanto, para muitos povos do planeta bola segue como objeto de desejo.

Na África temos diversos diversos doentes por suas Seleções. Um desses casos tem como protagonista a Seleção do Congo, que na década de 70 foi uma das forças do futebol africano e revelou ao mundo François M’Pelé, jogador que marcou época no continente.

Há muitos anos, o Congo, com Les Diables Rouges du Congo (“Os Diabos Vermelhos do Congo”), vive um ostracismo no futebol dentro do próprio continente. Mas a campanha surpreendente no grupo E das Eliminatórias, o qual lidera com 10 pontos, tem deixado os torcedores em estado de graça.

No próximo sábado, o Congo recebe, em Pointe-Noire, a vice-campeã africana, Burkina-Faso, na expectativa de conseguir uma inédita classificação à próxima fase e, consequentemente, ficar muito próximo de realizar o sonho de uma nação: disputar sua primeira Copa do Mundo.

Essa expectativa se une à tensão por um jogo tão importante que tem ocupado um considerável espaço na vida dos cidadãos congoleses. Um grupo de artistas do país fanáticos por futebol, e sobretudo pela Seleção, criou uma trilha sonora, com direito a clipe, em apoio a seleção. O vídeo é exibido nos canais do país, um tipo de “corrente para frente” no estilo congolês. Uma nação que sonha com o Mundial 2014. Veja o clip abaixo:

[youtube id=”4b5_q_HO81Q” width=”620″ height=”360″]

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.