Conheça Jorginho

  • por Tiago Lima Domingos
  • 7 Anos atrás

jorginho

Saiba quem é o brasileiro que pode defender a Seleção da Itália e jogar pelo Milan.

No mundo globalizado do futebol, notícias de brasileiros que nunca chegaram a vestir a camisa de um clube nacional e de repente explodem na Europa já não são mais tão incomuns, mas, de alguma forma, ainda nos surpreendem. Muitas vezes, só os conheceremos numa convocação para a Seleção Brasileira ou ainda quando o sucesso lhe renda a cidadania europeia e nos deparamos com mais um brasileiro naturalizado numa seleção do Velho Continente. Quantas vezes isso já não ocorreu? Esse é o caso do nosso personagem de hoje: você já ouviu falar de Jorge Luiz Frello Filho? Não? E que tal Jorginho? Não sabe, né? Pois bem: destaque do Hellas Verona na Serie B da Itália, Jorginho já adquiriu a cidadania italiana, obtida através de um trisavô, e já foi convocado para a Seleção Sub-21 do país. Desconhecido no Brasil, onde nunca jogou profissionalmente, já é cobiçado por grandes europeus e dizem estar muito perto de acertar com o Milan. Conheça então esse jogador que pode aparecer aos olhos de todos já na próxima temporada.

jorginho

Foto: Reprodução – Jorginho com o treinador Andrea Mandorlini, um dos responsáveis pelo crescimento do jogador.

Nascido em Imbituba, Santa Catarina, teve em um jogo organizado por acaso na Itália a mudança na vida. Muitas vezes, as coisas aparecem em nossas vidas quando menos esperamos e, seis anos atrás, em 2007 tudo mudou para ele. Na partida que poderia não ter acontecido, no centro Monsignor Carraro, de Verona, Jorginho domina o meio de campo, encanta e deixa de boca aberta os (poucos) presentes ali. Impressionados com o garoto de pernas longas, dirigentes do Verona que o viam da tribuna logo trataram de saber quanto custava o jovem de 15 anos. O valor? 35 mil euros mais o cancelamento da passagem de volta ao Brasil. Importante salientar que, na época, 35 mil euros para o clube foi um importante investimento, mas certas oportunidades não podem ser desperdiçadas. Um talento vindo do melhor celeiro de jogadores do planeta é sempre um investimento que pode render bons frutos no futuro e, assim, Jorginho chegava ao Hellas.

Um empréstimo à Sambonifacese, da 4ª divisão italiana em 2010-11, aos 19 anos, foi o início da carreira profissional. Um ano depois, no dia 4 de setembro de 2011 estreava pelo Verona na Série B. Titular, participou de 33 jogos da campanha que levou o clube aos play-offs de acesso à Série A, que acabou não rendendo a promoção à elite italiana. Uma temporada depois, a história foi diferente: novamente titular jogando no centro ou pela direita do meio de campo no 4-3-3 do treinador Andrea Mandorlini, Jorginho tem na roubada de bola, na velocidade, no bom drible e na infiltração na grande área suas maiores qualidades que ajudaram o Verona a alcançar o vice-campeonato da segunda divisão italiana, voltando à primeira após 11 anos.

verona

Foto: Reprodução Footballuser.com – No 4-3-3 do Verona, Jorginho pode jogar nas 3 posições do meio de campo. Também já fez a função de trequartista atípico

A cobiça de clubes maiores era o caminho natural: especulações de todo o tipo ganham os jornais após o ótimo ano no Verona. Benfica, Chelsea, Arsenal, Manchester United e, principalmente, o Milan olham atentamente o jogador. O clube rossonero, inclusive, está sempre muito ligado a ele, dizem até que já há um acordo para a compra de metade do passe do brasileiro. Fato é que os dias do desconhecido Jorginho estão contados. Mesmo que continue no Verona, terá uma vitrine maior, jogando a Série A e mostrando-se a todos. A hora chegou: muito prazer, Jorge Luiz Frello Filho, mas podem me chamar de Jorginho.

Nome: Jorge Luiz Frello Filho (Jorginho)

Nacionalidade: Brasileira e Italiana

Posição: Meio-campo

Idade: 21 anos (20 de dezembro de 1991)

Altura: 1,80m

Peso: 65 kg

Clube: Hellas Verona

Comentários

Carioca e rubro-negro. Do Rio de Janeiro a Milão. Doente por futebol, é claro. E apaixonado pelo Calcio.