Duelo de Titãs na 13ª rodada das Eliminatórias sul-americanas

  • por Mauricio Fernando
  • 6 Anos atrás
Foto: Reuters

Foto: Reuters



Sexta é o dia da volta das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014. Na 13ª rodada teremos um dos encontros mais aguardados do momento. Argentina e Colômbia duelam em Buenos Aires com status de serem as duas melhores seleções do continente na atualidade. Os ótimos resultados recentes e a qualidade técnica dos atletas de ambas as equipes dão ainda mais força a essa previsão.

Os donos da casa (3º no Ranking FIFA) dominam as eliminatórias até aqui. Em 11 jogos, foram 7 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota, com 24 pontos conquistados. Messi passou a ter mais liberdade e consequentemente tem feito a diferença. Méritos para Alejandro Sabella, que faz ótimo trabalho no comando técnico da albiceleste. O treinador montou um esquema para que o craque desenvolva melhor seu futebol, algo que seus antecessores não haviam conseguido. Resultado disso foram vitórias e mais vitórias, e muitos gols. São 24 do melhor ataque disparado. Higuain lidera a tabela da artilharia com 9 gols, seguido por Messi, que tem um a menos.

Falou em poderio ofensivo, também falou em Colômbia, 3ª colocada nestas eliminatórias (6ª no Ranking da FIFA). A rival dos argentinos conta com um dos atacantes mais temidos do mundo. Radamel Falcao Garcia marcou nada mais, nada menos que 34 gols em 41 jogos (média de 0,83) na recém encerrada temporada europeia. Os números do colombiano são inferiores apenas aos de Messi e Cristiano Ronaldo. Nas eliminatórias, Falcao foi à rede seis vezes e comanda o segundo melhor ataque da competição, que tem 19 gols em 10 jogos. Téo Gutierrez, Macnelly Torres e o prodígio James Rodríguez completam a ofensiva de Los Cafeteros, que ainda se dão ao luxo de ter Jackson Martínez no banco de reservas.


A atual geração colombiana é considerada por muitos uma das mais talentosas da história do país, junto da geração da década de 1990, que tinha nomes como Valderrama, Asprilla, Álvarez e Freddy Rincon e que teve como o auge exatamente uma humilhante goleada de 5×0 sobre a Argentina também pelas eliminatórias – no caso para a Copa de 1994 – e no mesmo Monumental de Nuñez, local da partida da próxima sexta-feira.

Historicamente, no entanto, os argentinos levam clara vantagem. Em 32 confrontos, foram 18 vitórias argentinas, 8 vitórias colombianas e 6 empates. Foram 13 jogos pelas eliminatórias, com 8 vitórias argentinas e 3 colombianas. No 1º turno da atual competição, ainda em 2011, as seleções se enfrentaram em Barranquila-COL e a vitória foi argentina, 2×1 de virada, gols de Messi e Aguero para os albicelestes e de Pabón para os tricolores. Foi o último confronto entre as seleções.


As duas seleções se conhecem muito bem e o clima antes da partida é amistoso. O capitão Yepes e o artilheiro Falcao, dois nomes de destaque da seleção colombiana foram presenteados por Daniel Passarella e Diego Turnes, presidente e vice do River Plate, com camisas personalizadas do clube em que foram ídolos e deixaram saudades, especialmente o atacante. Em contrapartida, um dos grandes responsáveis pelo momento colombiano é o bom trabalho do argentino José Pekermann, há um ano e cinco meses no comando técnico do selecionado.

No centro de tudo isso está Lionel Messi. O melhor do mundo se recupera de lesão na perna direita e ainda não está confirmado, mas deve ir a campo. O único desfalque deve ser o volante Fernando Gago, que segue contundido. Biglia é o provável substituto.

Foto: El Espectador - Falcao Garcia é uma das atrações da partida.

Foto: El Espectador – Falcao Garcia é uma das atrações da partida.

Ingredientes não faltam para este jogaço. Portanto anote aí na sua agenda: nesta sexta às 19h05 com transmissão do SPORTV, que tem os direitos de transmissão de todos os jogos da Argentina em seus domínios. Quem vencer dá um passo gigantesco para a conquista de uma das quatro vagas diretas destinadas a América do Sul (fora o Brasil). Vai perder?

Outros três jogos movimentam a 13ª rodada das eliminatórias sul americanas. Quem folga agora é o Uruguai. As transmissões são do canal SPORTS +. Veja os horários:

17:00 Bolívia x Venezuela
21:10 Paraguai x Chile
23:10 Peru x Equador

Comentários

21 anos, morador de Maringá-PR. Corintiano de coração, aprendi ainda a ser Liverpool, na Europa. Como Doente por Futebol, acompanho diariamente jogos, jogadores e tudo o que acontece acerca deste apaixonante esporte. Minha função por aqui será de analisar e informar tudo o que rola na América do Sul e no México. Responsável ainda pelas colunas "Craque DPF" e "Futebol na Mídia".