Eliminatórias – África: as emoções da 5ª Rodada/2ª Fase

  • por Rogério Bibiano
  • 7 Anos atrás

Eliminatórias_Africa_rodada 5_

A bola volta a rolar pelas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo 2014, com a realização da 5ª Rodada da 2ª Fase.

A rodada será a penúltima e, para muitas seleções, pode significar a classificação antecipada para a 3ª Fase. Alguns times já estão eliminados, porém, o que temos observado num contexto geral, é o equilíbrio na disputa dos 10 grupos.

Os Jogos deste final de semana são:

14/06/2013 – sexta-feira

13:00 – Tripoli – Líbia x Togo (Grupo I)

15/06/2013 – sábado

10:00 – Lobatse – Botsuana x República Centro-Africana (Grupo A) 
10:00 – Ndola – Zâmbia x Sudão (Sudão)
11:30 – Pointe Noire – Congo x Burkina Fasso (Grupo E) 
12:00 – Franceville – Gabão x Níger (Grupo E) 
10:00 – Kampala – Uganda x Angola (Grupo J) 
14:30 – Praia – Cabo Verde x Serra Leoa (Grupo  
17:00 – Marrakech – Marrocos x Gâmbia (Grupo C)

16/06/2013 – domingo

09:00 – Dar Es Salaam – Tanzânia x Costa do Marfim (Grupo C) 
10:00 – Maseru – Lesoto x Gana (Grupo D) 
10:00 – Maputo – Moçambique x Egito (Grupo G) 
10:30 – Kigali – Ruanda x Argélia (Grupo H) 
11:30 – Kinshasa – República Democrática do Congo x Camarões (Grupo I) 
10:00 – Addis Abeba – Etiópia x África do Sul (Grupo A) 
13:00 – Monrovia – Libéria x Senegal (Grupo J) 
13:00 – Malabo – Guiné Equatorial x Tunísia (Grupo  
14:00 – Conakry – Guiné x Zimbábue (Grupo G) 
15:00 – Bamako – Mali x Benin (Grupo H)

Os Grandes Jogos da Rodada Africana

A rodada começa nesta sexta-feira (14), com um jogo importantíssimo pelo Grupo I: a líder Líbia recebe o Togo. Os líbios, com 6 pontos, se vencerem, mantêm a ponta. Já uma vitória togolesa (com 4 pontos) coloca a equipe comandada por Didier Six na liderança.

No sábado (15), acontecem mais sete jogos, com destaque para o duelo do grupo E entre Congo e Burkina Faso. Os congoleses, com 10 pontos, recebem os vice-campeões africanos, com 6 pontos, precisando de apenas um empate para garantir vaga na próxima fase.

Pelo equilibradíssimo grupo J, Angola (4 pontos) visita Uganda (5 pontos). Ambas as seleções precisam da vitória para continuar dependendo somente de seus resultados. Uma derrota para qualquer uma das seleções significará a eliminação. Já o empate as obriga a torcer contra o Senegal.

No domingo (16), a rodada será completada com a realização de dez jogos.

Pelo grupo C, Tanzânia e Costa do Marfim fazem um jogo que promete fortes emoções. Enquanto os donos da casa dependem de uma vitória para seguir com chances de classificação, o mesmo resultado garante a vaga da favorita Costa do Marfim.

Pelo grupo G, o Egito assegura a classificação à terceira fase caso derrote a eliminada seleção de Moçambique.

No grupo H, a briga também é equilibrada. A líder Argélia (9 pontos) visita a eliminada, mas perigosa, Ruanda. No outro jogo do grupo, Mali recebe Benin precisando vencer para seguir com chances de classificação.

Em Kinshasa, pelo grupo I, a República Democrática do Congo recebe a instável seleção de Camarões. Para manter as esperanças de classificação para a próxima fase, somente a vitória interessa às duas seleções.

Pelo equilibradíssimo grupo J, em Monrovia, a Libéria recebe o líder Senegal. O detalhe é que os liberianos estão na lanterna do grupo, mas, caso vençam e Uganda e Angola empatem, podem terminar na liderança.

O grande jogo da rodada deste domingo será válido pelo grupo A. Em Addis Abeba ocorre um confronto direto valendo classificação para a terceira fase. A surpreendente Etiópia, líder com 10 pontos, recebe a África do Sul, segunda colocada, com 8 pontos. Uma vitória etíope garante classificação matemática. Vitória sul-africana, por outro ado, praticamente coloca os Bafana Bafana na fase seguinte, já que, na última rodada, jogam em casa contra a eliminada Botswana.

Todos os principais detalhes das Eliminatórias, na África e nos demais continentes, você acompanha no Doentes por Futebol.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.