Fim de semana de muito futebol pelo planeta, com diversas seleções em campo pelas Eliminatórias para a Copa de 2014. Na África, a bola já começou a rolar na quarta-feira, no Grupo F, que teve a sua rodada antecipada devido a participação da Nigéria na Copa das Confederações.
Em disputa, a quarta rodada, inaugurando os jogos de volta. Ressaltando que nesta fase das eliminatórias na África, 40 seleções divididas em dez grupos, com quatro seleções cada, jogando em turno e returno. Ao final, classificam-se para a terceira fase apenas os campeões de cada grupo.
Grupo A
1 – Etiópia – 7 pontos
2 – África do Sul – 5 pontos
3 – República Centro-Africana – 3 pontos
4 – Botsuana – 1 ponto
Jogos da Rodada
08/06 – 10h00 – Botsuana x Etiópia – Lobatse
08/06 – 11h00 – República Centro-Africana x África do Sul – Yaoundé
Lanterna do grupo, Botsuana ainda possui chances matemáticas de classificação, e para continuar com chances precisa vencer a empolgada Etiópia. Vivendo um grande momento nos últimos meses, os etíopes tem consciência de que a vitória coloca a Seleção bem perto da classificação para a terceira fase.
A outra partida, em função de uma guerra civil na República Centro-Africana, será realizada na capital de Camarões; isto pode influenciar o rendimento dos mandantes, pois, jogar em Bangui é complicado para qualquer adversário. Seu adversário, a África do Sul, precisa vencer para seguir na cola da Etiópia. Os sul-africanos vem de bons jogos e confiantes na vitória.
Grupo B
1 – Tunísia – 9 pontos
2 – Serra Leoa – 4 pontos (saldo zero)
3 – Guiné Equatorial – 4 pontos (saldo -1)
4 – Cabo Verde – 0 ponto
Jogos da Rodada
08/06 – 13h30 – Serra Leoa x Tunísia – Freetown
08/06 – 14h30 – Cabo Verde x Guiné Equatorial – Praia
Com 100% de aproveitamento, a Tunísia visita a perigosa Seleção de Serra Leoa, em Freetown, onde os serra-leoneses são muito fortes. A vitória garante à Tunísia classificação automática com duas rodadas de antecedência.
Após um eletrizante duelo na terceira rodada (vitória da Guiné Equatorial por 4×3), a eliminada Cabo Verde agora recebe a Guiné Equatorial , que possui remotíssimas chances, na capital Praia, em um jogo que promete mais emoções.
Grupo C
1 – Costa do Marfim – 7 pontos
2 – Tanzânia – 6 pontos
3 – Marrocos – 2 pontos
4 – Gâmbia – 1 ponto
Jogos da Rodada
08/06 – 13h30 – Gâmbia x Costa do Marfim – Bakau
08/06 – 17h00 – Marrocos x Tanzânia – Marrakech
Cada vez mais favorita, a Costa do Marfim visita Gâmbia (lanterna da chave) buscando a manutenção da sua liderança. Gâmbia, possui chances matemáticas e jogará todas as fichas neste duelo.
Em crise e buscando um verdadeiro milagre, o Marrocos recebe a audaciosa e perigosa Tanzânia, buscando somente a vitória. Os tanzanianos visitam o Marrocos considerando até mesmo um empate para seguirem na briga.
Grupo D
1 – Zâmbia – 7 pontos
2 – Gana – 6 pontos
3 – Lesoto – 2 pontos
4 – Sudão – 1 ponto
Jogos da Rodada
07/06 – 14h00 – Sudão x Gana – Omdurman
08/06 – 10h00 – Zâmbia x Lesoto – Ndola
Gana, atravessando um bom momento após uma fase instável durante a CAN 2013, visita a perigosa seleção do Sudão, no caldeirão de Omdurman. A vitória é fundamental para os ganeses. O Sudão, que faz campanha decepcionante, é o lanterna do grupo. A equipe já venceu, em casa, a Zâmbia (2×0), mas perdeu os pontos no tapetão.

Asamoah Gyan é a grande esperança de gols das Estrelas Negras, num confronto complicado contra o Sudão – foto: AFP
Na outra partida do grupo, Zâmbia recebe o fraco Lesoto após perder dois preciosos pontos para os mesmos rivais na rodada final do turno. Agora, atuando em casa, Zâmbia precisa vencer. Um mal resultado dos Chimpompolos poderá custar o cargo do treinador francês Hervé Renard.
Grupo E
1 – Congo – 9 pontos
2 – Burkina Faso – 3 pontos (saldo zero)
3 – Níger – 3 pontos (saldo -2)
4 – Gabão – 3 pontos (saldo -3)
08/06 – 11h30 – Gabão x Congo – Franceville
09/06 – 12h00 – Níger x Burkina Faso – Niamey
Lanterna do grupo, o Gabão precisa vencer para manter vivas as esperanças de classificação à próxima fase. Os Diabos Vermelhos do Congo, com 100% de aproveitamento no grupo, precisam de uma vitória em três jogos para passarem de fase.

Pierre Aubameyang, vencedor do Prêmio Marc Vivien-Foé 2013, é a principal esperança para os gaboneses seguirem sonhando com a Copa 2014 – foto: EFE
Em Niamey, um jogo de vida ou morte para Níger e Burkina Faso. No primeiro turno a seleção burkinabe goleou. Em Niamey, o retrospecto dos nigerinos é muito bom, e o jogo promete grandes emoções, pois somente a vitória serve na briga pela vaga.
Grupo F
1 – Nigéria – 8 pontos
2 – Malawi – 6 pontos
3 – Namíbia – 4 pontos
4 – Quênia – 2 pontos
05/06 – Malawi 0 x 0 Namíbia – Blantwhire
Os Flamas, do Malawi, receberam a Namíbia num jogo equilibrado, marcado pela maior iniciativa da Seleção local, que no entanto, não teve capacidade suficiente para traduzir em gols a sua postura mais incisiva.
05/06 – Quênia 0 x 1 Nigéria – Nairóbi
Em Nairobi, o Quênia, que no turno quase venceu a Nigéria fora de casa, batalhou e criou oportunidades. A Nigéria, porém, mostrou a todos porque é a atual campeã continental. Ahmed Musa, aos 35 minutos da segunda etapa fez o gol que garantiu a vitória nigeriana, que está agora próxima da classificação.
[youtube id=”yYmYiHKXWRw” width=”620″ height=”360″]
Grupo G
1 – Egito – 9 pontos
2 – Guiné – 4 pontos
3 – Moçambique – 2 pontos
4 – Zimbábue – 1 ponto
09/06 – 15h00 – Zimbábue x Egito – Harare
09/06 – 1700 – Guiné x Moçambique – Conakry
Os Faraós podem garantir classificação à outra fase nesta rodada. Para isto é preciso vencer o Zimbábue, que no turno vendeu caro a derrota no Cairo e, com chances matemáticas, deverá ser um páreo complicado para o Egito.
Em Conakry, a Guiné, uma das decepções desta fase, precisa vencer Moçambique para seguir matematicamente sonhando com a classificação. Na mesma situação está Moçambique, que também só pode pensar em vitória.
Grupo H
1 – Argélia – 6 pontos (saldo +5)
2 – Mali – 6 pontos (saldo +1)
3 – Benin – 4 pontos
4 – Ruanda – 1 ponto
09/06 – 16h00 – Benin x Argélia – Porto Novo
09/06 – 18h00 – Mali x Ruanda – Bamako
No grupo mais equilibrado até o momento, tanto Benin, quanto Argélia não podem pensar em outro resultado senão a vitória. Isto porque Mali, teoricamente, deverá fazer o dever de casa. Com isto a expectativa em torno deste jogo é muito grande.

Somente a vitória interessa para a Argélia seguir na briga real para a próxima fase – foto: Getty Images
Em Bamako, Mali recebe Ruanda em jogo teoricamente tranquilo para os malineses, que irão estrear oficialmente o treinador Pathé Diallo, substituto de Patrice Carteron. O treinador francês abandonou a seleção e foi para o T.P. Mazembe, numa situação inusitada que pegou a todos de surpresa.
Grupo I
1 – Camarões – 6 pontos
2 – Líbia – 5 pontos
3 – R.D. Congo – 4 pontos
4 – Togo – 1 ponto
07/06 – 17h30 – Líbia x República Democrática do Congo – Tripoli
09/06 – 15h30 – Togo x Camarões – Lome
Assim como no Grupo H, o Grupo I é um dos mais disputados. Com os camaroneses na liderança, líbios e congoleses só interessam-se pela vitória para manter ambas as Seleções vivas na briga pela vaga à terceira fase.

Treinador alemão Volkes Finke, fará suas estreia nas eliminatórias e tem a missão de classificar Camarões para Copa.
Em Lome, o sempre conturbado Togo, na lanterna do grupo, recebe Camarões, agora treinada pelo alemão Volkes Finke, encarregado de conduzir os Leões Indomáveis a mais uma Copa, além de recuperar o prestígio perdido após ficar de fora das últimas duas CAN’s.
Grupo J
1 – Senegal – 5 pontos
2 – Libéria – 4 pontos
3 – Angola – 3 pontos
4 – Uganda – 1 ponto
08/06 – 16h00 – Uganda x Libéria – Kampala
08/06 – 16h00 – Angola x Senegal – Luanda
Outro grupo pautado pelo equilíbrio, Uganda recebe a Libéria precisando buscar a primeira vitória na fase para tentar a classificação. Do outro lado, uma motivada Libéria espera ter chances de voltar ao cenário futebolístico mundial.
Em Luanda, a invicta, mas sem vitórias, Angola busca justamente a sua primeira vitória, que pode colocar os Palancas Negras na ponteira do grupo. Senegal, que vem de dois empates seguidos, tem um discurso de buscar a vitória para seguir na ponta da chave.
As Eliminatórias da África e dos outros continentes, você acompanha aqui, no Doentes por Futebol, o seu mais democrático canal a serviço do futebol.