Especial Liga Espanhola 2012-2013: As revelações

  • por Victor Mendes Xavier
  • 7 Anos atrás

11 revelações

Diferentemente da temporada passada, quando tivemos poucos jovens se destacando, a temporada 2012-2013 da Liga BBVA não foi tão farta em revelações. Entre os jovens jogadores que tiveram algum destaque neste ano, a grande maioria já vinha sendo observada com atenção por grandes clubes e confirmaram tais expectativas ou já havia tido destaque em anos anteriores em alguma competição de base.

Nomes como Varane e Bartra, por exemplo, foram titulares de Real Madrid e Barcelona nas semifinais da Uefa Champions League. Leo Baptistao, Campbell e Ruben García apareceram com protagonismo em determinados momentos das temporadas de Rayo Vallecano, Bétis e Levante, respectivamente. Enquanto isso, Oliver Torres, do Atlético de Madrid, deu seus primeiros passos na carreira profissional. O mais promissor canterano rojiblanco tem toda a confiança de Simeone para brilhar nos próximos anos.

O Barcelona, conhecido por sua excepcional cantera, revelou aquém do esperado. Pelo o time B estar na disputa da Liga Adelante, o clube blaugrana concentrou suas promessas na segunda divisão espanhola. Não foi dessa vez que Deulofeu, tratado há anos como novo Messi, ganhou múltiplas chances. Por outro lado, o Athletic Bilbao ratificou a força de sua cantera, com o aparecimento de Laporte e Jonas Ramalho.

Confira, abaixo, a lista das revelações da Liga BBVA 2012-2013, em ordem alfabética.

Laporte
Aymeric Laporte
Idade: 19 anos
Posição: Zagueiro
Clube: Athletic Bilbao

Na temporada conturbada do Athletic Bilbao, Laporte não deixou a desejar. Ele, que já havia estreado pelo clube basco ainda na época de Joaquín Caparrós, enfim ganhou espaço e mostrou suas qualidades. Bom no jogo aéreo, o zagueiro francês renovou seu contrato com o Athletic até 30 de junho de 2016, com uma cláusula de recisão firmada em 27,5 milhões de euros.

morata

Álvaro Morata
Idade: 20 anos
Posição: Centroavante
Clube: Real Madrid

Centroavante genuíno, Morata surge como uma esperança para o ataque merengue no futuro. Em 2012-2013, aproveitou positivamente o período em que Cristiano Ronaldo e Benzema se lesionaram. O jovem começou a ganhar pontos com José Mourinho após decidir uma partida difícil contra o Levante em Valencia, anotando o gol da vitória por 2×1. Titular num superclássico contra o Barcelona, Morata não sentiu o peso da partida, cruzando para Benzema anotar um dos gols da vitória merengue ante o maior rival. De acordo com o Marca, Florentino Pérez está esperando definir o novo treinador do Real Madrid para propor um novo contrato ao centroavante de 20 anos.


campbell
Joel Campbell
Idade: 20 anos
Posição: Atacante
Clube: Bétis

O costa-riquenho que deixou más impressões no Arsenal revitalizou sua carreira no curto período que está na Andaluzia. Emprestado pelo clube londrino ao Bétis, Campbell substituiu à altura Jorge Molina e Rubén Castro em determinada partidas. Forte fisicamente, ele se destaca pelo bom chute. Após a boa temporada, o treinador do Arsenal, Arséne Wenger, resolveu dar uma nova chance ao atacante, que irá retornar ao Emirates Stadium. No Benito Villamarín, Campbell certamente não desapontou os torcedores verdiblancos.

campana

José Campaña
Idade: 20 anos
Posição: Meio-campista

O cerebral meio-campista andaluz é tratado há anos como o canterano mais promissor da base do Sevilla. Um dos principais responsáveis pelo título da Espanha na Eurocopa Sub-19 em 2011, Campaña deu um passo importante para se firmar no clube nervionense. Dono de um passe apurado e uma ótima visão de jogo, ganhou moral com Unai Emery, que o efetivou no elenco principal e pretende utilizá-lo com mais frequência a partir da próxima temporada. Campaña é mais um nome de uma escola espanhola que tem formado excelentes meio-campistas nos últimos anos.

ramalho
Jonas Ramalho
Idade: 20 anos
Posição: Lateral direito
Clube: Athletic Bilbao

Filho de pai angolês e mãe basca, Ramalho tornou-se, no final de 2011, o primeiro jogador negro a estrear com o uniforme do Athletic Bilbao. Sua temporada de afirmação, no entanto, foi 2012-2013, o que lhe rendeu uma convocação à seleção sub-19 da Espanha. Lateral que apoia o campo ofensivo a todo o momento, ele foi elogiado por Bielsa, responsável por sua estreia no time A. Com o argentino, que não irá mais treinar o Athletic, Ramalho chegou a aparecer na linha de três do meio-campo em alguns jogos.

baptistao

Leo Baptistao
Idade: 19 anos
Posição: Meia-atacante
Clube: Atlético de Madrid

Novo contratado do Atlético de Madrid para a temporada 2012-2013, Leo Baptistao se destacou, no entanto, no Rayo Vallecano. Após passar por um pesadelo e ter sua sua carreira em xeque, graças a uma lesão na clavícula, o brasileiro, natural de Santos, viveu sua redenção. Apelidado de Cristiano Ronaldo de Vallecas pela torcida franjiroya, Leo deu uma pequena mostra do que poderia fazer logo na primeira rodada, quando entrou no decorrer do jogo e marcou o gol da vitória contra o Bétis. Nas primeiras sete rodadas, Baptistao chegou ao incrível número de sete gols e quatro assistências, algo que nem Messi havia conseguido aos 19 anos.

bartra

Marc Bartra
Idade: 22 anos
Posição: Zagueiro
Clube: Barcelona

Tratado há anos como a joia de ouro das canteras blaugranas, Bartra finalmente teve as chances que esperava em 2012-2013. Principalmente por ter visto um sistema defensivo desfalecido na reta final da temporada, Tito Vilanova teve que se render ao central nascido em Tarragona. Ele colheu bons frutos com o bom posicionamento e categoria na saída de bola. Um ano antes, foi eleito o melhor zagueiro da Liga Adelante pelo Barça B. No entanto, na Uefa Champions League, não foi páreo para o super ataque do Bayern de Munich. Durante a temporada, ele ganhou a ficha exclusiva de um jogador do time A, renovando seu contrato até 2015.

torres

Oliver Torres
Idade: 18 anos
Posição: Meio-campista
Clube: Atlético de Madrid

Um dos jogadores sub-19 mais promissores do futebol espanhol, Oliver Torres é bastante querido pela torcida colchonera. Por suas ótimas exibições nas categorias inferiores, começou a ser tratado como uma futura estrela. E não é para menos: há tempos que o Atlético não revela um nome tão promissor como Fernando Torres. Habilidoso, a tendência é que mostre mais desenvoltura na próxima temporada, quando o time treinado por Simeone terá que dividir suas atenções entre Liga, Copa e Uefa Champions League.

varane

Raphael Varane
Idade: 19 anos
Posição: Zagueiro
Clube: Real Madrid

Anular o melhor jogador do mundo uma vez pode ser considerado sorte. Mas e quando isso acontece mais de uma vez? O responsável por esse feito é Varane, que simplesmente não deixou Messi em paz nos duelos da Copa do Rei. Indicado por Zidane, o francês chamou a atenção dos fãs de futebol após os confrontos contra o Barcelona. Sua capacidade para recuperar bolas é louvável, além do excelente vigor físico. Rápido e excelente na disputa pelo alto, Varane tem a faca e o queijo nas mãos para fazer história em Chamartín.

garcia
Ruben García
Idade: 19 anos
Posição: Meia-atacante
Clube: Levante

É outro jogador que tem se destacado nas divisões de base da seleção espanhola. Proporcionalmente, Rubén García é a mais grata surpresa da temporada. Atuou em 28 jogos, anotou cinco gols e deu quatro assistências. Rápido, técnico, bom passador e com muito fôlego, Rúben esteve a um passo de acertar com o principal rival do Levante, o Valencia, mas desistiu e resolveu ficar no clube azulgrená. Com Caparrós, que adora trabalhar com jovens, é provável que seu belo futebol evolua mais.

longo
Samuele Longo
Idade: 21 anos
Posição: Atacante
Clube: Espanyol

Presença constante nas seleções de base da Itália, Longo foi emprestado ao Espanyol pela Inter para ganhar mais experiência. Ele fez apenas três gols em 16 jogos (dez como titular), mas passou boa impressão aos péricos. Atacante completo, Longo joga em todas as posições do ataque e tem ótimo chute com os dois pés. Um jogador em formação, que deve explodir nos próximos anos.

Comentários

Jornalista, carioca e apaixonado pela Liga Espanhola desde a época em que Rivaldo, Zidane, Figo e Raúl foram seus professores. Colaborou para o programa [email protected] da Rádio Globo São Paulo falando sobre o futebol do país das touradas. Repórter da Super Rádio Tupi.