Sem jogos pela temporada de clubes, nesta semana a Europa volta seus olhos para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Serão 15 jogos, alguns podendo decidir a vida de algumas seleções. Vamos a uma pequena análise de cada grupo.
Classificado diretamente
Repescagem
Chances de classificação apenas via repescagem
Eliminado
Grupo A
1 – Bélgica – 16 pontos
2 – Croácia – 16 pontos
3 – Sérvia – 7 pontos
4 – País de Gales – 6 pontos
5 – Macedônia – 4 pontos
6 – Escócia – 2 pontos
Croácia x Escócia
Bélgica x Sérvia –15:45, Sportv3
A já eliminada Escócia não deve oferecer muitas dificuldades para a Croácia, que além da vitória busca aumentar seu saldo de gols. No outro jogo, uma cambaleante Sérvia visita a Bélgica, na sua última tentativa de chegar pelo menos à repescagem. Caso Croácia e Bélgica vençam seus jogos, todas as outras equipes já estarão eliminadas, restando apenas a luta entre ambas para ver quem classifica diretamente e quem vai para a repescagem.
Grupo B
1 – Itália – 13 pontos
2 – Bulgária – 10 pontos
3 – R. Tcheca – 8 pontos
4 – Dinamarca – 6 pontos
5 – Armênia – 3 pontos
6 – Malta – 0 ponto
Armênia x Malta
07/6 R. Tcheca x Itália – 15:45, Sportv2 e ESPN
Armênia e Malta fazem um jogo de poucos atrativos, já que são duas equipes fracas e sem qualquer pretensão de ir à Copa do Mundo. Já R. Tcheca x Itália é muito importante para o grupo, pois uma vitória da Itália deixaria a Azzurra com 6 pontos a mais que a vice-líder Bulgária, enquanto uma vitória tcheca deixaria o selecionado de Bílek na vice-liderança da chave.
Grupo C
1 – Alemanha – 16 pontos
2 – Áustria – 8 pontos
3 – Suécia – 8 pontos
4 – Irlanda – 8 pontos
5 – Cazaquistão – 1 ponto
6 – Ilhas Faroe – 0 ponto
Áustria x Suécia
Irlanda x Ilhas Faroe
Dois confrontos envolvendo três equipes que lutam para garantir a vaga na repescagem. A Áustria recebe a Suécia e precisa vencer para seguir na disputa, já que tem o mesmo número de pontos que o adversário, porém com um jogo a mais. Para os suecos, a vitória significa continuar sonhando com a vaga direta, já que o time tem dois jogos a menos que a Alemanha e um confronto direto com os comandados de Löw pela frente. A Irlanda recebe a lanterna Ilhas Faroe e precisa vencer bem, pois tem um jogo a mais que a Suécia e saldo de gols bem inferior.
Grupo D
Sem jogos nessa rodada. A próxima acontece apenas em setembro de 2013.
Grupo E
1 – Suíça – 11 pontos
2 – Islândia – 9 pontos
3 – Albânia – 9 pontos
4 – Noruega – 7 pontos
5 – Chipre – 4 pontos
6 – Eslovênia – 3 pontos
Albânia x Noruega
Islândia x Eslovênia
Suíça x Chipre
Se em setembro de 2012 alguém falasse que Islândia e Albânia estariam com boas chances de ir à Copa do Mundo disputando com Noruega, Suíça e Eslovênia, seria chamado de louco. Porém, é exatamente o que acontece atualmente. A Albânia recebe a Noruega com a confiança elevada pela vitória no jogo de ida e pensando em repetir o feito. O mesmo se aplica à Islândia, que venceu a Eslovênia fora de casa na última rodada. A líder Suíça contará com Shaquiri, Inler e companhia para vencer Chipre e continuar na ponta da tabela.
Grupo F
1 – Rússia – 12 pontos
2 – Israel – 11 pontos*
3 – Portugal – 11 pontos
4 – Irlanda do Norte – 3 pontos
5 – Azerbaijão – 3 pontos
6 – Luxemburgo – 3 pontos
Azerbaijão x Luxemburgo
07/6 – Portugal x Rússia – 16:45, ESPN BR
No jogo mais importante de Portugal desde a semifinal da última Euro, os comandados de Paulo Bento recebem a Rússia de Capello. A conta é simples: vencer ou praticamente dar adeus à vaga direta. Além de um ponto a mais na classificação, a Rússia tem dois jogos a menos que a equipe de Cristiano Ronaldo. No outro jogo da rodada, ambas as equipes estão praticamente fora da disputa.
Grupo G
1 – Bósnia Herzegovina – 13 pontos
2 – Grécia – 10 pontos
3 – Eslováquia – 8 pontos
4 – Lituânia – 5 pontos
5 – Letônia – 4 pontos
6 – Liechtenstein – 1 ponto
07/6 – Letônia x Bósnia – 13:30, Sportv2
Liechtenstein x Eslováquia
Lituânia x Grécia
Líder, invicta e com o terceiro ataque mais eficiente das Eliminatórias, a Bósnia visita a Letônia pensando em nada além da vitória para continuar na ponta e, quem sabe, até aumentar a distância para a rival Grécia, que visita a Lituânia. De olho nesses confrontos, a Eslováquia visita Liechtenstein precisando vencer e torcendo contra Grécia e Bósnia para que possa continuar com esperanças de voltar à Copa do Mundo depois da boa campanha em 2010.
Grupo H
1 – Montenegro – 14 pontos
2 – Inglaterra – 12 pontos
3 – Polônia – 8 pontos
4 – Ucrânia – 8 pontos
5 – Moldávia – 4 pontos
6 – San Marino – 0 ponto
Moldávia x Polônia
Montenegro x Ucrânia
A Polônia tem nessa rodada sua derradeira chance de brigar pelo menos pela repescagem. O time visita a fraca Moldávia precisando vencer para encostar na Inglaterra, que tem um jogo a mais. Na mesma situação, a Ucrânia recebe a líder Montenegro, que também pensa em vencer para abrir 5 pontos de vantagem em relação aos ingleses, deixando-os com responsabilidade da vitória em todos os jogos que restam, inclusive no confronto direto com Montenegro.
Grupo I
1 – Espanha – 11 pontos
2 – França – 10 pontos
3 – Geórgia – 4 pontos
4 – Bielorrússia – 3 pontos
5 – Finlândia – 2 pontos
Finlândia x Bielorrúsia
O único jogo do grupo na rodada é uma partida sem qualquer atrativo, tendo em vista que Espanha e França dominam o grupo com folga.
Semana que vem voltamos com a situação dos grupos e comentários sobre jogos que serão realizados no dia 11. Até lá!
*Apesar de estar em segundo no Grupo F, Israel hoje estaria fora da repescagem. São 9 grupos para apenas 8 vagas na repescagem e como o Grupo H tem apenas 5 participantes em vez dos 6 dos outros grupos, o critério adotado foi descartar os pontos obtidos pelos times que estão em segundo em cada grupo contra o lanterna do respectivo grupo. Israel fez 6 dos seus 11 pontos contra Luxemburgo – lanterna da sua chave – e por isso está com apenas 5 pontos no ranking da repescagem. Segue o ranking e quanto cada time fez contra o lanterna da sua respectiva chave.
1 – Croácia – 16 pontos, nenhum jogo contra a Escócia
2 – França – 10 pontos, grupo com 5 equipes, sem descarte
3 – Grécia – 10 pontos, nenhum jogo contra Liechtenstein
4 – Hungria – 8 pontos, 1 jogo contra Andorra, 3 pontos descartados
5 – Bulgária – 7 pontos, 1 jogo contra Malta, 3 pontos descartados
6 – Inglaterra – 6 pontos, 2 jogos contra San Marino, 6 pontos descartados
7 – Islândia – 6 pontos, 1 jogo contra a Eslovênia, 3 pontos descartados
8 – Áustria – 5 pontos, 1 jogo contra as Ilhas Faroe, 3 pontos descartados
9 – Israel – 5 pontos, 2 jogos contra Luxemburgo, 6 pontos descartados
Israel perde para a Áustria no saldo de gols.