Rodada das Eliminatórias da Europa

  • por Igor Leal da Fonseca
  • 8 Anos atrás

Sem jogos pela temporada de clubes, nesta semana a Europa volta seus olhos para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Serão 15 jogos, alguns podendo decidir a vida de algumas seleções. Vamos a uma pequena análise de cada grupo.

Classificado diretamente

Repescagem

Chances de classificação apenas via repescagem

Eliminado

Grupo A

1 – Bélgica – 16 pontos

2 – Croácia – 16 pontos

3 – Sérvia – 7 pontos

4 – País de Gales – 6 pontos

5 – Macedônia – 4 pontos

6 – Escócia – 2 pontos

Croácia x Escócia

Bélgica x Sérvia –15:45, Sportv3

A já eliminada Escócia não deve oferecer muitas dificuldades para a Croácia, que além da vitória busca aumentar seu saldo de gols. No outro jogo, uma cambaleante Sérvia visita  a Bélgica, na sua última tentativa de chegar pelo menos à repescagem. Caso Croácia e Bélgica vençam seus jogos, todas as outras equipes já estarão eliminadas, restando apenas a luta entre ambas para ver quem classifica diretamente e quem vai para a repescagem.


Grupo B


1 – Itália – 13 pontos
2 – Bulgária – 10 pontos
3 – R. Tcheca – 8 pontos
4 – Dinamarca – 6 pontos
5 – Armênia – 3 pontos
6 – Malta – 0 ponto

Armênia x Malta 
07/6 R. Tcheca x Itália – 15:45, Sportv2 e ESPN

Armênia e Malta fazem um jogo de poucos atrativos, já que são duas equipes fracas e sem qualquer pretensão de ir à Copa do Mundo. Já R. Tcheca x Itália é muito importante para o grupo, pois uma vitória da Itália deixaria a Azzurra com 6 pontos a mais que a vice-líder Bulgária, enquanto uma vitória tcheca deixaria o selecionado de Bílek na vice-liderança da chave.

Grupo C

1 – Alemanha – 16 pontos
2 – Áustria – 8 pontos
3 – Suécia – 8 pontos
4 – Irlanda – 8 pontos
5 – Cazaquistão – 1 ponto
6 – Ilhas Faroe – 0 ponto

Áustria x Suécia 
Irlanda x Ilhas Faroe

Dois confrontos envolvendo três equipes que lutam para garantir a vaga na repescagem. A Áustria recebe a Suécia e precisa vencer para seguir na disputa, já que tem o mesmo número de pontos que o adversário, porém com um jogo a mais. Para os suecos, a vitória significa continuar sonhando com a vaga direta, já que o time tem dois jogos a menos que a Alemanha e um confronto direto com os comandados de Löw pela frente. A Irlanda recebe a lanterna Ilhas Faroe e precisa vencer bem, pois tem um jogo a mais que a Suécia e saldo de gols bem inferior.

Grupo D

Sem jogos nessa rodada. A próxima acontece apenas em setembro de 2013.

Grupo E

1 – Suíça – 11 pontos
2 – Islândia – 9 pontos
3 – Albânia – 9 pontos
4 – Noruega – 7 pontos
5 – Chipre – 4 pontos
6 – Eslovênia – 3 pontos

Albânia x Noruega
Islândia x Eslovênia
Suíça x Chipre

Se em setembro de 2012 alguém falasse que Islândia e Albânia estariam com boas chances de ir à Copa do Mundo disputando com Noruega, Suíça e Eslovênia, seria chamado de louco. Porém, é exatamente o que acontece atualmente. A Albânia recebe a Noruega com a confiança elevada pela vitória no jogo de ida e pensando em repetir o feito. O mesmo se aplica à Islândia, que venceu a Eslovênia fora de casa na última rodada. A líder Suíça contará com Shaquiri, Inler e companhia para vencer Chipre e continuar na ponta da tabela.

Grupo F

1 – Rússia – 12 pontos
2 – Israel – 11 pontos*
3 – Portugal – 11 pontos
4 – Irlanda do Norte – 3 pontos
5 – Azerbaijão – 3 pontos
6 – Luxemburgo – 3 pontos

Azerbaijão x Luxemburgo
07/6 – Portugal x Rússia – 16:45, ESPN BR

No jogo mais importante de Portugal desde a semifinal da última Euro, os comandados de Paulo Bento recebem a Rússia de Capello. A conta é simples: vencer ou praticamente dar adeus à vaga direta. Além de um ponto a mais na classificação, a Rússia tem dois jogos a menos que a equipe de Cristiano Ronaldo. No outro jogo da rodada, ambas as equipes estão praticamente fora da disputa.

Grupo G

1 – Bósnia Herzegovina – 13 pontos
2 – Grécia – 10 pontos
3 – Eslováquia – 8 pontos
4 – Lituânia – 5 pontos
5 – Letônia – 4 pontos
6 – Liechtenstein – 1 ponto

07/6 – Letônia x Bósnia – 13:30, Sportv2
Liechtenstein x Eslováquia
Lituânia x Grécia

Líder, invicta e com o terceiro ataque mais eficiente das Eliminatórias, a Bósnia visita a Letônia pensando em nada além da vitória para continuar na ponta e, quem sabe, até aumentar a distância para a rival Grécia, que visita a Lituânia. De olho nesses confrontos, a Eslováquia visita Liechtenstein precisando vencer e torcendo contra Grécia e Bósnia para que possa continuar com esperanças de voltar à Copa do Mundo depois da boa campanha em 2010.

Grupo H 

1 – Montenegro – 14 pontos
2 – Inglaterra – 12 pontos
3 – Polônia – 8 pontos
4 – Ucrânia – 8 pontos
5 – Moldávia – 4 pontos
6 – San Marino – 0 ponto

Moldávia x Polônia
Montenegro x Ucrânia

A Polônia tem nessa rodada sua derradeira chance de brigar pelo menos pela repescagem. O time visita a fraca Moldávia precisando vencer para encostar na Inglaterra, que tem um jogo a mais. Na mesma situação, a Ucrânia recebe a líder Montenegro, que também pensa em vencer para abrir 5 pontos de vantagem em relação aos ingleses, deixando-os com responsabilidade da vitória em todos os jogos que restam, inclusive no confronto direto com Montenegro.

Grupo I

1 – Espanha – 11 pontos
2 – França – 10 pontos
3 – Geórgia – 4 pontos
4 – Bielorrússia – 3 pontos
5 – Finlândia – 2 pontos

Finlândia x Bielorrúsia

O único jogo do grupo na rodada é uma partida sem qualquer atrativo, tendo em vista que Espanha e França dominam o grupo com folga. 

Semana que vem voltamos com a situação dos grupos e comentários sobre jogos que serão realizados no dia 11. Até lá!

*Apesar de estar em segundo no Grupo F, Israel hoje estaria fora da repescagem. São 9 grupos para apenas 8 vagas na repescagem e como o Grupo H tem apenas 5 participantes em vez dos 6 dos outros grupos, o critério adotado foi descartar os pontos obtidos pelos times que estão em segundo em cada grupo contra o lanterna do respectivo grupo. Israel fez 6 dos seus 11 pontos contra Luxemburgo – lanterna da sua chave – e por isso está com apenas 5 pontos no ranking da repescagem. Segue o ranking e quanto cada time fez contra o lanterna da sua respectiva chave.

1 – Croácia – 16 pontos, nenhum jogo contra a Escócia

2 – França – 10 pontos, grupo com 5 equipes, sem descarte

3 – Grécia – 10 pontos, nenhum jogo contra Liechtenstein

4 – Hungria – 8 pontos, 1 jogo contra Andorra, 3 pontos descartados

5 – Bulgária – 7 pontos, 1 jogo contra Malta, 3 pontos descartados

6 – Inglaterra – 6 pontos, 2 jogos contra San Marino, 6 pontos descartados

7 – Islândia – 6 pontos, 1 jogo contra a Eslovênia, 3 pontos descartados

8 – Áustria – 5 pontos, 1 jogo contra as Ilhas Faroe, 3 pontos descartados

9 – Israel – 5 pontos, 2 jogos contra Luxemburgo, 6 pontos descartados

Israel perde para a Áustria no saldo de gols.

Comentários

33 anos, morador do Rio de Janeiro. Rubro Negro de coração, apaixonado pelo Maracanã, tem no Barcelona o exemplo de clube para o que entende como futebol perfeito, dentro e fora do campo. Estudioso da memória do futebol, tem nessa sua área de maior atuação no site, para preservar a memória do esporte. Dedica especial atenção aos times mais alternativos, equipes que tiveram grandes feitos, mas que não são tão lembradas quanto as maiores do mundo. Curte também futebol do centro e do leste da Europa, com uma coluna semanal dedicada ao assunto. Um Doente muito antes de fazer parte desse manicômio, sua primeira memória acadêmica é uma redação sobre o Zico, na qual tirou 10 e a mesma foi para o mural da escola. Nunca trabalhou com futebol dessa forma, mas adora o que faz junto com o restante do pessoal e se pergunta o porquê de não ter começado com isso antes. Espera recuperar o ''tempo perdido''. Acha Lionel Messi o melhor que viu jogar e tem em Zico, Petkovic e Ronaldo Angelim como heróis.