Copa das Confederações: Taiti

  • por Osmar Júnior
  • 8 Anos atrás

Taiti 1

TAITI é a maior ilha da Polinésia Francesa, mas em 2012 deixou de ser conhecido apenas pelas praias espetaculares para ganhar seus 15 minutos de fama no futebol.

Em um continente dominado por (principalmente) Austrália e Nova Zelândia, qualquer outra seleção da Oceania tinha muitas dificuldades para conquistar qualquer destaque. Mas a migração australiana para a federação asiática abriu uma vaga para postulante a eterno vice da Nova Zelândia. 

Surpreendentemente, na Copa da Oceania de 2012, a final foi totalmente alternativa, entre Nova Caledônia e Taiti. Melhor para os taitianos, que, além de conquistarem um título inédito, carimbaram o passaporte para a Copa das Confederações deste ano, no Brasil, seu primeiro torneio fora do continente.

LOCALIZAÇÃO

tahiti

ATUAÇÃO

Por se tratar de uma seleção semiamadora, o Taiti tem realizados poucos amistosos. Contando com poucos jogadores profissionais, a seleção é reunida basicamente apenas para as competições da Oceania.

CC - Taiti 442 new2

ELENCO

Comandados pelo técnico Eddy Etaeta, o grande objetivo do Taiti é conquistar ao menos um empate, visto que uma vitória, seja ela contra Espanha, Uruguai ou Nigéria, é quase utópica. O principal destaque da equipe, é o defensor Nicolas Vallar, com passagens por Montpellier, da França, e Penafiel, de Portugal.

Goleiros
1. Michael Roche (Dragon)
22. Gilbert Meriel (Tefana)
23. Xavier Samin (Dragon)

Defensores
4. Teheivarii Ludivion (Tefana)
5. Tamatoa Wagemann (Dragon)
8. Stephane Faatiarau (Tefana)
10. Nicolas Vallar (Dragon)
12. Edson Lemaire (Dragon)
14. Rainui Aroita (Tamarii Faa’a)
19. Vincent Simon (Dragon)
20. Yannick Vero (Dragon)

Meias
6. Henri Caroine (Dragon)
7. Heimano Bourebare (Dragon)
11. Stanley Atani (Tefana)
15. Lorenzo Tehau (Tefana)
16. Ricky Aitamai (Vénus)
17. Jonathan Tehau (Dragon)
18. Yohann Tihoni (Roniu)

Atacantes
2. Alvin Tehau (Tefana)
3. Marama Vahirua (Panthrakikos/GRE)
9. Teaonui Tehau (Dragon)
13. Steevy Chong Hue (Dragon)
21. Samuel Hnanyine (Dragon)

DESTAQUES:

TAI - Vallar TAI - Vahirua TAI - Samin

ESTATÍSTICA

Desde que as seleções da Oceania participam do torneio, é a primeira vez que uma seleção diferente de Austrália ou Nova Zelândia entra na disputa. No Brasil, o Taiti enfrentará a atual campeã mundial e bicampeã europeia Espanha, o campeão da Copa América Uruguai e a campeã da Copa das Nações Africanas Nigéria.

No caminho até as terras tupiniquins, o Taiti disputou e venceu 5 partidas. Na 1ª fase, venceu Samoa por 10×1, Nova Caledônia por 4×3 e Vanuatu por 4×1. Nas semifinais, eliminou as Ilhas Salomão por 1×0. Na grande final, venceu novamente a Nova Caledônia, por 1×0, para histeria dos nativos da ilha.

CONTRA O BRASIL

A seleção taitiana jamais enfrentou o Brasil, e um duelo nesta edição é altamente improvável. Se pelo menos tivessem caído no mesmo grupo…

CHANCES

Nesta edição da Copa das Confederações, o Taiti estará a passeio. Qualquer resultado que não seja uma derrota (por goleada) será comemorado pelos taitianos. Com uma seleção semiamadora, é praticamente impossível fazer frente a 3 seleções campeãs continentais que contam com atletas profissionais de alto rendimento no futebol europeu, como Xavi, Suárez e Mikel, por exemplo. Um empate, em qualquer uma das três partidas, já será histórico. Em 2014, não se verá o Taiti no Brasil novamente, pois a seleção já está eliminada das Eliminatórias da Oceania.

Taiti

Comentários

Nascido e residente em Araxá/MG. Apaixonado por esportes em geral, dedica boa parte de seu tempo acompanhando futebol. Tem um carinho todo especial por histórias de equipes alternativas e times de divisões inferiores. Nas horas vagas, relaxa praticando mountain bike.