Van Persie próximo de recorde pela Holanda

  • por João Rabay
  • 8 Anos atrás

Atacante do Manchester United se aproxima do topo da artilharia da seleção

VAN-PERSIE-6

Você sabe quem é o maior artilheiro da história da Seleção Holandesa? Talvez os nomes Cruyff e Van Basten tenham surgido de imediato em sua cabeça. Se esse foi o caso, você errou. Tanto o símbolo da Laranja Mecânica quanto o artilheiro da Euro 88 estão longe do topo da lista, encabeçada por ninguém mais, ninguém menos que Patrick Kluivert.

Kluivert marcou 40 gols pela Seleção, entre amistosos e competições, entre novembro de 1994 e junho de 2004. Ele é seguido por Dennis Bergkamp, que marcou 37 vezes, e por Faas Wilkes, Ruud van Nistelrooy e Robin van Persie, todos com 35. Cruyff fez 33 gols pela Seleção, enquanto van Basten marcou apenas 24.

Ontem, Van Persie marcou um gol de pênalti no amistoso contra a China. Com isso, o atual “bi-artilheiro” da Premier League precisa de apenas cinco gols para igualar Kluivert, e de seis para se tornar o maior artilheiro da Seleção da Holanda. Vale destacar também Klaas-Jan Huntelaar, que, até o início desta semana, estava empatado com van Persie com 34 tentos. O jogador do Schalke, porém, não tem sido convocado e não joga pela Seleção desde outubro.

Para terminar, uma observação sobre os números de Cruyff: ele marcou seus 33 gols em apenas 48 jogos, atingindo média de 0,68 gols/jogo. Kluivert tem média de 0,50, e van Persie de 0,46.

Comentários

Jornalista. Doente por futebol bem jogado e inimigo de jogadores que desistem da bola para cavar falta e de atacantes "úteis porque marcam os laterais".