Viktoria Plzeň – Campeão Tcheco

  • por Vicente Freitas
  • 7 Anos atrás

FCVP

Neste sábado, 1º de junho de 2013, o Viktoria Plzeň obteve o título do Campeonato Tcheco de futebol, a Gambrinus Liga. A equipe bateu, fora de casa, na última rodada, o Hradec Kralove, pelo placar foi 3×0.

Com o resultado, a equipe da Região da Boêmia garantiu o direito de participar da Pré-Champions, entrando na segunda ronda, e tentará repetir o feito de 2011/12, quando figuraram, de modo surpreendente, na fase de grupos da grande competição européia, vindo do inédito título tcheco de sua história.

O campeão tcheco é um clube de médio porte, que vem obtendo suas grandes conquistas nessa década, já que de 1993 (quando começou o campeonato tcheco em si, com o fim da Tchecoslováquia) a 1999, o máximo obtido pela equipe fora um 5º lugar. No ano de 1999, começou o “efeito ioiô”, com a alternância de descensos e ascensões, tendo subido a última vez, agora para ficar, em 2005.

O FC Viktoria Plzeň, após essa readaptação à elite, conseguiu seu tão sonhado título em 2010/2011 e consagrou-se bicampeão na atual temporada, vindo de um terceiro lugar no ano passado. O fato aponta que o Viktoria Plzeň está solidificando seu lugar entre os emergentes do Leste Europeu.

Comentários

Pernambucano. Formado em Direito, pela UFPE. “Sofredor” do Santa Cruz FC e apaixonado pelos Aurinegros de Dortmund, acompanha o Tottenham Hotspurs na Premier League. Germanófilo e Eslavófilo, apesar de não saber nada em alemão, muito menos em russo, tcheco ou polonês. Entende que o futebol perfeito seria uma mistura de verticalidade e disciplina tática alemã, técnica e elegância argentina e raça uruguaia. É fã de Nedved, Pirlo, Zidane, Romário, Kahn, Messi. Tem raiva de não ter visto Puskas, Heleno de Freitas, Cruyff, Pelé, Maradona, Sammer e nem Beckenbauer jogar.