Bruma, a nova joia portuguesa

  • por Levy Guimarães
  • 6 Anos atrás
Foto: reprodução - Bruma tem sido destaque da seleção portuguesa nas categorias de base

Foto: reprodução – Bruma tem sido destaque da seleção portuguesa nas categorias de base

Mais uma grande promessa vinda das categorias de base do Sporting começa a ganhar destaque não só no futebol português, como já chama a atenção de outros grandes centros europeus. Armindo Tué Na Bangna, ou simplesmente Bruma, é um winger/ponta de 18 anos que se destaca pela velocidade, habilidade e pela qualidade na finalização, além de jogar tanto pelo lado esquerdo como direito. Essas características te lembram algum craque português? Pois o jovem destro já foi comparado até mesmo a Cristiano Ronaldo. Mas evidentemente, qualquer comparação no momento é precipitada. Bruma tem um longo caminho a percorrer e muito o que provar.

Nascido em Guiné-Bissau, mudou-se para Portugal na infância e ingressou nas categorias de base do Sporting aos 12 anos. Após se destacar em todas as camadas por que passou, chegou à equipe B dos Leões no ano passado, onde também esteve em evidência na II Liga, a segunda divisão portuguesa. Enquanto fez parte do time, o Sporting B se manteve por um bom tempo na vice-liderança da competição, e a pressão para que fosse promovido ao time principal começava a aumentar.

Foto: reprodução - Jogado na fogueira, o atacante correspondeu no time principal

Foto: reprodução – Jogado na fogueira, o atacante correspondeu no time principal

Já em fevereiro deste ano, veio o primeiro desafio da carreira: estrear em um Sporting em crise, no meio da tabela da Liga Sagres, extremamente pressionado pela campanha vergonhosa que fazia. Ao lado de outros companheiros de time B, como Eric Dier, Tiago Ilori e Zézinho, dentre outros, teria a responsabilidade de dar à torcida uma sequência de temporada digna. E Bruma não decepcionou.

Logo em sua segunda partida como profissional ele foi decisivo, marcando um belo gol (vídeo) na vitória por 3×2 sobre o Gil Vicente. Mesmo tendo apenas 13 partidas como jogador do time principal, conquistou rapidamente a confiança da torcida com seus dribles, arrancadas e assistências, tendo sido peça importante no fim da temporada.

[youtube id=”10b9KDw-QnU” width=”620″ height=”360″]

Em seguida veio o Mundial sub-20 e a confirmação do bom potencial do jogador. Apesar de Portugal ter sido eliminado nas quartas-de-final por Gana, na prorrogação, Bruma foi o artilheiro do torneio com 5 gols – ao lado do espanhol Jesé – e um dos principais jogadores da competição. A partir daí, o atleta chamou a atenção de diversos clubes de ponta da Europa, como Chelsea e os Manchesters United e City, e até mesmo do rival Porto, que estuda fazer uma proposta pelo atacante.

[youtube id=”0X6xpC3qnQQ” width=”620″ height=”360″]

A situação de Bruma é de total indefinição. O Sporting tenta insistentemente renovar o contrato do atleta, mas há um impasse entre atleta e diretoria. Segundo a imprensa portuguesa, no momento não há nenhuma proposta concreta, mas vários clubes já sondam o jogador e devem tentar negociar com o clube até o fim da janela de transferências.

Talvez para um início de carreira seja melhor para Bruma ficar no futebol português para se adaptar melhor à rotina profissional e se sentir mais à vontade estando em casa. Mas é quase inevitável que, em pouco tempo, figure em uma equipe de topo do futebol europeu. Fica o aguardo para sabermos até onde pode ir a promessa sportinguista.

Comentários

Estudante de Jornalismo e redator no Placar UOL Esporte, belo-horizontino, apaixonado por esportes e Doente por Futebol. Chega ao ponto de assistir a jogos dos campeonatos mais diversos e até de partidas bem antigas, de décadas atrás.