O lendário ex-goleiro do Manchester City Bert Trautmann, que é mundialmente conhecido por ter disputado a final da Copa da Inglaterra de 1956 mesmo tendo quebrado o pescoço durante a partida, morreu ontem (19) aos 89 anos.
O alemão fez mais de 500 jogos com a camisa azul de Manchester entre 1949 e 1964, vencendo a Copa da Inglaterra de 56 e o prêmio de melhor jogador da Inglaterra no mesmo ano.
Trautmann desembarcou na Inglaterra como um prisioneiro de guerra – na ocasião, aproximadamente 20 mil pessoas protestaram contra sua contratação. No entanto, o alemão deu a volta por cima e foi o primeiro estrangeiro a vencer o prêmio de Futebolista do Ano da Inglaterra. Além disso, recebeu uma Ordem do Império Britânico (OBE – Order of the British Empire) por ter ajudado nas relações Anglo-Germânicas.
Trautmann morreu aos 89 anos, em Valencia, em sua casa. A causa ainda não é conhecida, mas, segundo a esposa do alemão, ele havia sofrido dois ataques cardíacos no início do ano.
[youtube id=-isJTLLWR08]
Melhores momentos da final da FA Cup de 1956.
“Houve apenas dois goleiros que foram de classe mundial. Um deles foi Lev Yashin, o outro foi o menino alemão que jogou no Manchester: Trautmann.” – Lev Yashin.