Mourinho elogia jovens do Chelsea, mas não cita Lucas Piazón

fffff

Lucas Piazón poderá ser emprestado novamente pelo Chelsea (Foto: Reprodução)

No fim do último mês de maio, a imprensa britânica já dava como certa a volta do treinador português José Mourinho ao Chelsea. E, pouco tempo depois, ele foi anunciado oficialmente pelos Blues.

Neste instante, um jogador brasileiro, jovem, talentoso e de sorriso fácil, ganhou outro grande motivo para sorrir. O atleta em questão é o meio-campo Lucas Piazón, que, até o momento, não vinha sendo aproveitado como gostaria pelo técnico espanhol Rafael Benítez – foi até emprestado ao Málaga – e que via na chegada de Mourinho uma nova oportunidade para mostrar serviço. Ele sentia que era o momento ideal para se firmar no clube.

Piazón, no entanto, já entendia àquela altura que ser titular do Chelsea seria algo difícil. Mas o garoto de 19 anos estava esperançoso com a possibilidade de fazer, pelo menos, parte dos planos do comandante português para a temporada que se inicia agora em agosto.

“Estou animado. Vai mudar tudo, não é? Vamos ver como vai ser lidar com um cara fera como o Mourinho, mas acho que vai ser legal”, declarou o jogador, em entrevista à ESPN Brasil no dia 11 do mês passado.

“Eu vou voltar para fazer a pré-temporada com eles [já está fazendo, em Tour do clube inglês pela Ásia] e será o Mourinho quem vai decidir se eu vou ficar, se eu vou jogar”.

De fato, o técnico português ainda não deu uma resposta concreta sobre a permanência de Piazón, mas garantiu que três jogadores jovens, que estão com o elenco na pré-temporada, estão prontos para entrar na equipe do Chelsea. E Lucas não está entre os nomes citados.

Mourinho se referia ao atacante belga Romelu Lukaku, de 20 anos, ao meio-campo e também belga Kevin de Bruyne, de 22 anos, e ao zagueiro tcheco Tomas Kalas, de 20 anos.

fdfdfd

Kevin de Bruyne (à esquerda) e Tomas Kalas: os dois foram exaltados por Mourinho (Foto: Reprodução)

“Eles são muito jovens e têm espaço para se desenvolverem. Eles estarão melhores ano após ano e eu posso imaginar que, em cinco anos, eles estarão muito melhores do que hoje. Mas aquilo que eles têm hoje é mais do que suficiente para fazer parte do elenco”, afirmou Mourinho sobre o trio na última quarta-feira.

Lukaku foi contratado em 2011 junto ao Anderlecht da Bélgica por 18 milhões de libras. Depois, foi emprestado ao inglês West Bromwich para ganhar experiência na própria Premier League. De Bruyne chegou aos Blues no início de 2012, vindo do Genk, por um valor bem inferior ao do seu compatriota: 7 milhões de libras. Já Kalas, contratado em 2010 junto ao Sigma Olomuc, custou “apenas” 5 milhões de libras. E parece que agora o Chelsea começará a usufruir dessas negociações que, no total, chegaram a 30 milhões de libras (R$ 102,8 milhões em valores atuais).

d

Romelu Lukaku conta com o prestígio do técnico José Mourinho (Foto: Reprodução)

Ao não comentar sobre Lucas Piazón, Mourinho deixou a sensação de que o brasileiro ainda não está pronto. E a saída para esse caso seria novamente o empréstimo do atleta.

“Se for só para eu ficar no grupo, o Chelsea não vai aceitar e vai querer me emprestar para eu ganhar experiência. Talvez eu até volte para o próprio Málaga”, admitiu Piazón.

Mas, apesar do futuro incerto nos Blues, há algo muito valioso jogando no mesmo time de Lucas: o tempo!

Segundo informação do site Transfermarkt, o elenco do Chelsea tem hoje uma idade média de 25,3 anos, incluindo o experiente goleiro Mark Schwarzer, de 40.

E Lucas Piazón tem apenas 19 anos. Há tempo para ser emprestado novamente, ganhar mais experiência e voltar para ser feliz em Stamford Bridge.

Enquanto isso, a torcida dos Blues, sentindo a falta de Lucas, também se manifesta sobre o jovem jogador brasileiro.

“Eu estou tentando descobrir o que aconteceu com Piazón”, escreveu um torcedor, na página de notícias do clube no jornal britânico DailyMail.

Não é só o atleta que aguarda pela definição de seu futuro.

Comentários

Jornalista esportivo. Blogueiro na Gazeta Esportiva.com e colunista no Doentes por Futebol e Sportskeeda.com. E-mail: [email protected]