Quem é Asier Illarramendi, o novo contratado do Real Madrid?

  • por Victor Mendes Xavier
  • 7 Anos atrás

Por 38 milhões de euros, o Real Madrid oficializou na última sexta-feira, a contratação de Asier Illarramendi. Basco nascido em Mutriku, da província de Guipúzcoa, Illarramendi tornou-se a contratação espanhola mais cara da história do Real Madrid, deixando para trás Isco Román e Xabi Alonso. Aos 23 anos, o ex-jogador da Real Sociedad não é muito conhecido do público, mas a DPF fará questão de apresentar a nova contratação do time de Carlo Ancelotti.

Illarramendi, em sua apresentação no Real Madrid: sucessor de Xabi Alonso? (foto: Diário AS)

Illarramendi, em sua apresentação no Real Madrid: sucessor de Xabi Alonso? (foto: Diário AS)

Produto da excelente canteras da Real Sociedad, Illarramendi serviu ao time B do elenco basco por quatro temporadas, até que finalmente assegurasse um lugar na meia cancha da equipe principal. Depois de algumas aparições esporádicas na reta final da Liga 2010-2011, o volante assinou contrato exclusivo com o time A antes do início da temporada 2011-2012. No Anoeta, não tardou a assumir a titularidade do time. Nem mesmo uma contusão que o tirou dos gramados por três meses impediu sua progressão.

No entanto, o melhor de Illarramendi pela Real Sociedad ainda estava por vir. Precocemente, como em tudo em sua curta carreira, ele assumiu o papel de destaque na temporada 2012-2013. Peça-chave de uma Real Sociedad que encantou os fãs de futebol espanhol, ele foi um dos melhores volantes da Liga. Formando a espinha-dorsal do time ao lado de Vela, Griezzman, Xabi Prieto, Agirretxe e Iñigo Martínez, o jovem se destacou pelas roubadas de bola e as interceptações. Dono de um potente chute de longa distância, Illarramendi ficou conhecido por ser o famoso “cão de guarda” de uma equipe leve, solta e de estilo bastante agradável.

Vice-campeão europeu do Sub-17, em 2007, Illarramendi foi um dos destaques da Espanha que conquistou o Europeu da categoria sub-21 neste ano. Titular em todos os jogos, ele deixou uma boa amostra de sua qualidade contra a Alemanha, quando fez uma jogada típica de Iniesta.

Por outro lado, sua contratação deixa uma indagação: Xabi Alonso continuará no Real Madrid após a Copa de 2014? Segundo a imprensa espanhola, o plano de Zidane e Carlo Ancelotti é preparar Illarramendi para ser o sucessor de Xabi em Chamartín. Para muitos, ele e Luka Modric formarão a volância do Real Madrid nos próximos anos. Por questão de estilo de jogo, Asier está mais para Busquets do que para Xabi Alonso. Ele dá continuidade ao novo projeto de contratação do Real Madrid, que tem deixado de lado as estrelas já consagradas para apostar em jovens de qualidade, como Carvajal, Casemiro e Isco. Não há dúvidas de que o clube merengue assegurou uma das grandes promessas do futebol espanhol com essa contratação.

Comentários

Jornalista, carioca e apaixonado pela Liga Espanhola desde a época em que Rivaldo, Zidane, Figo e Raúl foram seus professores. Colaborou para o programa [email protected] da Rádio Globo São Paulo falando sobre o futebol do país das touradas. Repórter da Super Rádio Tupi.