River Plate para a próxima temporada

  • por Gustavo Ribeiro
  • 8 Anos atrás
Foto: Canchallena - Ramón Díaz durante os treinamentos de pré-temporada

Foto: Canchallena – Ramón Díaz durante os treinamentos de pré-temporada

Depois de encerrar o primeiro semestre de 2013 com o vice-campeonato do Torneo Final, o River Plate já inicia os preparativos para a próxima temporada, em que vai disputar o Torneo Inicial e a Copa Sulamericana. Com isso, serão duas as oportunidades de o time se classificar para a Copa Libertadores do ano que vem.

Até o momento, o clube realizou apenas quatro contratações: Carlos Carbonero, Osmar Ferreyra (seu contrato com o Independiente terminou e ele chegou de graça ao River), Jonathan Fabbro (Cerro Porteño) e Cristian Ledesma (renovou seu contrato).

Entre os novos jogadores, o meia Jonathan Fabbro é o principal nome. Com passagens por Guaraní e Cerro Porteño do Paraguai, além do Atlético Mineiro, o meia de 31 anos chega para aumentar a experiência de um elenco jovem, além de elevar o nível técnico do time.

Enquanto os reforços são raros, as dispensas não param de acontecer. No total, 14 jogadores não vão mais fazer parte do elenco Millonario. São eles: Rodrigo Mora (volta ao Benfica), Juan Manuel Iturbe (volta de empréstimo ao Porto), Mauro Díaz (FC Dallas), Luciano Vella (Unión), Carlos Arano (Huracán), David Trezeguet (descartado), Walter Acevedo (descartado), Leandro González Pirez (Racing Genk, Bélgica), Diego Martínez (descartado), Luciano Abecasis (Quilmes), Santiago Gallucci Otero (Godoy Cruz), Juan Cazares (Banfield), Ezequiel Cirigliano (Hellas Verona), Daniel Vega e Espíndola López (Instituto).

Entre as dispensas, a que mais gerou polêmica foi a do atacante David Trezeguet. Depois de sofrer com muitas lesões na última temporada, o centroavante desejava ficar mais um período no clube, e apesar de ter o apoio dos torcedores, ficou de fora dos planos do técnico Ramón Díaz.

Para a próxima temporada, Díaz deve investir pesado nos atletas das categorias de base do River, e isso vem ficando mais evidente nos treinamentos e amistosos. Os principais nomes são o zagueiro Alvarez Balanta, os meias Kranevitter e Tomás Martínez, e o atacante Andrada. Outros que devem ganhar mais oportunidades são o atacante Gio Simeone – filho do técnico Diego Simeone, do Atlético de Madrid, e o meia Augusto Solar.

A expectativa é que o técnico mantenha o time no 3-4-1-2, mesmo esquema tático utilizado nas primeiras rodadas do Torneo Fina. A provável equipe titular terá Barovero; Mercado, Román, Alvarez Balanta; Solari, Ledesma, Rojas e Ferreyra; Lanzini; Simeone e Andrada.

Assim como no encerramento do Torneo Final, Díaz pode escalar um “enganche”, que deve ser o jovem Lanzini, tendo como opção o experiente Jonathan Fabbro. Mas a maior preocupação do treinador está no ataque, setor em que a equipe perdeu diversos jogadores sem que nenhum reforço ainda tenha sido contratado.

Comentários

Projeto de jornalista, mineiro, 20 anos. Viu que não tinha muito futuro dentro das quatro linhas e resolveu trabalhar dando seus pitacos acompanhando tudo relacionado ao futebol, principalmente quando a pelota rola nas canchas dos nossos vizinhos sul-americanos. Admirador do "Toco y me voy" argentino, também escreve no Sudaca FC e tem Riquelme e Alex como maiores ídolos.