São Paulo x Corinthians – Recopa, 1º jogo

  • por Bráulio Silva
  • 7 Anos atrás

Quando o jogo é maior do que a competição.

RECOPA-DTAS-SITE

Não vamos muito longe. Poucos se lembram que no ano passado a Recopa Sul-Americana teve um time brasileiro como campeão. O Santos bateu os chilenos da Universidad de Chile e ganhou a Recopa pela primeira vez em sua história.

A Recopa é um torneio secundário organizado pela Conmebol. Poderia ter um valor festivo se fosse realizado antes das competições, como ocorre na Europa. Mas a decisão que terá início hoje soa como um prêmio de consolação, já que as equipes naufragaram durante a disputa da Libertadores da América.

Diga-se de passagem que um prêmio de consolação recheado de rivalidade. Aliás, isto é o que turbina o confronto de logo mais no Estádio do Morumbi: a rivalidade entre os times, que tornará o confronto maior até do que o troféu em questão. Durante a disputa dos campeonatos estaduais ou do Brasileirão, sempre dizem que os clássicos formam um torneio à parte. Então, quer algo melhor do que um clássico, por uma competição sul-americana e valendo troféu?

São Paulo e Corinthians iniciam hoje uma seqüência de clássicos que vai acirrar a rivalidade entre os paulistas. Além do jogo de hoje à noite, teremos ainda o jogo de volta que será realizado no dia 17 de julho, e também o confronto válido pelo Brasileirão, dia 31. 

Os times já se encontraram em 2013. No Paulistão em dois jogos, o Corinthians levou a melhor em ambos. Na primeira fase, venceu o Tricolor de virada, por 2×1. Jogo em que Jádson abriu o placar e o alvi-negro virou com gols de Danilo e Pato.

Na semifinal, um jogo amarrado, truncado, feio que terminou no empate sem gols. Na disputa de pênaltis, novamente o Corinthians levou a melhor, com Pato convertendo a cobrança decisiva.

Mesmo com todo o tempo do mundo para realizar os treinamentos, Ney Franco carrega para os vestiários uma dúvida. A mesma do começo da temporada. Ainda não definiu se joga com Aloísio reforçando o ataque ou com Paulo Henrique Ganso, que reforça o setor de criação da equipe. Dizem as más línguas que o técnico está com a cabeça a prêmio e uma conquista diante do rival acalmaria essa pressão que o treinador sofre de parte da diretoria.

Já o Corinthians terá sua primeira disputa sem Paulinho, que foi um dos destaques da seleção na Copa das Confederações e foi vendido para o Tottenham-ING. No jogo de hoje, o time também não terá o contundido Alessandro, além de Douglas, Renato Augusto e Pato, que ficarão como opções no banco de reservas.

ESCALAÇÕES

São Paulo – Rogério; Douglas, Lúcio, Tolói e Juan; Rodrigo Caio, Denílson, PH Ganso e Jádson; Osvaldo e Luis Fabiano.

Corinthians – Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Guilherme; Romarinho, Danilo e Emerson; Guerrero.

TRANSMISSÃO

Horário: 21:50
Canais: GLOBO (SP, RS, PR, DF, MS, MT, PE, BA, CE, RN, PB, SE, MA – exceto região de Balsas – e TO) e FX

Comentários

Paulistano, casado e com 33 anos. Apaixonado por futebol e pelo São Paulo FC. De memória privilegiada, adora relatar e debater fatos futebolísticos de outrora. Ex-estudante de jornalismo, hoje gerencia uma drogaria no município de Barueri, além de escrever para a Doentes por Futebol.