10 Anos de Abramovich no Chelsea

  • por Gregor Vasconcelos
  • 7 Anos atrás

Há uma década, Roman Abramovich faria uma das aquisições mais importantes do futebol mundial nos últimos anos. Esta aquisição mudaria por completo o rumo do Chelsea FC e do futebol europeu como um todo, que teria de compartilhar seu sucesso com um novo gigante do futebol.

Abramovich

Por Lucas Lourenço

No início de Julho de 2003, o bilionário russo de 37 anos pagou £140 milhões para adquirir o clube londrino, fundado em 1905. Segundo duas palavras, ele estava muito feliz em “concordar com este acordo para adquirir o que já é um dos clubes de topo na Europa.” A partir daí, o Chelsea se tornara o mais novo centro das atenções da já então rica Premier League, e abrira uma nova era de grandes aquisições bilionárias no futebol.

Antes disso, os blues já viviam uma fase de ascensão. Nos últimos 20 anos, Ken Bates transformou um time à beira da falência em uma das 5 principais forças da Premier League no século XXI. Provavelmente, sem esse crescimento vivenciado na década de 90, o Chelsea jamais chamaria a atenção do magnata russo que o adquirira em 2003.

O elenco blue já tinha nomes como Zola, Hasselbaink, Gullit, Di Matteo e Dennis Wise em sua história recente pré-Abramovich. Além disso, conquistou a FA Cup em 1997, a Carling Cup em 2001 e a Recopa Europeia em 1998 contra o poderoso Real Madrid.

roman-uefa_2393846b

Com todo o investimento, jogadores badalados chegaram, fortes e vitoriosos times foram formados, conquistas até então raras na história do clube surgiram. Junto a isso, as polêmicas foram inevitáveis. Abramovich diversas vezes foi acusado por crimes de lavagem de dinheiro, empréstimos fraudulentos e envolvimento na máfia russa. Apesar disso, a falta de provas fez com que Roman nunca fosse indiciado no Tribunal Internacional.

Abaixo, seguem as três partes do especial que a Doentes por Futebol montou sobre esta nova era do time:

Resumo das TemporadasAs melhores contratações As piores contraçõesOs jogos mais importantes

Chelsea

Toda arte foi realizada por Osmar Júnior

Comentários

Torcedor fanatico do Arsenal e do Flamengo, Gregor é fã de longa data da Premier League, acompanhando a liga avidamente há 10 temporadas. Formado em linguística inglesa pela universidade King's College em Londres, agora faz mestrado em linguistica e literatura na universidade de Zurich. Colunista da extinta revista "Doentes por Futebol", hoje é o editor de futebol inglês no site.