Alemanha e Paraguai irão realizar um amistoso nesta quarta feira, às 15h45 (horário de Brasília). O cotejo terá como palco o Fritz-Walter-Stadio, em Kaiserslautern (estado da Renânia-Palatinado).
Vivendo situações antagônicas, as duas seleções entrarão em campo com o que têm de melhor. O grande jogo realizado entre eles aconteceu na Copa do Mundo de 2002. Em partida válida pelas oitavas de final do Mundial, os sul-americanos deram muito trabalho para Ballack e companhia. Mas o gol de Neuville, aos 88 minutos, garantiu a classificação dos europeus para a fase seguinte.
Líder do grupo C das Eliminatórias Europeias com 16 pontos, a classificação para o Mundial de 2014 está praticamente encaminhada. O técnico Joachim Löw já possui uma base definida e espera extrair o máximo desses amistosos para tirar as dúvidas que ainda lhe restam.
Questionado quanto a não convocação de Kiessling, o técnico relatou que é apenas uma opção tática. Mas, para os analistas, o atacante do Bayer Leverkusen, artilheiro da última Bundesliga, merece uma oportunidade de mostrar o seu valor. Vamos aos convocados:
Goleiros: Manuel Neuer (Bayern de Munique) e Rene Adler (Hamburgo).
Defensores: Jerome Boateng (Bayern de Munique), Philipp Lahm (Bayern de Munique), Benedikt Höwedes (Schalke 04), Mats Hummels (Borussia Dortmund), Marcel Schmelzer (Borussia Dortmund), Marcell Jansen (Hamburgo) e Per Mertesacker (Arsenal).
Meio-campistas: Lars Bender (Bayer Leverkusen), Sven Bender (Borussia Dortmund), Ilkay Gundogan (Borussia Dortmund), Marco Reus (Borussia Dortmund), Sami Khedira (Real Madrid) e Mesut Ozil (Real Madrid).
Atacantes: Mario Gomez (Fiorentina), Miroslav Klose (Lazio), Thomas Müller (Bayern de Munique), Lukas Podolski (Arsenal) e Andre Schürlle (Chelsea).
DESFALQUES:
– Schweinsteiger: adquirindo a melhor forma física em razão da lesão que o afastou dos gramados.
– Toni Kroos: pediu dispensa para poder acompanhar o nascimento do filho.
– Mario Götze: Ainda se recupera da lesão sofrida em maio.
– Julian Draxler: Sofreu uma pancada na partida entre Schalke 04 (seu clube) e Hamburgo.
OBS: Os irmãos Lars e Sven Bender foram convocados.
Última colocada das Eliminatórias Sul-Americanas com apenas 8 pontos, a seleção paraguaia vive uma crise que parece não ter fim. A boa campanha na Copa de 2010 e o vice-campeonato na Copa América de 2011 ficaram para trás. Após a saída de Gerardo Martino, vários técnicos passaram e não deixaram legado algum.
Após tantas tentativas, a Confederação convidou Víctor Genes para treinar a equipe. Ex-jogador do Cerro Porteño, Víctor estava dirigindo o time sub-20 que disputou recentemente o Mundial da categoria. As chances de classificação para o Mundial de 2014 são mínimas.
Vamos aos convocados:
Goleiros: Justo Villar (Colo Colo-CHI) e Roberto Fernández (Cerro Porteño)
Defensores: Paulo Da Silva (Toluca-MEX), Pablo Aguilar (Tijuana-MEX), Lorenzo Melgarejo (Benfica-POR), Salustiano Candia (Olimpia), Miguel Samudio (Libertad) e Gustavo Gómez (Libertad)
Meio-campistas: Cristian Riveros (Grêmio), Víctor Ayala (Lanús-ARG), Richard Ortiz (Toluca-MEX), Jonathan Fabbro (River Plate-ARG), Osvaldo Martínez (América-MEX), Jorge Rojas (Benfica-POR), Wilson Pittoni (Olimpia) e Óscar Romero (Cerro Porteño)
Atacantes: Roque Santa Cruz (Málaga-ESP), Edgar Benítez (Toluca-MEX), Luis Neri Caballero (Samara-RUS), José Ariel Núñez (Osasuna-ESP) e Antonio Sanabria (Barcelona-ESP).
OBS: Antonio Sanabria é a grande promessa dos paraguaios. O Doentes por Futebol fez menção ao jogador após o Sul-americano Sub-17, em 2013. Veja aqui.