Aos 40, Davids está longe de se aposentar

  • por Levy Guimarães
  • 6 Anos atrás

Conhecido não só por ter sido um meia completo, aliando a criatividade à garra, como também por seu visual inconfundível, Edgar Davids foi um dos jogadores mais marcantes de sua geração. O holandês nascido no Suriname deixou seu nome na história do futebol após conquistar diversos títulos por Ajax e Juventus (1 Champions League, 1 Mundial Interclubes e 6 campeonatos nacionais, além de copas domésticas e outras taças europeias) e ter sido um dos destaques da brilhante geração holandesa dos anos 90/2000.

Foto: reprodução - Davids em ação pela seleção na Euro-2004, quando chegou às semifinais

Foto: reprodução – Davids em ação pela seleção na Euro-2004, quando chegou às semifinais

O que poucos sabem é que hoje, aos 40 anos, Davids ainda joga profissionalmente, apesar de já não atrair mais os holofotes como antigamente.

Dificuldade de parar

Os últimos anos da carreira do jogador têm sido marcados por um constante ocaso, mas sem perder o respeito e a admiração dos companheiros. Onze anos após ter deixado o Ajax rumo ao futebol italiano, Davids retornava ao clube que o revelou em 2007, no que pareciam ser as últimas temporadas da carreira. Apesar de não ter reconquistado o título da Eredivisie – terminou com a mesma pontuação do PSV, mas a 1 gol de desvantagem, mostrou um bom futebol e teve o seu grande momento na final da Copa da Holanda, quando na decisão por pênaltis, contra o AZ Alkmaar, converteu a penalidade que deu o título ao Ajax. Venceu, ainda, a Supercopa da Holanda, derrotando o PSV. Porém, ao final da temporada 2007/2008, anunciou que não renovaria o contrato com o clube.

Foto: reprodução - Em sua segunda passagem pelo Ajax, Davids voltou a ter boas atuações no futebol holandês, conquistando dois títulos

Foto: reprodução – Em sua segunda passagem pelo Ajax, Davids voltou a ter boas atuações no futebol holandês, conquistando dois títulos

O meia ficou parado até 2010 e, quando dava sinais de que não voltaria mais a jogar profissionalmente, assinou com o Crystal Palace, da 2ª divisão inglesa. A experiência durou pouco tempo, de agosto a novembro daquele ano. Ainda assim, afirmou ter sido “uma das grandes experiências de sua vida”.

Foto: Telegraph - Davids em sua segunda experiência no futebol inglês, três anos após ter deixado o Tottenham

Foto: Telegraph – Davids em sua segunda experiência no futebol inglês, três anos após ter deixado o Tottenham

Em 2011, assumiu o cargo de supervisor técnico do Ajax, substituindo Johan Cruyff. Mas a saudade de atuar nos gramados falou mais alto e, em 2012, retornou ao futebol inglês, dessa vez no modesto Barnet, à época na 4ª divisão. O diferencial é que dessa vez, Davids atuaria como jogador e auxiliar técnico e de graça, por livre e espontânea vontade. O convite veio devido à proximidade da residência do jogador com a sede do clube, no norte de Londres.

Os resultados do time londrino na temporada 2012/2013 não foram nada bons, com a equipe terminando na penúltima colocação e sendo rebaixada para a 5ª divisão. Mesmo assim, o holandês continua como jogador do clube e agora também como treinador principal. Apesar dos resultados, é admirado pelos dirigentes e ídolo da pequena torcida dos Bees, principalmente pela dedicação com a qual defende as cores do clube.

Foto: Getty Images - Os maus resultados não mancharam as boas atuações e a dedicação do meia, admirado por  todos no Barnet

Foto: Getty Images – Os maus resultados não mancharam as boas atuações e a dedicação do meia, admirado por todos no Barnet


Apoio ao futebol de rua

Em 2005, Davids adquiriu uma marca de produtos de futebol de rua, a MONTA. Além de apoiar a instituição, faz excursões anuais pelo mundo a fim de divulgar não só sua marca, como também a modalidade, defendendo a inserção de jovens carentes no esporte.

Dessa forma, vai dividindo o tempo entre a prolongada carreira de futebolista, a recém-iniciada de treinador e a curta, mas já bem-sucedida atuação como empresário.

Foto: at5.nl - Davids em campanha pela MONTA

Foto: at5.nl – Davids em campanha pela MONTA

Comentários

Estudante de Jornalismo e redator no Placar UOL Esporte, belo-horizontino, apaixonado por esportes e Doente por Futebol. Chega ao ponto de assistir a jogos dos campeonatos mais diversos e até de partidas bem antigas, de décadas atrás.