Liga dos Campeões da África 2013: surpresas na 2ª rodada.

  • por Rogério Bibiano
  • 5 Anos atrás

CAF_2_fan

No último final de semana, tivemos a segunda rodada pela fase de grupos da Liga dos Campeões da África 2013, principal interclubes do continente e que dará ao vencedor vaga no Mundial de Clubes da Fifa.

Se na primeira rodada a rede pouco balançou e tivemos jogos pautados pelo equilíbrio, esta rodada foi diferente, com 10 gols em 4 jogos, uma média de 2,5 gols/jogo. Além dos gols, tivemos algumas surpresas.

Grupo A

A.C. LÉOPARDS 1 X 0 ZAMALEK 

Invicto como mandante com 100% de aproveitamento, o A.C. Léopards recebeu, no domingo (4), o tradicional Zamalek. Com a bola rolando, um jogo truncado, com muitas faltas e os sistemas defensivos de ambas as equipes se sobressaindo. Aos 37 minutos do primeiro tempo, Ntela Kalema converteu penalidade bastante contestada pela equipe branca do Egito, pois a bola (que iria em direção ao gol), desviou no braço do zagueiro egípcio Mahmoud Fathalla, que já tinha cartão amarelo e no lance levou o segundo, sendo expulso. Na segunda etapa, mesmo com um jogador a menos, o Zamalek buscou o empate e praticamente acoou a equipe congolesa, que, em seu campo de defesa, ficou limitada aos contra-ataques. Aos 54 minutos, Ahmed Eid perdeu chance incrível, errando o gol junto à trave. No final do jogo, em uma das raras chegadas do A.C. Léopards, Arouna Drame, sozinho na área, cabeceou para fora, desperdiçando boa oportunidade, com o placar final de 1×0 para o A.C. Léopards.
[youtube id=”w4luNU13nbk” width=”620″ height=”360″]
AL-AHLY 0 X 3 ORLANDO PIRATES

Na paradísiaca El Gouna, o atual campeão continental, Al-Ahly, recebeu o também tradicional Orlando Pirates, num verdadeiro clássico desta Liga dos Campeões. Jogando em casa e sem o apoio de sua fanática torcida (jogo com portões fechados devido a incidentes no derby do Cairo, na primeira rodada), o Al-Ahly começou melhor no jogo. No entanto, foram os sul-africanos que saíram na frente, após ótima troca de passes da dupla Mbesuma – Ntshumayelo. O camisa 6 (Ntshumayelo) arrematou de esquerda na saída de Sherif Ekrami, abrindo o marcador para o Orlando Pirates. Atrás do placar, o Al-Ahly seguiu pressionando e, aos 37 minutos, teve a chance de empatar, mas Walid Soliman viu sua cobrança de pênalti parar nas mãos de Senzo Meyiwa (herói da classificação contra o TP Mazembe, quando pegou dois pênaltis no jogo). O Al-Ahly seguia pressionando, mas aos 45 minutos, o centroavante Abdul Zaher levou o segundo amarelo e foi expulso, praticamente definindo a sorte egípcia. Na segunda etapa, aos 73 minutos, o estabanado lateral-direito, Ahmed Fathy, cometeu pênalti em Daniel Klate. Andile Jali cobrou com perfeição, aumentando a vantagem dos Bucaneiros. O gol foi a ducha de água fria sobre os maiores campeões da África e, aos 76 minutos, Sifiso Myeni recebeu lançamento primoroso de Daniel Klate, driblou o goleiro Ekramy e tocou para o fundo do gol, marcando o terceiro gol do clube sul-africano, que ainda acertou uma bola na trave em arremate de Lennox Bacela. O placar final de 3×0 para o Orlando Pirates coloca a equipe na liderança do grupo A, com 4 pontos.
[youtube id=”V-H2Jli1wls” width=”620″ height=”360″]
Grupo B

SÉWÉ SPORT 3 X 1 RECREATIVO DO LIBOLO

No sábado (3), em Abidjan (onde o Séwé mandará seus jogos, pois em San Pedro o estádio é para apenas 5.000 torcedores), um duelo de equipes inexperientes na Liga dos Campeões. Melhor para os donos da casa, que começaram pressionando, mas encontraram no Recreativo do Libolo um adversário bem postado defensivamente. Até que, aos 24 minutos, Osmane Ouattara fez bela jogada pela esquerda e encontrou Kevin Zougoula que completou para o gol, abrindo o marcador. Aos 34 minutos, o ótimo ala-esquerda angolano Mussumari fez boa jogada e centrou para o cabo-verdiano Sidnei completar para as redes, empatando o jogo. No entanto, a equipe angolana não teve tempo para comemorar, pois aos 38 minutos Ocansey Mandela deu um passe primoroso para Kevin Zougoula, que completou para os gol sem chances para Landú. Apesar do gol, o Recreativo manteve a posse de bola, mas nos acréscimos do primeiro tempo, o árbitro marroquino Bouchaib El Ahrach marcou pênalti inexistente sobre o camaronês Kako Rostan. Kevin Zougoula, o nome do jogo, bateu, marcando seu terceiro gol na partida. Na segunda etapa, o Recreativo do Libolo tentou o ataque, obteve maior posse de bola, mas sem criatividade suficiente para mudar o placar, principalmente após a expulsão, aos 68 minutos, de Gabriel Agboké, por falta violenta. Com isto, o placar terminou 3×1 para o Séwé Sport, a grande surpresa da Liga dos Campeões 2013.

Rostan Rokou (4), disputa a bola com o goleiro angolano Landu. Séwé Sport e Recreativo do Libolo fizeram um bom jogo em Abidjan - foto: reprodução I abdjan.net

Kako Rostan (4), disputa a bola com o goleiro angolano Landu. Séwé Sport e Recreativo do Libolo fizeram um bom jogo em Abidjan – foto: reprodução – abdjan.net


ESPÉRANCE S.T. 2 X 0 COTON SPORT

Em Radès, com estádio vazio (por ordem das autoridades tunisianas), o Espérance S.T. reabilitou-se na competição, após a derrota em Calulo na primeira rodada. Favorita, a equipe tunisiana teve uma postura diferente da observada na estreia, buscando o ataque contra uma equipe totalmente defensiva. Na medida em que o gol não surgiu na primeira etapa, ficava nítido o cansaço tunisiano (bastante em função do Ramadã – mês sagrado no Islamismo, quando os seus adeptos devem praticar jejum, do nascer ao pôr do sol) e os camaroneses passaram a adotar uma postura mais ofensiva. Na segunda etapa, aos 61 minutos, em contra-ataque, Ousama Darragi deu ótimo lançamento para o argelino Youcef Belaili, que dominou na área, cortou um marcador e acertou o ângulo de Feudjou. O Coton Sport então foi em busca do empate, deixando sua defesa mais exposta e pressionando os tunisianos, que viviam exclusivamente do contra-ataque e num desses, já nos acréscimos, Karem Aouadhi recebeu lançamento e cruzou para Iheb Msakni acertar um potente chute no ângulo Feudjou. Com isso, o placar ficou 2×0 para a equipe tunisiana, que conquistou seus primeiros 3 pontos.
[youtube id=”T-EH9HzEu_w” width=”620″ height=”360″]
A Liga dos Campeões da África tem um jogo isolado no próximo sábado (10), pelo grupo B, quando o Coton Sport receberá a surpresa Séwé Sport, em jogo adiado da primeira rodada. E você já sabe, a melhor cobertura no Brasil da Liga dos Campeões da África é no Doentes por Futebol.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.