Liga dos Campeões da África – fase grupos/2ª rodada

  • por Rogério Bibiano
  • 6 Anos atrás

Foto: Reprodução | Arte DPF

Foto: Reprodução | Arte DPF

A segunda rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da África irá movimentar o continente africano neste final de semana. Após o fim da sanção imposta pela Fifa à Camarões, e com os clubes egípcios, à priori, mandando seus jogos no ressort de El Gouna (às margens do Mar Vermelho e distante 500 km do Cairo e cidades da região, onde ocorrem protestos de ordem político-religiosa), teremos enfim a rodada (segunda) completa.


Relembrando a Primeira Rodada

Há duas semanas, a fase de grupos da Liga dos Campeões da África iniciou-se com o empate sem gols entre Orlando Pirates e A.C. Léopards, em jogo válido pelo grupo A.

Atuando diante da sua fanática torcida no Orlando Stadium, tradicional estádio localizado em Soweto/Johannesburgo, os Bucaneiros, com um aproveitamento de 100% em casa e favoritos, foram surpreendidos com a atuação segura e muito bem disposta taticamente da equipe verde do Congo. Apesar da maior posse de bola (63% contra 37%), os sul-africanos não conseguiram criar oportunidades claras de gol e o empate foi um resultado justo para ambas as equipes.

Orlando Pirates e A.C. Léopards fizeram um jogo extremamente disputado. Empate foi muito comemorado pela equipe congolesa - foto: reprodução

Orlando Pirates e A.C. Léopards fizeram um jogo extremamente disputado. Empate foi muito comemorado pela equipe congolesa – foto: reprodução

No outro jogo do grupo A, tivemos o maior clássico da África: o Derby do Cairo. Disputado numa quarta-feira (24/07) e no pequeno El Gouna Stadium (devido a situação político-religiosa instável que tem dominado as ruas da capital Cairo). Assim como no outro jogo do grupo, o clássico terminou empatado, 1×1. O artilheiro da equipe branca, Ahmed Gaafar, abriu o marcador aos 8 minutos de jogo e o grande ídolo do Al-Ahly empatou em cobrança de pênalti aos 54 minutos, marcando seu 12º gol na história do derby (maior artilheiro do clássico). Veja os gols abaixo:
[youtube id=”NlAon0U_tEk” width=”620″ height=”360″]
Pelo grupo B, tivemos em Calulo (AGO) o Recreativo do Libolo recebendo os tunisianos do tradicional Espérance S.T. Jogo bastante disputado, com a equipe da casa tomando a iniciativa, mas esbarrando na ansiedade e no sólido sistema defensivo da equipe tunisiana, que buscou manter a posse de bola e explorar os contra-ataques. Aos 94 minutos, nos acréscimos, Aguinaldo fez de cabeça após escanteio, decretando o placar de 1×0 para o Recreativo e sendo responsável pelos primeiros 3 pontos da equipe angolana, que lidera o grupo. Veja o gol abaixo:
[youtube id=”6TsDLk_3v0Q” width=”620″ height=”360″]

Se preferir, assista ao jogo completo entre Recreativo do Libolo contra Espérance S.T.
[youtube id=”YyfHSu3HrEQ” width=”620″ height=”360″]

O outro jogo da chave pela primeira rodada seria entre Coton Sport de Garoua (CMR) e Séwé Sport (CIV). Este, está marcado para o dia 10 em função dos entraves burocráticos resultantes da suspensão (já anulada) da Federação Camaronesa de Futebol (Fecafoot),  junto à Fifa bem como seus filiados (neste caso, o Coton Sport).

A Segunda Rodada

Grupo A

04/08 – A.C. Léopards x Zamalek – Stade Denis Sassou Nguesso – Dolisie (CGO)

04/08 – Al-Ahly x Orlando Pirates – El Gouna Stadium – El Gouna (EGY)

Grupo B

03/08 – Séwé Sport x Recreativo do Libolo – Stade Robert Champroux – Abidjan (CIV)

03/08 – Espérance S.T. x Coton Sport – Stade Olympique de Radès – Radès (TUN)

Lembrando que os detalhes e a principal cobertura da Liga dos Campeões da África, no Brasil, você acompanha aqui, no Doentes por Futebol.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.