Os jovens do Liverpool

Daniel+Sturridge

Sturridge ainda não fez a torcida do Liverpool sentir falta de Luis Suárez (Foto: Theliverpoolword)

Não é preciso ser gênio em conhecimentos musicais para ter a convicção de que é extremamente difícil, ou impossível, que tenhamos novamente uma banda como The Beatles. O exercício é simples. Basta qualquer pessoa de bom gosto musical escutá-los por apenas alguns minutos para saber o quão improvável é ver surgir outra banda capaz de produzir um som daquele nível. Mas, ao contrário deste caso isolado, um outro “fenômeno”, também gerado em Liverpool e que rodou o Mundo nos últimos meses, foi muito fácil de ser visto e extremamente maçante de ser ouvido. Ficou até enjoativo. Tratou-se da novela Luis Suárez e Liverpool. Se o jogador iria sair do clube ou ficar. E parece que agora vai continuar em Anfield Road.

A permanência do atacante uruguaio é ótima notícia para o técnico Brendan Rodgers e toda a torcida dos Reds. Mas a qualidade do futebol que o Liverpool vem mostrando neste início de Premier League nos leva a crer que os Reds estão longe de precisar andar somente com as pernas de Suárez ou até mesmo só com as de Steven Gerrard, uma lenda viva em Anfield. Principalmente porque, além de jogadores como Lucas, Aspas e Luis Alberto, há o trio de jovens formado por Jordan Henderson, Daniel Sturridge e Philippe Coutinho, sendo que estes dois últimos têm sido fundamentais para o sucesso da equipe neste início de temporada.

Claro que ainda não sabemos se “os garotos do Liverpool” brilharão por vários anos da mesma forma que brilharam os Beatles, mas há alguns números que devemos analisar, principalmente com relação a Henderson, que, apesar de não ser a moça dos olhos em Anfield se comparado aos outros dois, quase nunca deixa de ser titular da equipe desde a temporada 2011/2012. Isso pode parecer pouco para alguns, mas é, sim, um fato a ser exaltado, principalmente por se tratar de uma equipe grande da Europa e que a todo momento visa melhorar cada setor do plantel.

– Sem Suárez, Sturridge vem mostrando como a banda deve tocar

Sem dúvida nenhuma, Daniel Sturridge é uma das principais peças que Brendan Rodgers tem no elenco. O atacante de 23 anos, ex-Chelsea, começou a Premier League 2013/2014 arrasador, fazendo os dois gols que deram aos Reds as duas primeiras vitórias na competição. Fora o tento assinalado no triunfo contra o Stoke City, Sturridge marcou um golaço diante do Aston Villa. O atacante recebeu a bola dentro da meia-lua, tirou o primeiro zagueiro com um drible sensacional e ainda deixou o goleiro Guzan na saudade antes de tocar para o gol.

Segundo números do site Transfermarkt, Sturridge anotou 11 gols e deu 5 assistências na Premier League 2012/2013 atuando por Chelsea (9 jogos) e Liverpool (15 jogos). Nesta edição do torneio, apesar de terem ocorrido apenas duas partidas, já provou que é um fazedor de gols e que sabe manter a agilidade e tranquilidade no momento decisivo de balançar as redes. E ele não morde zagueiro adversário, o que ajuda muito a não desfalcar a equipe por conta de suspensões. Luis Suáres, aliás, pode estar interferindo neste bom momento de Sturridge, já que por enquanto não pode jogar e assim evita qualquer tipo de pressão por posição que possa cair nas costas do atacante inglês.

297684_heroa

Philippe Coutinho dá mostras de que fará excelente temporada pelos Reds (Foto: Reprodução)

– Coutinho vem fazendo muito bem ‘a segunda voz’ em Anfield

Aos 21 anos, Philippe Coutinho tem tudo para arrebentar de vez nesta temporada pelo Liverpool. Estreou muito bem na Premier League contra o Stoke City, quando foi acionado a todo momento do jogo e conseguiu criar jogadas claras de gol tanto para os companheiros quanto para ele próprio finalizar. Mas o que mais evidencia que o brasileiro evoluirá a cada dia é que ele soube manter o mesmo bom nível que apresentou na segunda metade da temporada passada. E não deixar o rendimento cair significa que Coutinho está focado, confiante e se ambientando cada vez mais com a cidade de Liverpool. Há créditos para Lucas nesse quesito, que já deu entrevistas dizendo que sempre ajudou o meio-campista na Inglaterra.

Em números do Transfermarkt, Coutinho disputou 13 jogos pelos Reds na temporada passada, marcou três gols e contribuiu com sete assistências.

henderson-score_2888205

Henderson, de 23 anos, está entre os mais jovens do elenco do Liverpool (Foto: SkySports)

– Números comprovam importância de Henderson

Jordan Henderson pode não contar com a mesma categoria de Sturridge e Coutinho, mas o meio-campo inglês de 23 anos coleciona números que expressam sua ótima regularidade na equipe titular já há duas temporadas. E não deve ser diferente na atual.

De acordo com o portal Transfermarkt, Henderson disputou 37 dos 38 jogos da equipe na Premier League 2011/2012, sendo titular em 31 deles e entrando durante o jogo em seis oportunidades. Ficou no banco de reservas apenas uma vez. Está certo que anotou apenas dois gols e deu duas assistências, mas a estabilidade do jogador é fantástica.

Henderson viu seus números caírem na temporada passada, quando jogou “apenas” 30 jogos dos 38 da Premier League. Foram 16 como titular e 14 entrando no decorrer da partida. Mas os números de gols e assistências aumentaram: foram cinco bolas na rede e quatro passes para gol.

Na atual Premier League, Henderson jogou os dois jogos do Liverpool do começo ao fim e ainda não anotou gols e assistências, mas o fato é que o jovem de 23 anos, que fez um dos gols dos Reds na vitória por 4 a 2 diante do Notts County pela segunda rodada da Copa da Liga Inglesa, é importante na engrenagem da equipe comandada por Brendan Rodgers.

Comentários

Jornalista esportivo. Blogueiro na Gazeta Esportiva.com e colunista no Doentes por Futebol e Sportskeeda.com. E-mail: [email protected]