Pensando no futuro

  • por Victor Mendes Xavier
  • 8 Anos atrás
Vicente Del Bosque começa a preparar o terreno para os substitutos de Xavi na seleção espanhola (Marca)

Vicente Del Bosque começa a preparar o terreno para os substitutos de Xavi na seleção espanhola (Marca)

Vicente Del Bosque deu a conhecer nesta sexta-feira os 23 nomes da Espanha para o duelo contra o Equador, na próxima quarta-feira. Na teoria, não passa de mais uma “lista-teste” que ele costuma fazer na Data Fifa de agosto. No entanto, a aposta em cinco nomes dá um duplo sentido à lista: estaria Del Bosque pensando num plano B visando a Copa de 2014?

Há quase um mês, Isco, Thiago Alcântara, Koke, Iñigo Martínez e Tello foram campeões europeus sub-21. Eles foram os pilares de uma seleção que encantou e não teve tantas dificuldades para defender o título. Del Bosque os premiou com uma convocação à seleção principal. Como bem definiu o AS, uma “invasão sub-21”. É inimaginável pensar em um desses nomes aparecendo como titular no Mundial do Brasil; porém, eles são opções confiáveis a tentar mudar o rumo de um jogo no segundo tempo.

Atualmente, Xabi Alonso e Xavi vivem um declínio físico já esperado. O barcelonista fez em 2012-2013 sua temporada mais fraca tecnicamente desde 2008. Por sua vez, o madridista deu um gás final, tendo atuações destacáveis, mas o resultado de uma temporada mais intensa foi visto no final: com problemas físicos, uma pubalgia o impediu de disputar a Copa das Confederações. O Real Madrid, temendo o pior, foi buscar Illarramendi na Real Sociedad e manteve Modric, especulado no United, no elenco.

Del Bosque deve pensar da mesma forma. Especialmente ao confiar e elogiar à exaustão Thiago Alcântara e Isco, na teoria os substitutos da dupla na seleção (lembrem-se que Xavi, na Espanha, atua como terceiro homem de meio-campo, e não de segundo volante, como no Barcelona). Os dois melhores jogadores jovens do futebol espanhol também podem dar um estilo mais leve à Roja, que cadencia mais a posse de bola. A Espanha Sub-21, moldada em torno de Thiago e Isco, foi campeã europeia resgatando algo perdido na filosofia espanhola: a verticalidade, que o Barcelona de Guardiola (base da fúria) e a Espanha de Aragonés por tanto tempo utilizou e massacrou os adversários.

No sistema defensivo, o treinador sempre mostrou confiança no criticado Arbeloa. Entretanto, já acenou mais de uma vez com a possibilidade de deslocar Sergio Ramos à lateral e colocar alguém em seu lugar na zaga. Ele nunca tirou isso do papel, mas a convocação de Iñigo Martínez permite o teste. Hoje, Iñigo já deixou o rótulo de promessa de lado. O melhor zagueiro espanhol da última temporada possui qualidades para marcar época como titular da seleção nacional. Bom no jogo aéreo, seguro no mano-a-mano e com um bom arremate de fora da área, ele é um complemento a Piqué.

Dessa forma, o nome dos cinco sub-21 garantem não só qualidade ao elenco, como dá alternativas a uma seleção que tem se mostrado previsível nos últimos jogos. Além disso, é um claro sinal de Del Bosque, que começa a preparar o terreno pós-Copa, seja com ele no comando ou com um provável substituto.

A lista completa para o amistoso contra o Equador.
Goleiros: Iker Casillas (Real Madrid), José Manuel Reina (Napoli) e Víctor Valdés (Barcelona).
Defensores: Álvaro Arbeloa e Sergio Ramos (Real Madrid), Íñigo Martínez (Real Sociedad), Raúl Albiol (Napoli), César Azpilicueta (Chelsea), Jordi Alba (Barcelona).
Meio-campistas: Javier Martínez e Thiago Alcántara (Bayern de Munich), Koke Resurrección (Atlético de Madrid), Cesc Fábregas e Andrés Iniesta (Barcelona), Francisco Alarcón ‘Isco’ (Real Madrid), Santiago Cazorla (Arsenal), Jesús Navas e David Silva (Manchester City).
Atacantes: Álvaro Negredo (Manchester City), Fernando Llorente (Juventus) e Cristian Tello (Barcelona).

Comentários

Jornalista, carioca e apaixonado pela Liga Espanhola desde a época em que Rivaldo, Zidane, Figo e Raúl foram seus professores. Colaborou para o programa [email protected] da Rádio Globo São Paulo falando sobre o futebol do país das touradas. Repórter da Super Rádio Tupi.