Primeira fase da Sulamericana chega ao fim

  • por Osmar Júnior
  • 8 Anos atrás

Por Matheus Mandy

Nesta semana conhecemos os 16 classificados para a segunda fase da Copa Sulamericana 2013. Com os jogos divididos entre terça, quarta e quinta-feira, os considerados tradicionais avançaram, e dois países tiveram todos os seus quatro clubes eliminados, ficando assim, sem chances de levantar a taça: Bolívia e Peru.


Campeão em 2003, futebol peruano é eliminado precocemente

O primeiro país a dizer adeus foi o Peru. Campeão em 2003 com o Cienciano, o país teve seus três times eliminados. Jogando em casa, o Melgar-PER até derrotou o Desportivo Pasto-COL por 2×0, mas havia levado 3×0 fora, e assim dançou. Já o Inti Gas-PER, foi até Medellín e levou um sonoro 4×0 do Atlético Nacional-COL.

Na quarta, mais derrotas. O Sport Huancayo-PER visistou o Emelec-EQU e tomou 4×0, enquanto o Juan Aurich-PER, em casa, foi derrotado pelo Itagui Ditaires-COL, por 3×2.

Nem a altitude salva a Bolívia

Na terça, em Santiago, a Universidad de Chile precisava reverter a derrota de 3×1 que sofreu fora para o Real Potosí-BOL, e sem dificuldades, goleou por 5×0. Já no Uruguai, o Blooming-BOL, que havia perdido na ida por 1×0, não resistiu ao River Plate-URU e, sem poderio ofensivo, tomou 4×0.

Foto: Reprodução | Guarani-PAR elimina o Oriente Petrolero-BOL

Foto: Reprodução | Guarani-PAR elimina o Oriente Petrolero-BOL

Na quarta-feira, foi a vez do The Strongest-BOL ser eliminado. Os bolivianos contavam com a altitude e, depois de empatar fora de casa em 0x0 com o Nacional-PAR, ainda tinham esperanças. Porém, a equipe jogou mal, saiu atrás e até empatou em 1×1, mas foi eliminado devido aos gols fora de casa. Já na quinta, o Guaraní-PAR fez 4×1 e despachou o Oriente Petrolero-BOL.


Futebol chileno com 100% de aproveitamento

Com boa campanha nas Eliminatórias para a Copa 2014 e sempre indo bem na Libertadores, o futebol chileno dá mostras de que está forte. Além da Universidad de Chile, os outros três times também avançaram.

Foto: Reprodução | Universidad Católica-CHI elimina o Cerro Porteño-PAR

Foto: Reprodução | Universidad Católica-CHI elimina o Cerro Porteño-PAR

No confronto mais equilibrado, a Universidad Católica-CHI derrotou o Cerro Porteño-PAR, no Defensores del Chaco por 1×0 e conseguiu passar. Já o Colo-Colo-CHI não teve dificuldades para bater o modesto Tanque Sisley-URU por 2×0. Em outro confronto entre chilenos e uruguaios, uma zebra. Jogando em casa, o tradicional Peñarol-URU foi surpreendido e derrotado por 2×0 pelo Cobreloa-CHI, que avançou.

Foto: Reprodução | Cobreloa-CHI elimina o Peñarol-URU

Foto: Reprodução | Cobreloa-CHI elimina o Peñarol-URU

Outros classificados


Em Guayaquil, o Mineros-VEN surpreendeu o Barcelona-EQU e honrou o futebol venezuela. A equipe da terra de Hugo Chávez derrotou o vice-campeão da Libertadores de 1998 por 2×0 e avançou. Nos outros duelos Equador x Venezuela, a LDU de Loja-EQU empatou em 1×1 e eliminou o Deportivo Lara-VEN. E o Independiente José Terán-EQU fez 2×0 no Deportivo Anzoátegui-VEN.

Na Colômbia, o novato La Equidad-COL empatou sem gols com o Trujillanos-VEN, e, como na ida havia vencido fora de casa por 1X0, carimbou seu passaporte para a segunda fase. Fechando a primeira fase, no Paraguai, o Libertad eliminou o Montevideo Wanderes após um 0x0.

Confira como ficaram os agregados:

Cobreloa-CHI 2×0 Peñarol-URU
Real Potosí-BOL 3×6 Universidad de Chile-CHI
Guaraní-PAR 4×1 Oriente Petrolero-BOL
Tanque Sisley-URU 0x3 Colo Colo-CHI
Blooming-BOL 0x5 River-URU
Universidad Católica-CHI 2×1 Cerro Porteño-PAR
Nacional-PAR 1×1 The Strongest-BOL (Nacional passa pelos gols como visitante)
Inti Gas-PER 0x5 Atlético Nacional-COL
Independiente José Terán-EQU 2×0 Deportivo Anzoátegui-VEN
Itaguí Ditaires-COL 6×2 Juan Aurich-PER
Sport Huancayio-PER 1×7 Emelec-EQU
Deportivo Pasto-COL 3×2 Melgar-PER
Trujillanos-VEN 0x1 La Equidad-COL
LDU Loja-EQU 3×1 Deportivo Lara-VEN
Barcelona-EQU x Mineros-VEN
Montevideo Wanderes-URU x Libertad-PAR

Confrontos da Segunda Fase
Zona Mista
Universidad Católica-CHI x Emelec-EQU
Colo Colo-CHI x Deportivo Pasto-COL
River-URU x Itaguí Ditaires-COL
Universidad de Chile-CHI x Independiente José Terán-EQU
Guaraní-PAR x Atlético Nacional-COL
Cobreloa-CHI x La Equidad-COL
Nacional-PAR x LDU Loja
Mineros-VEN x Libertad-PAR

Zona Brasileira
Sport-PE x Náutico-PE
Portuguesa-SP x Bahia-BA
Vitória-BA x Coritiba-PR
Criciúma-SC x Ponte Preta-SP

Zona Argentina
San Lorenzo x River Plate
Belgrano x Vélez Sarsfield
Racing x Lanús

Comentários

Nascido e residente em Araxá/MG. Apaixonado por esportes em geral, dedica boa parte de seu tempo acompanhando futebol. Tem um carinho todo especial por histórias de equipes alternativas e times de divisões inferiores. Nas horas vagas, relaxa praticando mountain bike.