3 de janeiro de 2013. No primeiro dia de temporada, o Corinthians impressionou e anunciou a contratação de Alexandre Pato. O namoro vinha acontecendo desde o fim de 2012, e se concretizou na primeira semana do novo ano. Foram gastos 15 milhões de euros, o que deu um pouco mais de 40 milhões de reais. Após nove meses de clube, e ainda sem ter uma vaga no time titular, Pato marcou 15 gols em 45 partidas. Ou seja, cada gol seu custou 1 milhão de euros.
Podemos sim levar em conta que destes 45 jogos, Pato saiu do banco em 22. Muito por conta dele, mas também muito por conta de Tite, que nunca conseguiu encaixar o atacante e Paolo Guerrero juntos no onze inicial. Mas também temos que levar em conta que Pato sim, está devendo. O futebol mostrado em campo é o aquele mesmo preguiçoso das últimas temporadas de Milan, e não o do começo da carreira.
O texto abaixo faz apenas um exercício de imaginação. Com 40 milhões de reais, quem o Corinthians poderia ter contratado? Não, não vamos levar em conta o fato de adaptação de jogadores, se os mesmos aceitariam jogar no Brasil e tudo mais. Não, é claro que não achamos que um dinamarquês teria aceitado jogar no Brasil ao invés de ir para o Tottenham. Apenas vamos ver alguns jogadores valiosos e que custaram (muito) menos que o menino de Pato Branco.
GOLEIROS
Mignolet – Considerado o melhor goleiro da Premier League nesse início de temporada, o Liverpool contratou o goleiro belga por pouco mais de 30 milhões de reais.
Pepe Reina – O arqueiro foi emprestado pelos Reds ao Napoli, que pagou pouco mais de 1 milhão de euros pelo espanhol.
LATERAIS
Carvajal – Contratado pelo Real Madrid junto ao Bayer Leverkusen, a revelação de 21 anos custou 18 milhões de reais.
Maicon – Agora de voltà a seleção, o brasileiro trocou o Manchester City pela Roma por valor não revelado, mas com certeza abaixo do valor de Pato.
ZAGUEIROS
Alderweireld – O zagueiro belga custou aos cofres do Atletico de Madrid metade do valor do corinthiano.
Demichelis – O argentino trocou o Atletico de Madrid pelo Manchester City por apenas 5 milhões de euros.
VOLANTES
Fernando – Por 11 milhões de euros, o volante da seleção trocou o Grêmio pelo Shakhtar Donetsk.
Capoue – Pelos mesmos 11 milhões de euros, o Tottenham trouxe o francês Capoue, do Tolulouse.
MEIAS
Eriksen – Surpreendentemente, o dinamarquês custou ao Tottenham apenas 13,5 milhões de euros.
Prince-Boateng – Vendido pelo Milan ao Schalke por 11 milhões de euros.
Sneijder – Anunciado pelo Galatasaray duas semanas depois de Pato pelo Corinthians, o carrasco holandês custou 7,5 milhões de euros.
ATACANTES
Tevez – Sonho de muitos corinthianos, o ídolo argentino se transferiu para a Juventus por pouco mais de 10 milhões de euros.
Villa – O goleador espanhol foi especulado em muitos clubes, mas parou no Atletico de Madrid por 6 milhões de euros.
Aubameyang – O jogador de Gabão, destaque do Borussia nesse começo de temporada, chegou ao clube alemão por 13 milhões de euros.
Ljajic – O novo reforço da Roma custou aos cofrer italianos cerca de 11 milhões de euros, podendo chegar a 13 dependendo do desempenho.
Scocco – Por menos de 15 milhões de reais, o argentino trocou o Newell’s Old Boys pelo Internacional, onde ainda não se firmou.