“Famílias” Africanas no Futebol

  • por Henrique Souza
  • 7 Anos atrás
"Famílias" Africanas se destacam no futebol mundial.

“Famílias” Africanas se destacam no futebol mundial.

Cissé, Touré, Keita. Nomes famosos de jogadores africanos. Mas você já parou pra pensar quantos “Cissés” ou “Keitas” existem no mundo do futebol? Embora alguns desses realmente façam parte da mesma família, outros atletas não tem nada em comum a não ser o seu sobrenome. Apresentamos abaixo algumas das “famílias” mais famosas e seus mais ilustres representantes:

“Família Keita”

Foto: Reprodução - Seydou Keita foi vitorioso no Barcelona.

Foto: Reprodução – Seydou Keita foi vitorioso no Barcelona.

Sobrenome de origem africana, “Keita” aparece em jogadores de diversos países: Senegal, Costa do Marfim, Mali, Guiné e outras nações africanas. Há ainda um Keita norueguês. Entre os futebolistas de maior fama com esse nome, vale citar o marfinense Kader Keita, com passagens por Lille, Lyon, Galatasaray e atualmente no Al-Sadd; e o malinês Seydou Keita, ex-Sevilla e Barcelona (onde venceu duas Ligas dos Campeões e três Campeonatos Espanhóis). Também merece destaque o malinês Salif Keita, já aposentado, como ex-jogador de Saint-Étienne, Olympique Marseille, Valencia e Sporting Lisboa, um dos primeiros africanos a se aventurar na Europa.

“Família Traoré”

Foto: Reprodução - Hoje na MLS, Djimi Traoré foi vitorioso no Liverpool.

Foto: Reprodução – Hoje na MLS, Djimi Traoré foi campeão europeu pelo Liverpool.

Também com ocorrências em várias nações, o sobrenome de origem malinesa “Traoré” tem representantes na Costa do Marfim, França, Dinamarca, Suécia, entre outros países. Os mais conhecidos são os malineses Bakaye Traoré (ex-Milan) e Djimi Traoré (ex-Liverpool, Monaco e Olympique Marseille); o marfinense Lacina Traoré, jogador do Anzhi; e o francês Armand Traoré, com passagens por Arsenal e Juventus, atualmente no Queens Park Rangers.

“Família Touré”

Foto: Reprodução - Yaya Touré é estrela no Manchester City.

Foto: Reprodução – Yaya Touré é estrela no Manchester City.

Com raízes africanas, o sobrenome “Touré” é normalmente masculino. Embora com “membros” no Togo, França, Libéria e diferentes nações, os mais famosos representantes são parentes consanguíneos. Os mais bem-sucedidos são os marfinenses Kolo Touré, que jogou em Arsenal, Manchester City e hoje atua no Liverpool; e seu irmão Yaya Touré, ex-Monaco, Barcelona e hoje atleta do Manchester City. Os dois ainda têm um irmão mais novo, Ibrahim Touré, jogador do Al-Nasr.

“Família Cissé”

Foto: Reprodução - Djibril Cissé disputou duas Copas do Mundo pela França.

Foto: Reprodução – Djibril Cissé disputou duas Copas do Mundo pela França.

Nome bastante comum no oeste da África, outra “família” espalhada pelo mundo são os “Cissés”, que contam com jogadores da Costa do Marfim, Senegal, Mali, França e outros. Seus “membros” mais ilustres incluem Djibril Cissé, presente em duas Copas do Mundo com a França, com passagens por Liverpool, Olympique Marseille, Panatinaikos e hoje no Kuban; e Papiss Cissé, senegalês ex-Freiburg e atualmente no Newcastle.

“Família Diarra”

Foto: Reprodução - Mahamadou Diarra fez sucesso no futebol francês pelo Lyon.

Foto: Reprodução – Mahamadou Diarra fez sucesso no futebol francês pelo Lyon.

Comum no oeste da África e na França, o nome “Diarra” tem representantes em Senegal, Mali, França, Costa do Marfim e outros países. Os mais famosos “Diarras” espalhados pelo mundo do futebol são Mahamadou Diarra, malinês que já atuou por Lyon, Real Madrid e Monaco, atualmente sem clube; os franceses Lassana Diarra, ex-Chelsea, Arsenal e Real Madrid, hoje no Anzhi; e Alou Diarra, ex-Lyon, Olympique Marseille e Bordeaux, hoje atleta do West Ham.

Comentários

Doente por futebol desde que se conhece por gente. Formado em Educação Física e estudante de jornalismo. Apaixonado por jogos e times clássicos. Considera Zidane, Ronaldo, Romário e Messi os maiores que viu jogar.