Premier League está órfã de artilheiros ingleses

Antes de entrarmos no assunto da escassez de artilheiros de origem inglesa na Premier League, é pertinente relembrarmos alguns pontos negativos que vêm ameaçando o futebol na Inglaterra.

rvpget_2393536b

O holandês Robin van Persie foi artilheiro das duas últimas temporadas da PL (Foto: Getty Images)

“Ter poucos jogadores ingleses em nosso torneio nacional enfraquece a seleção”. Esta precisa análise é de Rio Ferdinand, zagueiro do Manchester United e aposentado da seleção inglesa. O veterano defensor, aliás, só dá bola dentro quando se aventura nos comentários acerca do momento preocupante que vive o futebol inglês. “Analisem o jogo entre Manchester City e Newcastle. Havia poucos atletas locais em campo (*três ingleses, apenas). É uma desgraça”, disparou o beque, que é a favor de um limite máximo de atletas estrangeiros atuando em campos britânicos.

A rigor, quase sempre um problema vem acompanhado de outro. E, para Rio Ferdinand, o outro empecilho é a falta de uma característica própria de jogo que acompanhe todas as seleções de base até chegar à principal. Vale ressaltar que o zagueiro dos Red Devils não foi o único a reclamar do atual cenário do futebol inglês. Jamie Carragher, ex-zagueiro do Liverpool, também já se manifestou contra o alto número de estrangeiros jogando no país, fato que, segundo ele, atrapalha na formação das equipes de base da Inglaterra.

Para piorar, os Three Lions passam por um processo de renovação sob o comando do técnico Roy Hodgson. Sem conquistar uma Copa do Mundo desde 1966 e depois de ter passado em branco em todas as edições de Eurocopa, a Inglaterra terá de superar essas difíceis barreiras se quiser conquistar títulos novamente, algo que a geração dos últimos 20 anos, com Terry, Beckham, Ferdinand, Paul Scholes, Gary Neville, Michael Owen, etc, não conseguiu. E por mais perfeito que seja o trabalho de reestruturação do English Team, é complicado imaginar um resultado totalmente satisfatório em um curto espaço de tempo.

2014795645

Kevin Phillips, pelo Sunderland, na temporada 99/00, foi o último inglês a ser artilheiro da PL (Foto: Reprodução)

Estrangeiros dominam artilharia da Premier League

Desde a fundação da competição, em 1992, a Premier League pôde desfrutar de artilheiros ingleses somente nas oito primeiras temporadas. Kevin Phillips, na edição de 1999/2000, foi o último inglês a terminar o campeonato como goleador máximo, após marcar 30 gols pelo Sunderland. De lá para cá, holandeses, franceses, marfinense, português, búlgaro e argentino lideraram a tabela de artilheiros.

Somando os gols dos artilheiros de cada temporada, 385 foram assinalados por estrangeiros e 248 foram marcados por ingleses. É uma diferença numérica que valoriza ainda mais as críticas feitas por Rio Ferdinand e Jamie Carragher.

Veja todos os artilheiros da Premier League desde a temporada 1992/1993

ArtilheirosPL.

Todos os artilheiros da Premier League desde a primeira temporada, 1992/1993

* – Informação do ESPN.com.br

Comentários

Jornalista esportivo. Blogueiro na Gazeta Esportiva.com e colunista no Doentes por Futebol e Sportskeeda.com. E-mail: [email protected]