Adnan Januzaj – A jóia do United

  • por Thiago Menezes
  • 6 Anos atrás

Texto de Diogo Borges

Como você já deve ter percebido, as notícias de futebol na Europa giram em torno deste nome: Adnan Januzaj. Além da negociação com o Manchester United para renovar o contrato do garoto, já aparecem clubes interessados em tirá-lo dos Red Devils. E quase meia dúzia de seleções querem pegar o garoto. Que moral, hein? Mas afinal, quem é Januzaj?

Januzaj - A nova jóia do Manchester United

Januzaj – A nova jóia do Manchester United

O jogador nasceu em Bruxelas em 1995 e é filho de pais de origem kosovar-albanesa. Aos 10 anos o garoto entrou para o Anderlecht, da Bélgica. Um talento precoce e raro, que chegou ao United em março 2011 por cerca de 300 mil euros. Logo ao chegar ao Sub-18 do Manchester United, o jovem belga-kosovar-albanês sofreu uma grave lesão que interrompeu o seu primeiro ano. Ele voltou mais forte e não demorou muito para estar jogando regularmente no sub-21.

Sir Alex Ferguson, fã de Januzaj, disse no início do ano ao site do Manchester United que “Adnan é um grande jogador, tem um lindo equilíbrio e apenas 18 anos. Precisa crescer um pouco, mas tem um bom equilíbrio, boa aceleração e é extremamente técnico”. Deu-lhe o número 44 e o colocou no banco apenas no seu no jogo de despedida da Premier League, contra o West Bromwich. Àquela altura quase todos que olharam o banco de reservas desconheciam o garoto. Essa foi a última cartada do ex-treinador: Januzaj foi logo lançado na pré-temporada, já com David Moyes.

O novo treinador tem experiência no trabalho com jovens talentos. Não podemos esquecer que foi ele quem descobriu Wayne Rooney. E também podemos adicionar Jack Rodwell (hoje no City) e Ross Barkley a seu curriculum. Sem falar no trabalho com Fellaini.

Apesar de só ter jogado a última partida, Januzaj estava no elenco campeão da temporada 12/13

Apesar de só ter jogado a última partida, Januzaj estava no elenco campeão da temporada 12/13

Em sua “estreia” no time principal pelos jogos da pré-temporada, Januzaj já foi motivo de conversa e esperança entre os torcedores do United. O que chama a atenção no jogo do belga é seu toque e controle de bola. A bola grudada no pé e os dribles curtos lembram o estilo de Messi, guardadas devidas proporções. Fora a personalidade do garoto de 18 anos que já chegou se destacando entre os profissionais e da ótima visão de jogo. Já na pré-temporada foi eleito o melhor em campo no jogo contra o Kitchee, de Hong Kong. Foi nessa partida que Januzaj marcou seu primeiro gol como profissional do United.

É canhoto, o que pode ser uma arma muito boa para a equipe que veem passando por dificuldades na ponta esquerda. Foi por isso, aliás, que Adnan foi deslocado para este lado: pelo time reserva, costuma ser o camisa 10 armador da equipe, posição que pertence a Wayne Rooney. Com contrato até 2014, o jovem pode, a partir de janeiro, assinar com outras equipes e sair em julho, sem retorno financeiro ao Manchester. Isso, aliado aos dois gols na estreia como titular pela Premier League, agitou o mercado.

[youtube id=”kheuCyPYK1c” width=”620″ height=”360″]

O agente do jogador disse que vários clubes estão interessados, entre eles Manchester City, Real Madrid, Bayen de Munique, Chelsea e Barcelona. O United terá que agir rapidamente para não perdê-lo, como aconteceu com Paul Pogba, hoje na Juventus. Notícias do clube já informam que a renovação está em andamento e tudo indica que Januzaj deverá ficar no clube inglês. O próprio jogador já falou de seu desejo de permanecer como jogador do United.

E qual seleção ficará com a sensação do momento? Bélgica, Albânia, Kosovo (que não disputa torneios oficiais), Turquia, Sérvia e Inglaterra são opções possíveis. Ao que tudo indica, Adnan tem vontade mesmo de defender Kosovo, país de origem de seus pais, mas que não é plenamente reconhecido por outras nações e pela Fifa.

Ao contrário da situação em relação ao clube pelo qual Januzaj jogará pelos próximos anos, a questão da seleção ainda está indefinida. É certo que, pelas notícias fora de campo ou pelo futebol, o nome do belga-kosovar-albanês vai seguir em destaque por algum tempo.

Comentários

Morador do Rio de Janeiro, designer, torcedor do Manchester United e Flamengo, faz parte da editoria de arte da "Doentes por Futebol". Fã incondicional de Lionel Messi, e ainda de Zinedine Zidane, David Beckham, Dejan Petkovic e Ronaldo.