Bayer Leverkusen x Bayern de Munique – prova dos 9

  • por Raniery Medeiros
  • 8 Anos atrás

bunds

Que jogaço a 8ª rodada do Campeonato Alemão nos proporcionará. A melhor defesa (Bayern de Munique) contra o 3º melhor ataque (Leverkusen). Separados na tabela por apenas um ponto, a partida pode ser vulgarmente chamada de ‘jogo de 6 pontos’. Vejam a classificação abaixo.

buli
Bayer Leverkusen

Cotado como favorito ao título antes mesmo do início da temporada, a equipe tenta acabar com o estigma do ‘quase’. O bom começo de Bundesliga nos faz crer na força dos comandados de Sami Hyypiä. O treinador vem diversificando o esquema tático (4-3-3, 4-3-2-1, 4-1-4-1) e coloca a sua equipe para jogar em velocidade. Prova disso são os 17 gols anotados em sete (7) partidas, perdendo apenas para o Hoffenheim (18 gols) e  Borussia Dortmund, melhor ataque do torneio com 21 gols.

O duelo pode e deve ser encarado como o divisor de águas para a equipe. Por quê? Se realmente desejam atestar que possuem ‘bala na agulha’, vencer o todo poderoso Bayern de Munique é a prova que falta para sentenciar a caminhada rumo ao inédito título. Com a 3ª colocação na tabela, vencer significa entrar de vez na briga e ultrapassar os Bávaros na pontuação geral.

A força do time está no conjunto, na compactação da defesa sem a bola e na obediência tática. Mas ao dissecarmos friamente o Leverkusen, não restarão dúvidas de que o ataque formado por Sam, Son e Kiessling é, sim, a válvula que faz girar os Löwen (Leões). Juntos, anotaram 11 dos 17 gols do time. Cinco gols para Sam e Kiessling e 1 anotado pelo sul-coreano.

Foto: Sports1 - Sam, Kiessling e Son formam o trio ofensivo

Foto: Sports1 – Sam, Kiessling e Son formam o trio ofensivo

Um dos problemas de Hyypiä está na defesa. Longe de ser considerada fraca, tem média de 1 gol sofrido por partida. Logo, é preciso redobrar as atenções contra o poderoso ataque do Munique. Vale ressaltar que o Leverkusen foi a única equipe que venceu o Bayern na temporada passada. Mesmo atuando fora dos seus domínios, surpreenderam e anotaram 2×1 no placar. Clique aqui para rever esses gols.

As reminiscências do tri-vice (Bundesliga, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões) em 2001/2002 ainda circundam a BayArena. Eis a oportunidade de engrenar e mostrar que 2013/2014 pode ser diferente.

Bayern de Munique

Líder ao lado do Borussia Dortmund, os comandados de Pep Guardiola sabem que irão encontrar dificuldades em Leverkusen. O treinador, que ainda recebe críticas em função do esquema que vem adotando na equipe, parece estar bem tranquilo quanto à evolução dos seus comandados. Se o ataque ainda não emplacou de vez na competição, a defesa é a menos vazada.

O 4-1-4-1 de Guardiola sofre alterações mediante os adversários que serão enfrentados. Já pudemos ver Lahm de lateral, líbero e meia. Alaba vem tendo ainda mais liberdade para fazer as suas jogadas de ultrapassagem pela esquerda. O time que por vezes cadencia a bola, não perdeu a força no contra-ataque. Basta olhar os lances da partida contra o Manchester City para comprovar tal fato. Ou, melhor ainda, os 4×0 contra o Schalke, em Gelsenkirchen.

Foto: Bundesliga.com - Lahm é o homem de confiança de Pep Guardiola

Foto: Bundesliga.com – Lahm é o homem de confiança de Pep Guardiola

Para vencer o Bayer é preciso jogar em velocidade e com paciência. Foi assim que os bávaros vingaram a derrota na Allianz Arena em 2012/2013. Robben e Ribéry são os caras mais agudos do time e precisam ser municiados por Kroos e Schweinsteiger. As jogadas estão acontecendo, mas nem sempre resultam em gols. Adversários como Eintracht Frankfurt e Wolfsburg, que montaram duas linhas com quatro jogadores, complicam a vida de qualquer time.

Outra dúvida que só será respondida minutos antes da partida: ‘falso 9’ ou 9 de ofício? O adversário de sábado não permite que Müller circule tão facilmente pela zona morta do campo. Logo, Mandžukić, artilheiro do time na Bundesliga com quatro gols, é uma boa pedida.

Não restam dúvidas que presenciaremos uma excelente partida. Será a prova dos 9 para o Leverkusen enfatizar sua candidatura ao título e a oportunidade do Bayern deixar mais um forte concorrente para trás.

Último confronto:

Histórico do Confronto: 70 partidas; 41 vitórias Bayern de Munique; 13 empates e 16 vitórias Bayer Leverkusen.

Prováveis escalações:  (site oficial da bundesliga)

escalações

OU

escalações 2

Comentários