Botafogo (PB) na final da Série D

  • por Raniery Medeiros
  • 7 Anos atrás

bota

O Botafogo está em festa. Calma, não estamos malucos. Sabemos que o clube do Rio de Janeiro atravessa um momento conturbado. No entanto, o Botafogo que vem dando alegrias ao seu torcedor é o de João Pessoa (Paraíba). O “Belo”, como é carinhosamente chamado, garantiu vaga na final do Campeonato Brasileiro da Série D.

Pouco investimento, mídia quase zero e comendo pelas beiradas: o clube superou obstáculo por cima de obstáculo. Sabemos que não existe glamour na série D, mas, para um time do Nordeste, que não aparece para o grande público, é um grande feito chegar à final de um campeonato brasileiro.

As coisas não foram obtidas facilmente. Começo cambaleante no grupo A4 e a incerteza de voos altos deram a impressão de que a equipe sequer passaria de fase. No entanto, após a vitória contra o CSA fora de casa, os paraibanos ganharam confiança e engrenaram ótima fase. Primeiro lugar do grupo garantido e classificação assegurada para as Oitavas de Final.

Campanha: Primeira Fase – Grupo A4

Juazeirense 1×1 Botafogo
Botafogo 1×1 Sergipe
CSA 0x1 Botafogo
Botafogo 2×0 Vitória da Conquista
Vitória da Conquista 1×0 Botafogo
Botafogo 2×0 CSA
Sergipe 2×3 Botafogo
Botafogo 4×2 Juazeirense

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

OITAVAS DE FINAL

Nessa fase, ocorreram dois jogos emocionantes contra o Central (PE). Na ida, fora de casa, derrota por 3×1. O clima esquentou para a partida decisiva: precisando de 2×0 para garantir vaga na próxima fase, o Botinha conseguiu abrir tal vantagem com 30 minutos de partida. No entanto, o zagueiro Ítalo diminuiu o placar para os Pernambucanos. Tendo que jogar para frente e colocando muita pressão, fez 2×1. Após cobrança de falta de Pio, o zagueiro uruguaio Mario Larramendi fez 3×1 e levou o jogo para os pênaltis. Com aproveitamento de 100% e contando com o erro de Andrezinho, venceu por 5×3 e obteve vaga nas quartas de final.

VÍDEO: TV BELO



QUARTAS DE FINAL

O confronto não valia apenas uma simples vaga nas semifinais, quem vencesse, estaria automaticamente classificado para a série C. Foi sem muitas dificuldades que o Belo venceu as duas partidas contra o Tiradentes (CE) e festejou sua vaga para disputar a terceira divisão em 2014. Os placares? 2×1 em casa e 1×0 fora dos seus domínios.




SEMIFINAL

Pronto! O desejo era o de disputar uma final de Brasileirão. Pela frente, o Salgueiro (PE), uma das boas equipes do Nordeste em 2013. A classificação foi praticamente decidida na primeira partida, fora de casa. Ao vencer por 2×1, com gols de Doda e Izaías, o Tricolor do Contorno jogou mais tranquilo em casa.

Mesmo sob forte pressão dos Pernambucanos no primeiro tempo, o Botinha teve calma para chegar aos 2×0. Ferreira e Izaías foram os autores dos gols da vitória. O Botafogo é o primeiro clube paraibano a chegar a uma Final do Campeonato Brasileiro. Agora é esperar por Tupi ou Juventude, que fazem a outra semifinal, e preparar uma grande festa para os heróis de João Pessoa.

Comentários